Buscar

ATIVIDADE PROCESSO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PARCIAL PROCESSO DO TRABALHO
ALUNA Bianca Cristine Selva Pimentel
1) O que se entende por nulidades?
R: Nulidade é o vício ou defeito dos atos processuais 
2) Quais são os princípios das nulidades? 
R: 1. Princípio do Prejuízo ou da transcendência; 2. Princípio da convalidação ou preclusão; 3. Princípio da Economia processual; 4. Princípio do interesse; 5. Principio da Utilidade.
3) Diferencie ato nulo, ato anulável e ato inexistente. 
R: Ato nulo é aquele que embora reúna os elementos necessários à sua existência, viola a lei; Ato anulável é aquele que que poderá ser anulado caso não cumpra um dos requisitos para o processo como por exemplo incapacidade de uma das partes; Ato inexistente é aquele que não reúne as exigências necessárias a sua formação.
4) Qual o momento para arguir a nulidade? Apresente o fundamento legal. 
R: No primeiro momento em que a parte se manifestar nos autos ou em audiência. “Art 795 – As nulidades não serão declarados senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las a primeira vez em que tiver que falar em audiência ou nos autos.”
5) A nulidade somente será declarada quando o ato viciado acarretar manifesto prejuízo as partes? Explique e apresente o fundamento legal. 
R: Sim, caso a parte comprove que o ato trará prejuízos. “Art 794 – Nos processos sujeitos a apreciação da Justiça do Trabalho só haverá nulidade quando resultar dos atos imaginados manifesto prejuízo as partes litigantes.
6) A nulidade absoluta poderá ser declarada de ofício pelo juiz da causa? Explique e apresente o fundamento legal. 
R: Sim, o juiz poderá se declarar incompetente para julgar o caso. “Art 795, parágrafo 2 – O juiz ou Tribunal que se julgar incompetente determinará, na mesma ocasião, que se faça remessa do processo, com urgência, a autoridade competente, fundamentando sua decisão.
7) A declaração de nulidade somente afetará os atos posteriores e que dele sejam dependentes ou consequentes? Explique e apresente o fundamento legal. 
R: Sim. “ Art 798 – A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam consequência.”
8) A nulidade somente será declarada mediante provocação das partes, devendo estas argui-las na primeira oportunidade que puderem falar nos processo? Explique e apresente o fundamento legal. 
R: Sim, a nulidade deve ser declarada no início do processo. “ Art 795 – As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las a primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos.”
9) Ao declarar a nulidade do ato deverá o juiz explicitar quais são os atos atingidos pela declaração? Explique e apresente o fundamento legal.
R: Sim, cabe ao juiz fundamentar os motivos que levaram a nulidade. “ Art 797 – O juiz ou Tribunal que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estendem.”

Continue navegando