Buscar

PROJETOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS II FORMULÁRIO DA ATIVIDADE II

Prévia do material em texto

PROJETOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS II
FORMULÁRIO DA ATIVIDADE II
Aluno (a): Carla Doresbach Drachler
Polo: Florianópolis/ SC
Nome do local selecionado: Museu da Imaginação
Link para acesso ao local selecionado: https://www.museudaimaginacao.com.br/
1º. MOMENTO – ATIVIDADE PEDAGÓGICA
	
	
ANO DE ESCOLARIDADE: Educação Infantil
 
TIPO DE ATIVIDADE: Roda de conversas, construção de materiais, 
	
OBJETIVO GERAL: Visitar um museu pode ser muito estimulante para as crianças, além de introduzi-las no mundo da Arte, das histórias, coleções e da cultura. A arte proporciona às crianças conhecerem um novo mundo de cores, formas e texturas e, ao mesmo tempo, expressarem suas impressões e emoções. É um despertar da criatividade e imaginação. O museu é por excelência um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias são ali contadas, de outras épocas, outros povos, diferentes maneiras de agir e pensar. É um lugar simbólico que oferece experiências educativas e divertidas. Uma visita pode ser muito estimulante para as crianças.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Os principais objetivos deste Projeto são: 
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF05) Recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.
METODOLOGIA: 
1) as crianças usarão moldes para criar seus personagens artistas, conhecer suas obras e juntos contarem suas histórias usando da linguagem teatral, estimulando assim a expressão verbal, a imaginação, a criatividade e a capacidade de criar e contar histórias. Tudo isso da maneira mais divertida: brincando! 
2) A idéia desta oficina é possibilitar momentos divertidos de experimentação musical. As crianças aprendem a construir seus próprios instrumentos, que são sempre um convite à descoberta de novos sons, ritmos e suas possibilidades, além de desenvolver habilidades motoras e cognitivas, desbravando um mundo cheio de desafios e aventuras sonoras.
 
DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE: 
Primeiramente haverá uma roda de conversas, para saber quem já conhece um teatro e cada um contar suas experiências. Após, um telão os remeterá a magia do museu da imaginação. Antes de finalizar cada uma das aulas as crianças participarão de oficinas de: argila, desenho, confecção de máscaras ou de dramatizações. atividades postas em prática nos cursos permitirá o aperfeiçoamento e o sucesso nos resultados obtidos. 
AVALIAÇÃO: Quais são as características do aluno?
· Como é a participação dos alunos nas atividades?
· Tem autonomia?
· Quais são as suas habilidades e dificuldades?
· Como ele se comporta nas aulas?
· Como se relaciona com colegas e professores?
· Como reage às conquistas e fracassos?
· Como reage aos conflitos e adversidades?
· Quais foram os seus avanços?
2º. MOMENTO – OBSERVAÇÕES DO ESTUDANTE SOBRE A EXPERIÊNCIA
Nessa etapa, o estudante deve elaborar um texto sobre suas impressões pessoais nessa disciplina, considerando a sua experiência de preparação, observação de campo e proposta pedagógica. Registre em seu texto o que lhe foi proporcionado e acrescentado como aprendizagem pessoal e profissional.
	
	Confesso que quando me deparei com a atividade fiquei preocupada. Mas no decorrer das pesquisas fui aprimorando o gosto e a curiosidade sobre o tema MUSEU. Muitas vezes não damos valor as ferramentas que temos nas mãos, podemos viajar o mundo sem sair de casa. Foi de grande aprendizado e pretendo colocar em prática na educação infantil cada atividade pesquisada, cada experiência. São atividades lúdicas, de grande validade e que com certeza será muito atraente e satisfatório para cada aluno e para mim como professora e pessoa. Creio que envolver as crianças em atividades desse tipo, faz muita diferença na vida delas e na nossa.

Continue navegando