A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Unidade 2 Sistemas Estruturais em Aço, Madeira e Concreto 4

Pré-visualização | Página 1 de 1

Parte superior do formulário
SISTEMAS ESTRUTURAIS UNIDADE 4
1 - Em que século o ferro fundido começou a ser utilizado na construção?
.
e. XVIII. 
2 - Como identificamos se um material é ou não resistente?
e. Por cálculos e por observação (testes). 
3 - Alguns tipos de lajes, como lajes mistas com vigas pré-moldadas, lajes em elementos pré-fabricados de concreto, lajes com fôrmas metálicas, entre outras, buscando uma perfeita compatibilidade com as estruturas metálicas, são as mais indicadas para edifícios construídos com esse tipo de estrutura. As principais características dessas lajes são:
b. São extremamente leves e apresentam fácil manuseio dos painéis metálicos; dispensam a utilização de fôrmas; rapidez e facilidade de colocação, com o mínimo emprego de mão de obra 
4 - O campo de aplicação das técnicas da pré-moldagem é amplo e, no âmbito da construção civil, abrange edificações, construções pesadas e diversas outras obras civis. Esse processo construtivo pode tirar proveito das seguintes características:
e. Havendo produção em série, existe a possibilidade de grande reutilização das fôrmas; aumento da qualidade dos elementos por meio do controle constante na fabricação; e redução de materiais empregados, levando à diminuição do peso total do edifício. 
5 - Por que o aço se tornou um material tão utilizado no Brasil na última década?
Escolha uma:
.
b. Por ser resistente à corrosão atmosférica e porque se revelou como um material que possibilita muitas soluções construtivas. 
6 - Basicamente, o processo tilt up consiste na técnica de produzir elementos em concreto armado na posição horizontal e posteriormente içá-los para a posição vertical definitiva. As principais vantagens desse sistema são:
Escolha uma:
b. Rapidez quando autoportantes, pela ausência de vigas e pilares e pelas fundações simplificadas; segurança, por serem moldados no nível do piso, eliminando formas verticais; e conforto térmico e acústico. 
7 - Dentre as principais vantagens do sistema de construção metálica, podem-se citar:
d. Flexibilidade, pois a estrutura metálica é especialmente indicada nos casos em que há necessidade de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios; compatibilidade com outros materiais, pois o sistema construtivo em aço é compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal; e liberdade no projeto de arquitetura, pois a tecnologia do aço permite aos arquitetos ampla liberdade para criar, o que pode resultar na elaboração de projetos arrojados e de expressão arquitetônica marcante. 
e
8 - Quais perfis de barra são indicados para construções que exigem maior resistência A FLEXÃO?
I - Barra em forma de I
II - Barra em forma de L
III - Barra redonda
IV - Barra quadrada
V - Barra em forma de U
Escolha uma:
a. I - III.
b. I - IV.
c. I - V.
d. III - V.
e. II - V. 
9 - Qual a deformação mais provável em um pilar metálico, esbelto e sujeito a compressão?
Escolha uma:
a. Flambagem.
b. Deslocamento.
c. Cisalhamento
d. Tensão.
e. Torção. 
10 - Nos painéis sanduíche, as placas de argamassa ou de concreto podem ser ligadas por conectores de diversos tipos. Quais são as funções desses conectores?
c. Os conectores podem ser de concreto, aço ou plástico. Se o painel for pré-moldado e posteriormente serrado em tamanhos-padrão, os conectores devem ser capazes de resistir às tensões criadas entre as placas durante o corte dos painéis. Também servem para transferir as ações do vento de uma placa para a outra. Em painéis com composição total, os conectores devem proporcionar resistência do conjunto à flexão e ao cisalhamento. 
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.