A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
Análise e Ger de Risco

Pré-visualização | Página 1 de 6

Av1 - Análise de Risco e Gerenciamento de Risco
Informações Adicionais
Período: 31/08/2020 00:00 à 05/10/2020 23:59
Situação:
1) Risco sempre será probabilidade, ou seja, uma projeção, diferentemente de evento, que pode ser o risco já manifestado, e da ameaça, que se trata do risco em iminência. Considerando que o risco é uma probabilidade de um acontecimento nocivo ou prejudicial, analise as assertivas abaixo e identifique a opção mais correta.
I – Um dos maiores riscos de uma indústria petroquímica são explosões e incêndios.
II – Outro risco presente em indústrias refere-se aos acidentes de trabalho devido à existência de maquinários pesados e agentes químicos.
III – O gestor não deve preocupar-se com crimes contra o patrimônio (como furto) na atividade industrial, já que tal crime está restrito ao comércio, apenas.
Alternativas:
a) Apenas a assertiva I está correta.
b) Apenas a assertiva III está correta.
c) Estão corretas as assertivas I e III apenas.
d) Estão corretas as assertivas II e III apenas.
e) Estão corretas as assertivas I e II apenas.
2) Nas últimas Olimpíadas sediadas na cidade do Rio de Janeiro, inúmeros boletins de ocorrência foram registrados na capital fluminense noticiando crimes de diversas espécies. Vejamos uma das notícias que chocou a imprensa internacional:
 "O Boletim de Ocorrência registrado na 16ª Delegacia Policial do Rio de Janeiro indica que Genival Ferreira Mendes, supervisor preso acusado de estupro de uma bombeira civil enquanto ela dormia no velódromo do Parque Olímpico na manhã do último domingo (31), deveria estar monitorando a segurança no momento do ato. Segundo a ocorrência registrada, 'o soldado da força nacional e testemunha do caso, Francisco Victor Calvet, achou estranho Genival ter deixado seu posto e ido para o quarto de descanso, já que ele mesmo salientara que os turnos são de 12 horas ininterruptos, e ele ainda não o havia cumprido integralmente'. Uma fonte policial informou à reportagem que Genival retornaria nesta segunda-feira (1º) a São Paulo, onde mora em Itaquera. Ele não veria mais a bombeira, que estaria de folga."
 OHATA, Eduardo. BO indica que estupro ocorreu quando supervisor tinha que monitorar parque. UOL, 1º ago. 2016. Disponível em: <https://olimpiadas.uol.com.br/noticias/redacao/2016/08/01/bo-indica-que-estupro-ocorreu-quando-supervisor-tinha-que-monitorar-parque.htm>. Acesso em: maio 2017.
Analise as assertivas abaixo e escolha a opção mais correta.
I – O plano de segurança mostrou-se falho, já que se tivesse sido respeitado, um crime jamais ocorreria naquele contexto.
II – O caso narrado demonstrou a vulnerabilidade do sistema ao permitir que pessoas sem vínculo com a organização acessasse áreas restritas.
III – Em eventos desse porte, as fontes de risco são inúmeras, e por isso o gestor deve elaborar um plano que consiga reduzir diversas formas de crime, como atentados terroristas e até mesmo a prática de crimes sexuais nas imediações.
Alternativas:
a) Apenas a assertiva I está correta
b) Apenas a assertiva III está correta
c) Estão corretas as assertivas I e III apenas.
d) Estão corretas as assertivas II e III apenas.
e) Estão corretas as assertivas I e II apenas.
3)
Fonte Dados da Allianz Global Corporate and Specialty. In: AMARAL, Rodrigo. Interrupção de negócios é principal risco para as empresas em 2017. Risco Seguro Brasil, 11 jan. 2017. Disponível em: <http://riscosegurobrasil.com/materia/interrupcao-de-negocios-e-principal-risco-para-as-empresas-em-2017/#ad-image-0>. Acesso em: maio 2017.
 
