Buscar

Estudo Dirigido - Carboidratos

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido – Carboidratos
1. Glicose (monossacarídeo), ribose (monossacarídeo), sacarose (dissacarídeo), lactose (dissacarídeo), amido (polissacarídeo), glicogênio (polissacarídeo) e celulose (polissacarídeo).
2. Hidrogenio, oxigênio e carbono
3. são moléculas orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio que resultam ser a forma biológica primária de armazenamento e consumo de energia. Alguns exemplos: glicose, sacarose, lactose, etc.
4. Monossacarídeos são os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose; dissacarídeos são carboidratos formados por dois monossacarídeos por meio de ligações glicosídicas, como a sacarose; trissacarídeos são carboidratos da classe dos oligossacarídeos que, por hidrólise, originam três monossacarídeos. Por exemplo, o trissacarídeo rafinose origina os monossacarídeos glicose, frutose e galactose; oligossacarídeos são açucares, formados pela união de dois a seis monossacarídeos, geralmente hexoses como a lactose, maltose.; Polissacarídeos: São formados por 10 ou mais monossacarídeos. Como exemplo, podemos citar o amido, o glicogênio e a celulose, três importantes macromoléculas
5. A celulose e a quitina são estruturais e o amido e o glicogênio são de reserva.
6. Por que são facilmente quebrados em moléculas menores (glicose) que é absorvida diretamente pelas células, além de serem bastante energéticos.
7. Uma aldose é um monossacarídeo que apresenta um grupamento aldeído em uma extremidade, por exemplo a glicose. Já a cetose é um monossacarídeo que tem um grupo cetona, normalmente no carbono 2, como exemplo temos a frutose.
8. Apresentam a mesma molécula porem diferem das formulas estruturais onde a série D (dextrogiro) hidroxila para direita e a serie L (levogiro) hidroxila para esquerda.
9. Glicopiranose e Frutofuranose
10. Papel energético, sua atuação na composição dos ácidos nucleicos, das paredes celulares bem como em processos de interação célula-célula.
11. Pois a maioria dos animais vertebrados não consegue utilizar a celulose como uma fonte de combustível, pois eles carecem de uma enzima que hidrolise ligações β1-4 para ser degradada. Existe uma exceção importante para a ausência da celulase nos vertebrados: os animais ruminantes
12. Hidrólise – separação; Síntese – união. Macromoléculas são construídos por monómeros de ligação covalente através de reações de condensação, onde a água é removida a partir de grupos funcionais sobre os monómeros. Enzimas celulares realizar a condensação (e a inversão da reação, a hidrólise de polímeros). A condensação envolve a síntese de desidratação devido a água é removida (desidratação) e a ligação é feita (síntese). Quando dois monómeros juntar, um grupo hidroxila (OH) é removido a partir de um monómero e um átomo de hidrogénio (H) é removido a partir do outro. Isto produz a água desprendido durante a reação de condensação. Hidrólise (hidratação) As reações quebrar os polímeros de condensação de forma inversa, um grupo hidroxila (OH) a partir da água atribui um monómero e o hidrogénio (H) se liga ao outro.
13. As ligações glicosídicas compreendem as ligações entre dois monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Por meio das ligações glicosídicas, formam-se os polissacarídeos, moléculas essenciais para o metabolismo, pois fornecem a energia necessária para a quebra, durante a formação de ATP.
14. A amilose é uma macromolécula constituída de 250 a 300 resíduos de D-glicopiranose, ligadas por pontes glicosídicas alfa-1,4, que conferem à molécula uma estrutura helicoidal. Já a amilopectiana é menos hidrossolúvel que a amilose e compõe-se de aproximadamente 1400 resíduos de alfa-glicose, ligados por pontes glicosídicas alfa-1,4, ocorrendo também ligações alfa-1,6. Ela constitui cerca de 80% dos polissacarídeos existentes no grão de amido. O glicogênio, que é um polímero de resíduos de glicose, é o principal polissacarídeo de reserva em animais e é encontrado em todas as células. Ele está presente em maior concentração no fígado e no músculo.
