Buscar

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA teste 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: GLAUBER DE OLIVEIRA 
	Matr.: 
	Disc.: ADM. ESTRATÉG.  
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As estratégias genéricas são: 
	
	
	
	De Determinação, De Custo, De Foco e De Diferenciação 
	
	
	De Inovação, De Custo, De Foco e De Diferenciação 
	
	
	De Inovação, De Renovação, De Foco e De Diferenciação 
	
	
	De Inovação, De Custo, De Foco e De Determinação 
	
	
	De Renovação, De Custo, De Foco e De Diferenciação 
	
Explicação: 
As estratégias genéricas competitivas de Porter são: De Inovação, De Custo, De Foco e De Diferenciação
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação a estratégia de diferenciação defendida por Michael Porter, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	Essa estratégia exige a construção agressiva de instalações em escala eficiente, bem como um controle rígido das despesas gerais.
	
	
	Permite a empresa ignorar os custos, já que não são o alvo estratégico.
	
	
	A diferenciação proporciona isolamento contra a rivalidade competitiva devido à lealdade dos consumidores em relação à marca como também à consequente menor sensibilidade ao preço.
	
	
	É compatível com alta parcela de mercado, pois consegue o alcance da demanda de massa.
	
	
	Não aumenta as margens de lucro, impedindo defesas contra o poder dos fornecedores e compradores.
	
Explicação: 
A estratégia de diferenciação possui como foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica. Esse tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Dentre as estratégias genéricas sugeridas por Porter para enfrentar as cinco forças competitivas, a____________________________ exige a construção agressiva de instalações em escala eficiente, uma perseguição vigorosa de reduções de custo pela experiência, um controle rígido do custo e das despesas gerais, e a minimização do custo em áreas como P&D, assistência, força de vendas, publicidade, etc. 
	
	
	
	Liderança no custo;
	
	
	Todas as anteriores;
	
	
	Diferenciação;
	
	
	Enfoque;
	
	
	Nenhuma das Anteriores;
	
Explicação: 
A estratégia genérica de liderança de custos visa proporcionar uma posição de baixo custo permitindo que a empresa obtenha retornos acima da média, mesmo se houver um alto índice de competitividade (PORTER, 1986).
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Estratégia Competitiva visa obter uma forte posição competitiva, baseando-se na
	
	
	
	Análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores.
	
	
	Análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, liberação da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos colaboradores e serviços substitutos e, por último, liberalidade de consumidores e colaboradores.
	
	
	Análise de barreiras na saída de novos concorrentes, liberação da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores.
	
	
	Análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, liberação da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, liberalidade de fornecedores e colaboradores
	
	
	Análise de barreiras na saída de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, liberalidade de fornecedores e consumidores.
	
Explicação: 
A estratégia competitiva se refere como uma empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem competitiva sustentável, por meio da análise de barreiras à entrada de novos concorrentes, intensidade da rivalidade entre concorrente, papel desempenhado pelos produtos e serviços substitutos e, por último, poder de barganha de fornecedores e consumidores.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O novo presidente da Empresa Mercados Múltiplos está redirecionando a sua estratégia por meio de um processo clássico centralizado de gestão estratégica de natureza prescritiva, cujos modelos conceituais e etapas são bem conhecidos. Assim, o presidente está correto ao afirmar que o processo deve contemplar:
	
	
	
	a implementação de estratégias emergentes.
	
	
	a utilização de processo participativo de tomada de decisão estratégica.
	
	
	a manutenção do organograma e do sistema de informação existentes.
	
	
	a avaliação de concorrentes potenciais e produtos substitutos.
	
	
	o atendimento das expectativas dos diferentes grupos na estrutura de poder da empresa.
	
Explicação: 
O processo clássico centralizado de gestão estratégica de natureza prescritiva contempla na avaliação de concorrentes potenciais e produtos substitutos
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Michael E. Porter estabelece que há cinco forças competitivas que determinam a rentabilidade de um negócio. São elas: 
	
	
	
	compradores, fornecedores, indústria, diferenciação de produtos ou serviços e enfoque. 
	
	
	liderança no custo, diferenciação, enfoque, entrantes potenciais e produtos substitutos. 
	
	
	entrantes potenciais, fornecedores, compradores, diferenciação de produtos e custos de serviços.
	
	
	entrantes potenciais, compradores, produtos/serviços substitutos, fornecedores e concorrentes na indústria. 
	
	
	compradores, fornecedores, diferenciação, enfoque e liderança no custo. 
	
Explicação: 
Concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.
Entrantes potenciais - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.
Fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores. Barganha: Como lidar com o poder de negociação dos clientes.
Produtos e serviços substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Qual das afirmações a seguir não tem como base a Análise das 5 Forças de Porter? 
	
	
	
	Produtos substitutos e novos participantes oferecem uma definição mais ampla dos verdadeiros concorrentes da empresa. 
	
	
	O nível de atratividade de uma indústria é menor quanto maior for a intensidade das forças competitivas deste.
	
	
	As estratégias emergentes são uma reação a um contexto competitivo pouco estruturado e turbulento. 
	
	
	Por meio da compreensão da estrutura de um setor, é possível avaliar o lucro potencial do mercado. 
	
	
	O poder de barganha dos fornecedores pode limitar a lucratividade de uma indústria a partir do momento em que impõe custos mais altos a esta. 
	
Explicação: 
A Estratégia emergente é um tipo especifico de estratégia de avaliação e reação, que foca na reação rápida as mudanças observadas na área, buscando reagir com rapidez aos acontecimentos do momento.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Uma organização que opte por atender a vários clientes de baixa renda, lucrando pouco em cada produto vendido mas vendendo muito, optou por uma estratégia genérica:
	
	
	
	De enfoque.
	
	
	Neutra.
	
	
	De diferenciação.
	
	
	De liderança no custo.
	
	
	Imparcial.
	
Explicação: Uma organização que opte por atender a vários clientes de baixa renda, lucrando pouco em cada produto vendido mas vendendo muito, optou por uma estratégia genérica de liderança no custo total.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando