Buscar

GESTÃO INTEGRADA DE RH Teste de Conhecimento Aula 8 2020

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO INTEGRADA DE RH – Teste de Conhecimento – Aula 8 – 2020
		1.
		Como afirma Lacombe (2005, p. 145) ¿um dos fatores que mais desmotiva um profissional é considerar-se injustiçado em sua remuneração¿, uma vez que irá prejudicar o seu desempenho na organização e o bem-estar psicológico das pessoas. Dessa forma aponte quais os objetivos da administração de cargos e salários. 
	
	
	
	Avaliar o desempenho
	
	
	Promover o treinamento dos funcionários 
	
	
	Desenvolver os melhores funcionários
	
	
	Selecionar os melhores candidatos
	
	
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados
	
Explicação: 
Dentre os desafios do subsistema de Cargos e Salários, podemos destacar: permitir maior equidade interna, reconhecer performance dos colaboradores, servir como forma de atração e retenção de profissionais no mrcado de trabalho, recompensar funcionários pelo trabalho realizado, gerar maior competitividade organizacional pelo pacote atrativo de remuneração.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para Luz (2008) a administração de cargos e salários corresponde a combinação de diferentes formas de recompensa que busca equilibrar os objetivos da organização com o comportamento dos profissionais. As alternativas abaixo, mostram alguns dos objetivos dos cargos e salários. Assinale a alternativa que não faz parte desses objetivos. 
	
	
	
	Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados. 
	
	
	Recompensar os funcionários que apresentem um baixo desempenhos. 
	
	
	Atrair candidatos aos empregos. 
	
	
	Reter os funcionários. 
	
	
	Mobilizar ou comprometer os funcionários para que eles alcancem determinados resultados esperados pela empresa.
	
Explicação: 
Para Luz (2008) a administração de cargos e salários corresponde a combinação de diferentes formas de recompensa que busca equilibrar os objetivos da organização com o comportamento dos profissionais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Para se construir um Plano de Cargos e Salários é necessário conhecimento suficiente para seguir um roteiro que exige o cumprimento de várias etapas. Por exemplo, na etapa de Análise de Cargos uma das tarefas que não pode deixar de ser elaborada é:
	
	
	
	Levantar informações sobre as tarefas dos cargos.
	
	
	Relatar o que o ocupante do cargo faz, como faz e porque faz.
	
	
	Descrição dos objetivos e das tarefas dos cargos.
	
	
	Descrever o cargo de forma resumida e detalhada. 
	
	
	Indicar os requisitos exigidos dos ocupantes dos cargos.
	
Explicação: 
Na etapa de Análise de Cargos uma das tarefas que não pode deixar de ser elaborada é: Levantar informações sobre as tarefas dos cargos.
As tarefas (i) Descrição dos objetivos e das tarefas dos cargos; (ii) Indicar os requisitos exigidos dos ocupantes dos cargos; (iii) Relatar o que o ocupante do cargo faz, como faz e porque faz e (iv) Descrever o cargo de forma resumida e detalhada são tarefas que devem ser realizadas na etapa de Descrição dos Cargos.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O roteiro para elaboração de um plano de cargos e salários segue alguns critérios que implicam determinadas atividades em etapas distintas. Quando se estabelece uma tabela salarial que servirá de instrumento para os profissionais da Administração de Salários e a partir de onde serão estudados os possíveis aumentos salariais, estamos nos referindo a que etapa na definição de um plano de cargos e salários?
	
	
	
	Política salarial
	
	
	Diretrizes salariais
	
	
	Administração de salários
	
	
	Pesquisa salarial
	
	
	Estrutura salarial
	
Explicação: 
Conforme a web aula a Estrutura salarial é uma tabela salarial montada a partir das informações colhidas na pesquisa salarial, que servirá de instrumento de trabalho para os profissionais da Administração de Cargos, e é por meio dela que serão estudados os aumentos salariais a serem concedidos aos funcionários de uma empresa.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Existem nove etapas que estruturam o plano de cargos e salários. A primeira etapa é referente à Política Salarial e a última é Administração dos Salários. Algumas etapas intermediárias são:
	
	
	
	análise de cargos / descrição de cargos / pesquisa salarial /classificação de cargos .
	
	
	remuneração variável / avaliação de desempenho / análise de cargos / pesquisa salarial.
	
	
	análise de cargos / descrição de cargos / remuneração variável / pesquisa salarial . 
	
	
	avaliação de desempenho / análise de cargos / descrição de cargos / pesquisa salarial .
	
	
	avaliação de desempenho / avaliação de potencial / descrição de cargos / pesquisa.
	
