Buscar

DIREITO EMPRESARIAL E DO CONSUMIDOR 3

Prévia do material em texto

Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O Código do Consumidor traz o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção dos interesses econômicos como resultado a ser alcançado na melhor forma de empreender a defesa do consumidor. Com relação a esta demanda, encontramos nos princípios uma de suas referências. Na análise desses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Uma das formas de equiparação do consumidor aos produtores e prestadores de serviços, no tocante às relações estabelecidas, dá-se pela informação e educação do consumidor.
(    ) O princípio da qualidade está vinculado à solução rápida de conflitos e a um atendimento destinado ao consumidor de forma ágil e eficiente.
(    ) As entidades de defesa do consumidor federais, estaduais e municipais encontram-se integradas no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.
(    ) Os Procons estão identificados com os órgãos federais de defesa do consumidor, e têm suas atribuições descritas no Código de Defesa do Consumidor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.CORRETA
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	Quando da constituição das sociedades, temos a consolidação no contrato social da responsabilidade dos sócios na constituição desta "empresa". Desta forma, encontramos no Direito Empresarial a identificação dos sócios quando relacionados à sua responsabilidade diante desta sociedade. Com relação a esta responsabilidade, analise as sentenças a seguir:
I- A sociedade limitada determina que, não sendo suficiente o patrimônio da sociedade para quitação dos credores, será utilizado o patrimônio particular do sócio.
II- A existência de parte da sociedade com sócios de responsabilidade limitada e parte dos sócios de responsabilidade ilimitada classifica a sociedade como mista.
III- A sociedade anômima é reconhecida como sociedade limitada, em que seus sócios respondem até o seu capital social integralizado na sociedade.
IV- Reconhecemos na sociedade comandita por ações uma das sociedades constituídas como limitadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.CORRETA
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	3.
	Determinados órgãos e mecanismos de defesa do consumidor, reconhecidos na esfera federal, estadual e municipal, são responsáveis pela tutela administrativa das relações consumeristas. Para coibir as práticas abusivas cometidas pelos fornecedores no mercado de consumo, a Tutela Administrativa compreende algumas sanções. Sobre quais são elas, analise as opções a seguir:
I- Sanções pecuniárias.
II- Sanções restritivas de direitos.
III- Sanções administrativas.
IV- Sanções subjetivas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e II estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.CORRETA
	4.
	A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial. Neste ramo do direito, encontramos descritos os conceitos que fazem referência à atividade empresária, dentre eles o de empresário de sociedade empresária e outros importantes para seu desenvolvimento e execução. Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
(    ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
(    ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
(    ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.CORRETA
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	O Código de Defesa do Consumidor tem como pressuposto proteger todos aqueles envolvidos nas práticas comerciais. A ideologia trazida neste texto jurídico é a de defender os envolvidos de eventuais abusos. Dentre as práticas comerciais reconhecidas, temos a oferta e a publicidade. Sobre as práticas comerciais, analise as sentenças a seguir:
I- No momento do uso da prática comercial da publicidade, o fornecedor deve informar situações verdadeiras e reais, pois deverá cumprir com todas as descrições do produto ou serviço divulgadas.
II- Esconder parcialmente alguma informação ou divulgar falsa informação caracteriza a situação de publicidade abusiva.
III- Quando o consumidor é levado a cometer um erro na aquisição de produto ou contratação de serviço por falta de informação, temos a prática da publicidade abusiva.
IV- A publicidade que incentiva a violência, que explora as questões de superstição e desrespeita valores ambientais é reconhecida como publicidade enganosa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.CORRETA
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Maria obteve panfleto de um determinado estabelecimento comercial no qual anunciava a venda de um televisor por R$ 500,00 (quinhentos reais). Ao se dirigir à loja, o vendedor lhe informou que houve um equívoco na digitação do valor, e que o televisor custava, na verdade, R$ 900,00 (novecentos reais). Maria, indignada, dirigiu-se ao Procon de sua cidade, a fim de obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Partindo dessa narrativa e levando em consideração os direitos básicos do consumidor, analise as seguintes sentenças:
I- Maria terá o direito de comprar o televisor pelo preço anunciado, pois está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor.
II- Como fora um equívoco de digitação, e não fora causado pela loja, Maria não poderá exigir o preço anunciado no panfleto.
III- O consumidor é protegido contra a publicidade enganosa e abusiva aplicada no fornecimento de produtos e serviços.
IV- O consumidor só pode exigir seus direitos em casos em que sua segurança está colocada em risco.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.CORRETA
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Somos rotineiramente envolvidos pelas relações consumeristas. Utilizamos serviços ou adquirimos produtos. Tomemos, por exemplo, a situação hipotética da compra de um micro-ondas. Compramos o micro-ondas, pagamos por ele, levamos à nossa casa e, no primeiro momento em que o utilizamos, ele simplesmente não funciona. Deduzimos inicialmente que estamos diante de um defeito de fabricação. Com relação aos produtos que apresentam defeitos de fabricação, temos algumas situações de proteção elencadas no código consumerista. Com base nessa situação descrita, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O fornecedor pode providenciar o conserto do micro-ondas e tem, para fazer esta operação, o prazo de 30 dias.
(    ) O prazo de 30 dias para o reparo do micro-ondas pode ser prorrogado pelo mesmo período, desde que você, consumidor, o autorize.
(    ) Não havendo possibilidade do reparo do micro-ondas, após o prazo de 30 dias, você, consumidor, deve receber outro micro-ondas em perfeitas condições da mesma espécie.
