Buscar

PCC DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DISCIPLINA:FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO(EEL0038)
CURSO:Pedagogia
TUTOR(a): Márcia Alves
ALUNA: Eleinne Justino Cabral
MATRICULA:202002439921
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR(PCC)
TEMA:DESIGUALDADE SOCIAL
DESIGUALDADE SOCIAL
A Desigualdade Social no Brasil, já é um problema sistêmico com aspectos extremamentes nocivos para toda a sociedade que foi fundamentada e estruturada em torno da separação de classes.
A pobreza é um problema enfrentado em todo o mundo,mas com grande predominância em países não desenvolvidos o que gera, automaticamente a Desigualdade Social.
Vivo em um bairro considerado de classe media da Zona Norte, do Rio de janeiro, chamado Irajá,com um pouco mais de 100.000 pessoas onde nele existem também zonas carentes e áreas de comunidades.
Temos aqui a historica igreja Nossa Senhora da Apresentaçao,considerada a igreja mais antiga do Rio de Janeiro com origem em 1613 feita em estilo barroco.
Irajá foi uma importante regiao de produção agrícola e grandes instalações de polos industriais,porem com a desindustrialização na decada de 70,o bairro acabou ficando esquecido pelos governantes o que acabou culminando na violência do lugar.
Cultura em Irajá
Temos uma grande biblioteca por aqui,com vasta oferta de livros para os moradores utlizarem.Em Vista Alegre temos a lona cultural João Bosco criada em 1999 e dirigida pelo Movimento de Integração Cultural(MIC).
Em Irajá,vivem diversas famílias com realidades diferentes.
Famílias que vivem em casos de vulnerabilidade econômica não possuem acesso fácil a Educação, Saneamento básico e Saúde que são principais ideais de um bom IDH(Índice de Desenvolvimento Humano).
Assegurando os direitos civis de seus cidadãos a lei estabelece que:São direitos sociais a educação,a saúde,o trabalho e a moradia,o lazer,a segurança,a previdência social,a proteção a maternidade e a infância,a assistência aos desamparados,nos termos da Costituição Federal".(
Irajá, é um bairro típico do Rio de janeiro, com deficiências na saúde pública e principalmente na segurança.Uma região com muitos relatos de violência, assaltos e outros mais.
A violencia no bairro Irajá
“Já fui diversas vezes assaltado em Iraja,sou nascido e criado aqui,o bairro já foi mais tranquilo,hoje penso em me mudar."Relato do morador Jorge H.
Como está a Educação na rede publica de ensino do bairro? Segundo relato de moradores,a educação pública está sendo transmitida com pouco suporte e conteúdo dentro do ensino remoto para os alunos, muitos não possuem internet e os pais de alunos estão buscando alternativas para facilitar o aprendizado de seus filhos como por exemplo,pagar por uma explicadora.
Esses moradores se sentem desassistidos e excluídos pelo poder público, pois já conviviam com problemas relacionados a violência, saneamento básico e saúde pública.
“O desafio está sendo muito grande",diz a moradora Angélica Anderson.
A Educação na rede privada de ensino
Segundo relatos de pais de alunos o ensino remoto está funcionando de forma adequada para seus filhos.As escolas estão dando todo o suporte para o aprendizado e as crianças estão se desenvolvendo bem na medida do possível.
Podemos perceber aqui, que a educação de qualidade tem grande valor na vida de um cidadão.
Uma criança precisa ser respeitada e assistida de forma continua com ofertas de ensino de qualidade esses são direitos básicos de todos os cidadãos, assim poderíamos minimizar ou até mesmo eliminar as desigualdades sociais no Brasil.
Precisamos de mais políticas públicas voltadas para a Educação com um engajamento maior dos Estados e Municípios facilitando o acesso dos estudantes as escolas,o aprendizado de forma ampla, valorizando o educador que é uma peça fundamental nesse processo de ensino e aprendizagem.
Referencia Bibliográfica:Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.

Continue navegando