15. Sacarose: cana-de-açúcar; lactose: leite; maltose: pães.
16. Amido é um polissacarídeo de reserva vegetal. O glicogênio é um polissacarídeo de reserva animal, também encontrado em fungos, estocado no fígado e nos músculos. A celulose é um polissacarídeo de grande importância estrutural para plantas, pois forma a parede celular de suas células.
17. Quando a quantidade de lactase é pequena ou ela está ausente nas vilosidades do intestino delgado ocorre a má digestão da lactose. Quando o indivíduo ingere uma quantidade de lactose muito maior do que a quantidade que o organismo consegue digerir e metabolizar apropriadamente, os sintomas de intolerância à lactose poderão ser observados. Um dos sintomas de mais fácil observação são os desconfortos gastrointestinais, como aumento do peristaltismo, dor abdominal e diarreia.
18. Amido é um carboidrato (polissacarídeo) formado, principalmente, pela união de moléculas de glicose. É produzido por vegetais, onde funciona como reservatório de energia. Já a celulose é um polímero estrutural dos vegetais formado por monômeros de glicose. É a responsável por conferir rigidez para as plantas.
19. A pectina é um tipo de fibra solúvel encontrada nas frutas e vegetais, sendo um componente natural desses alimentos. Tem alta capacidade de formar um tipo de gel viscoso, característico das geleias de frutas. a indústria alimentícia, por ser um agente de gelificação, a pectina é usada para dar textura de geleia a produtos alimentícios. É usada nas indústrias processadoras de frutas, na produção de doces e confeitos, em confeitaria industrial, na indústria láctea, na indústria de bebidas e em comestíveis finos.
20. Homopolissacarídeos: Uma molécula composta por monômeros da mesma espécie. Exemplo: celulose, composta por unidades de glicose. Heteropolissacarídeos: Uma molécula de carboidrato composta por diferentes tipos de monossacarídeos. Exemplo: peptidoglicano.
21. Glicosaminoglicanos ou GAGs são longas cadeias de carboidratos de açúcar encontradas em numerosas células do corpo humano. O principal papel dos glicosaminoglicanos é manter e apoiar o colágeno, a elastina e a turgidez (ressalto) nos espaços celulares e manter as fibras proteicas em equilíbrio e proporção. Também promove a capacidade das fibras de colágeno e elastina para reter a umidade, permanecendo solúvel (Fonte)
22. Na boca, a enzima amilase salivar inicia a digestão dos carboidratos. O pH ácido do estômago inativa a amilase salivar O pâncreas libera a amilase pancreática, no duodeno, as células intestinais liberam as enzimas que completam a digestão dos carboidratos, transformando-os em monossacarídeos. Os monossacarídeos são absorvidos pelas células intestinais por meio de transporte ativo ou difusão simples. Após absorção a glicose em excesso vira gordura e a que não está em excesso transforma-se em glicogênio (muscular ou hepático). A síntese de glicose em glicogênio é chamada de glicogênese e o processo de converte o glicogênio em glicose é a glicogenólise. Já a gliconeogênese é a formação de glicose a partir de outras substâncias (aminoácidos, glicerol, piruvato, lactato). Os produtos da decomposição de gorduras, proteínas e outras substâncias podem ser levados ao fígado pelo sangue para a reconversão em glicose.
23. Reserva energética: amido, glicogênio; estruturação: quitina, celulose; gerar energia: glicose. 
24. A quitina é um polissacarídeo estrutural é constituída por uma cadeia longa de N-acetilglicosamina, um derivado da glicose.  A estrutura química da quitina é diferenciada pelo grupo acetamida, localizado no carbono 2. Na natureza, a quitina é encontrada na parede celular dos fungos e no exoesqueleto dos artrópodes. O exoesqueleto é o "esqueleto externo" dos artrópodes, ele confere proteção aos órgãos internos, suporte para o corpo e evita a perda de água. 
25.

Continue navegando