(    ) Se o fornecedor não tiver um micro-ondas igual ao que você, consumidor, comprou, deve lhe entregaroutro de melhor qualidade e você não precisará pagar a mais por isso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.CORRETA
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	8.
	Na ocorrência de práticas abusivas, enganosas ou outras efetuadas pelos fornecedores que venham a determinar prejuízo aos consumidores, faz-se possível a aplicação de sanções administrativas regularmente previstas no Código de Defesa do Consumidor. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reconhecemos as sanções pecuniárias pela imposição da cassação da licença do estabelecimento ou atividade.
(    ) A proibição de fabricação ou suspensão do fornecimento de produtos está tipificada como sanção administrativa.
(    ) A pena de multa, que é uma sanção pecuniária, é determinada de acordo com a gravidade da infração cometida e da possibilidade econômica do fornecedor.
(    ) A interdição parcial ou total de um estabelecimento e a imposição de contrapropaganda estão inseridas no contexto das sanções subjetivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.CORRETA
	9.
	As relações empresariais são organizadas observando as descrições contidas no Direito Empresarial, para que todas as atividades sejam consideradas legais. Neste ramo do direito também são descritas as situações que caracterizam e que envolvem a figura do empresário. Sobre a figura do empresário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A execução de serviços literários, artísticos e intelectuais, incluídos neste os profissionais liberais, comporta a característica do exercício de atividade empresária.
	 b)
	A produção de bens, fornecimento de serviços para atender aos consumidores, que resultam em geração de riqueza, é uma das características que identificam o empresário.CORRETA
	 c)
	A caracterização do empresário independe da execução contínua e pessoal da atividade com fins lucrativos, basta sua condição de atendimento às necessidades do mercado.
	 d)
	Considera-se empresário aquele indivíduo que organiza a execução de atividades e de pessoas que têm por finalidade a prestação de serviços sem fins lucrativos.
	10.
	A Organização das Nações Unidas reconheceu os direitos básicos do consumidor, estes aplicáveis no mundo todo. Dentre eles, temos o direito à informação, à segurança, à escolha, à indenização, entre outros aplicáveis às relações de consumo. Sobre os direitos básicos consagrados pela ONU, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A garantia contra produtos nocivos à vida existentes no mercado de consumo está prevista no direito à escolha feita pelo consumidor.
(    ) Garantir que o consumidor não acesse serviços que possam atingir sua saúde está descrito no direito à segurança.
(    ) Conhecer as informações indispensáveis sobre serviços disponíveis no mercado de consumo está previsto no direito à informação.
(    ) A reparação em dinheiro por dano causado por produtos ou serviços viciados ou com defeito está previsto no direito à indenização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.CORRETA
	 d)
	V - F - V - F.
	11.
	(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamento das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. 
FONTE: Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 26 jul. 2015.
Com relação a esse tema e à luz da legislação pertinente, assinale a alternativa correta:
	 a)
	As empresas de pequeno porte e as microempresas não podem ser beneficiadas pelo instituto da recuperação judicial, visto que o intuito do legislador ao normatizar a recuperação judicial foi auxiliar as atividades de médio e grande porte financeiro-econômico que mais interferem na economia do país.
	 b)
	Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.
	 c)
	A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.CORRETA
	 d)
	A decisão de rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
	12.
	(ENADE, 2015) Prezado(a) Cliente do Banco X, 
Temos uma novidade que vai aumentar ainda mais a sua tranquilidade. O Serviço de Proteção do seu cartão de crédito foi ampliado e, a partir do vencimento de sua próxima fatura, você contará com o novo Seguro Cartão.
Agora, além da proteção contra perda e roubo de seu cartão de crédito, você terá a mesma proteção para saques feitos sob coação em sua conta-corrente. 
E mais: com o Seguro Cartão, você contará com um conjunto de coberturas e serviços, como renda por hospitalização e cobertura por morte acidental e invalidez permanente em consequência de crime, além de serviços de táxi, despachante, transferência inter-hospitalar e transmissão de mensagens. 
Por apenas R$ 3,50 mensais, somente R$ 1,00 a mais do que você paga atualmente, você terá acesso a todos esses benefícios. 
Esta é uma segurança da qual você não deve abrir mão. Porém, caso você queira manter apenas a cobertura atual, basta que, nos próximos 30 dias, você entre em contato conosco por telefone e solicite o cancelamento do serviço. 
Cordialmente, 
FONTE: Disponível em: <http://www.migalhas.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015.
Considerando que entre os clientes e o Banco X, remetente da carta acima, há uma relação de consumo, protegida in totum pela Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, avalie as afirmações a seguir:
I- A carta remetida configura pequeno "abuso de varejo", tática empresarial dolosa de impingir pequenas perdas a centenas ou milhares de consumidores simultaneamente, que se enquadra na categoria dolus bonus, ou seja, dolo tolerável, que não torna anulável o negócio jurídico. 
II - Uma ação coletiva teria eficácia na resolução, in totum, do problema entre o Banco X e os clientes, conforme a legislação, doutrina e jurisprudência prevalentes, que consagram, em caso de procedência do pedido, que a condenação seja genérica, fixando a responsabilidade do Banco X pelos danos causados à clientela. 
III- As ações coletivas explicitadas pelo Código de Defesa do Consumidor não ensejam litispendência para as ações individuais, mas o efeito da coisa julgada erga omnes ou ultra partes, previsto no Sistema de Proteção ao Consumidor, não beneficiará os proponentes das ações individuais, se não for requerida a sua suspensão no prazo de trinta dias, a contar da ciência nos autos do ajuizamento da ação coletiva. 
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II e III, apenas.CORRETA
	 b)
	I e III, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	II, apenas.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando