Buscar

Introdução do trabalho em grupo

Prévia do material em texto

Introdução
O presente trabalho apresenta o fordismo e sua revolução no mercado industrial. Com a Segunda Revolução industrial no final do século XIX, aumentou-se a produção de mercadorias e indústrias pelo mundo. E para dar conta dessa demanda Frederick Taylor, o primeiro a desenvolver um mecanismo que conciliava o trabalhador ao tempo da máquina, criou um sistema baseado na movimentação dos trabalhadores, com isso havia menos gasto exagerado e mais produtividade.
“O Taylorismo é um sistema de gestão do trabalho baseado em diversas técnicas para o aproveitamento ótimo da mão de obra contratada. Foi desenvolvido no início do século XIX, a partir de estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos fabris.”
(Bezerra, J. 2019)
Contudo na metade do século XX, Henry Ford criou o Fordismo. Baseado nas idéias de Taylor, Henry adaptou sua linha de produção para a indústria de automóvel. O fordismo é um modo de produção em massa, onde ele tinha como objetivo reduzir o tempo de produção e da chegada do produto, diminuir os gastos com menos peças em estoques e aumentar a produtividade da mercadoria. As principais características desta linha de produção são: a especialização da mão de obra, a esteira de produção, padronização e a produção em massa. Estas características constituíam o fordismo, elas fizeram com que revolucionasse a fábrica de automóveis, muitas empresas nos dias atuais usam algumas delas. 
Henry Ford foi o criador da Ford Motor Company, ele aos seus 16 anos decide seguir com sua vida sozinho para se tornar aprendiz de operador de máquinas. Aos 20 anos trabalhando na Edison Illuminating Company ele se torna o principal engenheiro de Detroit. Em 1903 cria a Ford Motor Company e a partir daí se torna um revolucionário da linha de produção de automóveis.
Referências
Bezerra. J. Fordismo. Site TodaMatéria. 2019. 
https://www.todamateria.com.br/fordismo/ Acesso em 06/06/2020, às 17h.
Bezerra, J. Taylorismo. Site TodaMatéria. 2019. https://www.todamateria.com.br/taylorismo/ Acesso em 06/06/2020, às 18h.
Curado, A. Fordismo - o que é, origem, contexto histórico, características, decadência. Site Conhecimento Científico. 2019. https://conhecimentocientifico.r7.com/fordismo/ Acesso em 06/06/2020, às 17h45.
Matias, A. Fordismo. Site Brasil Escola. https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fordismo.htm. Acesso em 06/06/2020, às 17h20.
Reis, T. Fordismo e o seu legado nos meios de produção. Site Suno. 2018. https://www.sunoresearch.com.br/artigos/fordismo/ Acesso em 06/06/2020, às 17h55.

Continue navegando