A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I - Representação Descritiva I - Catalogação

Pré-visualização | Página 1 de 2

Ícone representando resposta correta Resposta Certa  Ícone representando resposta incorreta Sua Resposta Errada  
	1.
	Os repositórios institucionais surgiram com maior abrangência nas bibliotecas de instituições de ensino justamente para que todo o corpus de informações e conhecimentos e de maior complexidade produzidos por elas pudessem ser disponibilizados de maneira qualificada e organizada aos usuários com demandas, por vezes, mais especializadas e específicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Os repositórios institucionais são estruturas digitais que possibilitam reunir respectivamente a produção científica de uma instituição e de uma área específica. 
II- Para que se consiga atingir uma organização, mesmo que mínima, de toda a produção inserida no repositório, é essencial determinar o esquema de metadados que será utilizado para fortalecer a qualidade dos registros.
III- É essencial que os bibliotecários definam os principais metadados para auxiliar nas etapas de autoarquivamento de documentos nos repositórios e se garanta a interoperabilidade entre os diferentes sistemas. 
IV- São caracterizados como autossustentáveis, baseados sobretudo no autoarquivamento da produção científica e, por este motivo, não se faz essencial uma descrição padronizada dos metadados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	Ícone representando resposta correta a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	2.
	É essencial ao catalogador ter ciência que nem sempre uma mesma forma de representação funciona para todos os usuários. Nem sempre é possível atender a todas as necessidades de todos os usuários que surgem como espectadores e consumidores da informação catalogada, pois, o que pode ser útil para alguns pode não ser para outros. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- No momento de catalogar, para além do conhecimento abrangente das regras e normas de catalogação, é essencial identificar para que e para quem o universo das informações está sendo disponibilizado.  
II- Para efetiva disponibilização da informação por meio das regras e processos de Representação Descritiva - Catalogação, ao bibliotecário não cabe entender a função e os objetivos da instituição e do acervo o qual está inserido. 
III- Identificar o mínimo aspecto relevante em uma forma de representação é essencial na atuação de agentes inteligentes em ambientes informacionais.
IV- Uma representação, seja ela descritiva ou temática, para se tornar útil, necessita fornecer a informação relevante e atender ao propósito inerente a sua representação. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	Ícone representando resposta correta c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	Somente a sentença II está correta.
	3.
	Os processos e procedimentos para a organização da informação, considerada uma das habilidades mais básicas e essenciais do escopo de atuação técnica do bibliotecário, possuem suas especificidades, estas deliberadas para qualificar ainda mais a recuperação de informações. É nesse sentido que, aliado aos processos de Representação Descritiva - Catalogação, está a Representação Temática de informações. Sobre os conceitos da Representação Temática, assinale a alternativa INCORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	A Representação Temática, aliada à Representação Descritiva, exprime o conteúdo de determinado documento por meio de assuntos a partir das classificações bibliográficas, da indexação e da elaboração do resumo de um item informacional.
	Ícone representando resposta correta b)
	A representação descritiva não é complementada pela representação temática, pois o que interessa ao catalogador são apenas as características específicas do documento que permitem sua individualização.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	A representação temática é realizada pelo catalogador por meio do processo de análise de assunto, que tem como objetivo propiciar o entendimento do conteúdo que será disponibilizada no catálogo.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	A Representação Descritiva - Catalogação considera as características textuais e carga semântica que cada unidade documentária possui.
	4.
	Em conjunto com os demais procedimentos de processamento técnico, como a classificação e a indexação, a Representação Descritiva - Catalogação tem a função de fazer chegar ao usuário a informação detalhada e depurada, e, neste sentido, também é responsável, mesmo que de maneira indireta, pela produção de conhecimento. Diante disso, a interação entre o que é dado, informação e conhecimento está inerente às práticas da Representação Descritiva - Catalogação. Referente aos integrantes dessa interação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dado.
II- Informação.
III- Conhecimento.
(    ) Informação não tratada, são elementos isolados e não apresentam uma mensagem ou significado.  
(    ) Resultante da interação do conjunto de informações, refere-se a um processo cognitivo que um indivíduo desenvolve mediante aprendizagens diversificadas. 
(    ) Interação entre os vários dados tratados, ou seja, uma estruturação organizada dos dados.
(    ) Possuem significados que podem sugestionar afirmações. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	I - II - III - III.
	fundo_transparente_16x16.png b)
	II - III - II - I.
	Ícone representando resposta correta c)
	I - III - II - II.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	III - I - I - II.
	5.
	Com a evolução dos papiros aos livros, do advento da literatura periódica e sistemas de informação, da internet e de materiais e fontes de informação cada vez mais diversificados, faz-se essencial um constate aperfeiçoamento das práticas de catalogação para representação da informação. Com relação aos objetivos da Representação Descritiva - Catalogação, assinale a alternativa INCORRETA:
	fundo_transparente_16x16.png a)
	A catalogação motiva o usuário quando, por meio de seus procedimentos e regras, permite escolher itens que lhe eram, até então, desconhecidos.
	Ícone representando resposta correta b)
	A catalogação não tem como um dos seus objetivos atender às perspectivas na óptica dos usuários da informação; o foco são as técnicas e regras que serão utilizadas pelos bibliotecários.
	fundo_transparente_16x16.png c)
	Ao permitir ao usuário escolher entre as várias manifestações de um determinado item, a catalogação objetiva instruí-lo.
	fundo_transparente_16x16.png d)
	A catalogação tem como objetivo informar, à medida que, por meio dela, é possível localizar um determinado item.
	6.
	A Biblioteca do Congresso foi (e ainda é) uma das instituições mais importantes para o desenvolvimento e evolução dos procedimentos e processos de Representação Descritiva - Catalogação. Muitos movimentos importantes foram vislumbrados em várias partes do mundo por conta de sua atuação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por meio da indicação de cabeçalhos e regras próprias de catalogação, a Biblioteca do Congresso iniciou a venda de suas fichas catalográficas para outras bibliotecas.
(    ) A American Library Association (ALA) elaborou seu próprio código de catalogação, denominado Cataloging rules - author and title entries, com base nas regras da Biblioteca de Congresso. 
(    ) A venda das fichas catalográficas efetivada pela Biblioteca do Congresso implicou uma padronização das regras de catalogação, isso porque todas as bibliotecas as aceitaram e concordaram com cada uma das regras.
(    ) A padronização das regras de catalogação mediante a venda das fichas catalográficas da Biblioteca do Congresso

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.