Explicação: 
Dentre as etapas constantes no plano de cargos e salários, podemos destacar:  
Política salarial - posicionamento salarial da empresa no mercado/ análise de cargos - levantamento de informações das atividades inerentes a determinado cargo na empresa/ descrição de cargos - descrição dos objetivos e tarefas que compôem determindao cargo/ avaliação de cargo - processo de hierarquização dos cargos, avaliando a importância dos mesmos/ classificação dos cargos - consiste em alocar os cargos em suas respectivas classes salariais/  pesquisa salarial - valor dos salários praticados no mercado de acordo com os cargos.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São objetivos da Administração de Cargos e Salários: I- Atrair candidatos aos empregos; II - Reter os funcionários; III - Recompensar os funcionários pelos trabalhos prestados; IV - Incentivar desempenhos. Estão corretas as afirmativas:
	
	
	
	I, II, III e IV
	
	
	Apenas a II
	
	
	Apenas a III
	
	
	Apenas a IV
	
	
	Apenas a I
	
Explicação: 
Todas as afirmativas estão corretas, pois os principais objetivos da Administração de Cargos e Salários em uma organização, estão voltados à: atração e retenção de profissionais talentosos, recompensa pelos serviços prestados, incentivo ao desempenho, recompensa ao desempenho excepcional.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A respeito da Descrição e Análise de Cargos (Chiavenato, Gestão de Pessoas, 1999, p. 176, 177) assinale qual a alternativa correta:
	
	
	
	O cargo é o título honorífico que atesta o conjunto de obrigações de um indivíduo dentro de uma organização hierárquica. O nome deveria sumarizar o conjunto de atribuições (funções) e responsabilidades (tarefas) pelos quais a organização aloca e utiliza seus colaboradores
	
	
	Dentro da lógica do que deveria ser uma organização, os cargos não deveriam ser intencionalmente desenhados dentro de uma certa racionalidade, pois objetivam a eficiência e a eficácia da organização. A estrutura na qual os cargos estão contidos deveria ser condicionada pelo organograma.
	
	
	Um cargo é mais do que apenas uma unidade da organização visto que consiste em um grupo de deveres e responsabilidades que o torna indistinto dos outros cargos. Portanto o cargo generaliza as atribuições no desenho da organização e fornece condições para geri-lo adequadamente.
	
	
	Ao montar a descrição dos cargos é necessário um diagnóstico mais geral do que a organização necessita neste cargo em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que se possa desempenhá-lo adequadamente. A este diagnóstico dá-se o nome de análise de cargos. Desta forma, analisar um cargo significa generalizar o que o cargo exige do seu ocupante.
	
	
	O formato mais comum de uma descrição de cargo inclui: o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas, as principais responsabilidades do cargo, o valor do salário relativo ao cargo, as relações de comunicação do cargo com outros cargos, a posição hierárquica, e os aspectos extrínsecos ao cargo dentro da empresa.
	
Explicação: 
Analisando as proposições:
1 - A descrição do cargo deve ser específica em relação as atividades desempenhadas pelo funcionário. Não pode ser genérica.
2 - A descrição de cargo objetiva distinguir um cargo do outro e especificar suas atribuições
3 - Resposta correta
4 - A descrição de cargo não deve incluir o salário. Essa informação deve constar
na tabela de cargos e salários, até porque, um mesmo cargo, pode ter níveis diferentes, o que irá gerar possibilidades distintas de salário.
5 - Não há como gerar um organograma, se os cargos não forem desenhados de forma estruturada
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considerando os estudos dos subsistemas de Recursos Humanos e seus principais objetivos, identifique entre as opções abaixo aquela que corresponde a atividade de preservação de pessoas.
	
	
	
	Salários e pesquisa de salários.
	
	
	Integração inicial de recém-admitidos.
	
	
	Colocação e recolocação interna de pessoas.
	
	
	Educação continuada.
	
	
	Seleção.
	
Explicação: 
Dentre os subsistemas de Recursos Humanos, o setor de Cargos e Salários é o setor que tem entre seus principais objetivos a tarefa de criar mecanismos de atração e retenção de talentos, ou seja, preservação de pessoas. Assim, a alternativa correta é: Salários e pesquisa de salários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando