Buscar

Políticas Educacionais prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Políticas Educacionais (PED99)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:454441) ( peso.:4,00)
	Prova:
	14672140
	Nota da Prova:
	7,55
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Relativo à estrutura organizacional, encontramos neste espaço outro fator de grande necessidade para que o ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficiente. É a organização do processo de ensino-aprendizagem. Esta organização delineia todas as possibilidades de alcance dos objetivos educacionais propostos pelos profissionais da escola. Disserte sobre a organização do processo de ensino-aprendizagem e sua finalidade.
	Resposta Esperada:
Nesta organização estão envolvidos todos os segmentos do corpo docente da escola. São eles professores, coordenação pedagógica, gestores. Estas figuras são responsáveis pelas questões relativas ao pedagógico, à construção do currículo da escola, à organização de planos, metodologias, distribuição dos alunos nas turmas, horários, conselhos de classe, avaliação.
Todos estes elementos e outros mais são essenciais para ocorrer um ensino-aprendizagem de qualidade.
Ao realizar estes movimentos, é imprescindível que seja apresentado a todos os demais colegas, pois não se constrói uma educação de qualidade sem a dialogicidade, a troca de informações de ideias entre seus pares.
Podemos ainda perceber que, se construirmos uma organização plena de ensino e aprendizagem, estaremos influenciando a relação entre escola e comunidade, pois os alunos chegam em casa e contam a seus pais, e estes buscam aproximar-se da escola e verificar de maneira agradável ou não o que ocorre neste espaço, por isso a necessidade de organização de ensino e aprendizagem coerente e ético.
	2.
	No artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases, encontramos as incumbências dos professores com o ensino. Com isso podemos perceber que ser professor não é ser mero coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem. Disserte sobre as responsabilidades do professor no processo educacional.
	Resposta Esperada:
Ser professor é participar ativamente das elaborações de documentos e reuniões que ocorrem na escola.  Buscar com seus colegas de profissão ideias para a elaboração da proposta pedagógica da escola. Cumprir com seus deveres, como efetivação do plano de trabalho, buscar novas formas de apresentar suas aulas cuidando da aprendizagem dos alunos. Realizar recuperações de estudo de maneira prática e atraente aos alunos que possuem menor rendimento, ministrar suas aulas de maneira competente, participar de todas as atividades realizadas pela escola, como planejamento, avaliações, atividades culturais, entre outros. Buscar sempre o diálogo entre os profissionais da escola, comunidade e alunos. Tudo isso é necessário para que se tenha um processo educativo mais dinâmico e eficaz.
Parte inferior do formulário

Outros materiais