O gráfico acima faz parte da conclusão de um estudo que analisa os principais riscos a que uma empresa global está submetida em 20017. Analise as assertivas abaixo e identifique a opção mais correta.
I – O relatório de risco deve ser sucinto e, se possível, deve conter gráficos, recursos de imagens e cores em destaque.
II – Um bom relatório deve apresentar um texto pormenorizado com descrições exaustivas, podendo ser até prolixas, sobre as situações que exponham a segurança da atividade.
III – Um empresário prefere um relatório complexo e extenso a um relatório curto e objetivo.
Alternativas:
a) Estão corretas as assertivas I e II apenas.
b) Estão corretas as assertivas II e III apenas.
c) Estão corretas as assertivas I e III apenas.
d) Apenas a assertiva I está correta.
e) Apenas a assertiva II está correta.
4) De acordo com os estudos sobre gestão de riscos, existem três métodos, no mínimo, para a análise de situações que podem ocorrer contra a segurança de uma atividade.
 
Analise e Relacione a coluna A com a coluna B:
 
Coluna A
1 - Método Mosler. (ll)
2 - Método Fine. (lll)
3 - Método Brasiliano. (l)
 
Coluna B
I - É um dos métodos mais utilizados pelos gestores de todo o Brasil, é um método subjetivo, baseado na ISO 31000 e seus processos estão integrados ao ciclo PDCA. É um método que obtém um Grau de probabilidade para cada evento e cruza está probabilidade com o impacto no negócio. Este grau é avaliado em uma escala de 1 a 5 para suas variantes que são Fatores de Risco e Exposição, ou seja, (GP= FR x E).
II - Tem por finalidade identificar, analisar e acompanhar a evolução dos fatores que podem influenciar a manifestação de algum risco, com a finalidade de calcular a classe de risco. Este método, quando no planejamento, analisa a evolução nas perspectivas quantitativa e qualitativa, enfocando as diversas atividades da organização. Tem que ser aplicado para cada evento e analisado de acordo com a referência e interferência na atividade. Tem quatro fases, cada uma depende da anterior para se ter uma visão global do risco.
III - Seu objetivo é estabelecer prioridade de acordo com o grau de risco com a limitação econômica. É baseado no Grau de Criticidade o qual determina a urgência da tomada de decisão priorizando ou não o tratamento do evento. Sua aplicação deve ser feita quando não há histórico suficiente, mas se tenha noções de impactos financeiros, probabilidade ou frequência de eventos.
Agora, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) 3 - I; 2 - II; 1 - III.
b) 1 - I;  2 - II; 3 - III.
c) 3 - I;  1 - II; 2 - III.
d) 2 - I;  3 - II; 1 - III.
e) 1 - I;  3 - II; 2 - III.
5) O atual contexto de Gestão de Riscos Corporativos das organizações, no Brasil e no mundo, está cada vez mais complexo e dinâmico, exigindo um processo com alta flexibilidade e demandando um nível elevado da área de gestão de riscos, bem como uma maior oportunidade na avaliação contínua e na resposta a potenciais cenários de riscos.
 
Qual das opções abaixo pode ser considerada como pertencente aos fatores de risco na avaliação de um evento, exceto?
Alternativas:
a) Ambiente externo;
b) Ambiente interno;
c) Presença de um gestor de risco
d) Meios organizacionais;
e) Meios ativos;
Av2 - Análise de Risco e Gerenciamento de Risco
Informações Adicionais
Período: 31/08/2020 00:00 à 12/10/2020 23:59
Situação:
1) Em qualquer trabalho de segurança, o material humano (agente) é de suma importância. Para atuar na segurança de dignitários, o agente deve possuir características específicas, como: ter uma certa resistência à fadiga; ser leal; ser honesto; ser discreto; possuir uma certa maneabilidade com o uso e manejo de armas; ser corajoso; dedicação ao trabalho a ser executado; inteligente; ter aptidão e rapidez nas decisões; noções de defesa pessoal; nível intelectual e cultural para poder lidar com diferentes situações; ser experiente; idade entre 26 e 45 anos.
A execução de uma boa ___________ seja ela em que ambiente o for, deve ser precedida de um elaborado _____________, no qual se avaliará todas as informações disponíveis sobre __________ (possibilidades de perigos, atentados, acidentes e contrariedades em geral), inimigos e adversários do dignitário, identificação (se possível com fotografias) de grupos ou de pessoas, avaliação de recursos à disposição dos adversários que possam ser empregados em ações de atentado, histórico de ações anteriores perpetradas pelos referidos grupos ou indivíduos, seus ‘modus operandi’, denúncias anônimas,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.