Buscar

1º ATIVIDADE - LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA - EAD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO – CAC
DEPARTAMENTO DE LETRAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS (EAD)
1ª Atividade
Literatura Infantil Brasileira
1. Comente as frases abaixo: 
(3 pontos)
a) “A Literatura da criança pode não ser a mesma que a literatura para a criança” (HUNT, 2010, p.93)
Nem sempre, uma literatura que foi feita para o público infantil vai atender às necessidades e expectativas de uma criança especifica ou das crianças da atualidade. Tendo em vista isso, é importante conhecer como o indivíduo compreende o mundo e a partir disso indicar a melhor leitura para ele.
b) “A Literatura Infantil seria apenas um jogo descompromissado ou visaria transmitir conhecimento ao homem? Seria necessidade vital para ele ou mera gratuidade e entretenimento? (COELHO, 1991, p. 2) ou seja, para P. Hunt e N. Coelho, a literatura infantil serve para instruir ou divertir? 
Para P. Hunt e N. Coelho a literatura tem essas duas funções, muitas vezes associadas, porém em intensidades diferentes e isso vai depender do escritor e da época em que está inserido. Ou seja, a literatura pode tanto ser fonte de conhecimento atrelado ao lúdico, quanto somente como fonte de divertimento ou só informativa.
2. Segundo a psicanálise, qual a importância da Literatura Infantil para o ser humano? (1 ponto)
A literatura infantil é muito importante para a descoberta da vida, onde a criança tem acesso as visões de mundo, que consequentemente contribuem para o amadurecimento, e compreensão da realidade, além de contribuir para o equilíbrio emocional da criança, quando, por exemplo, a criança se identifica com heróis bons e belos.
3. Comente o texto abaixo: 
(1 ponto)
Como orientar hoje os novos construtores do mundo de amanhã? Um dos recursos é redescobrir a literatura arcaica, as palavras-de-origem, como os contos de fadas (...) Os tempos mudam incessantemente, porém a natureza humana permanece a mesma. (COELHO, 2008)
O autor aponta que apesar do tempo, a literatura arcaica que é fonte de sabedoria se encaixa na atualidade e precisa ser inclusa de uma forma moderna e atrativa, ou seja, precisa estar de acordo com o tempo e valores da época. Essa é um dos recursos que para o autor contribui para a construção de uma nova mentalidade na forma de educar.
4. Segundo a entrevista com Ana Maria Machado, grandes autores que escrevem para adultos também podem escrever para crianças? Se sua resposta for positiva, justifique dando exemplos. 
(1 ponto)
Sim, na entrevista a escritora Ana Maria cita vários nomes reconhecidos que fizeram obras para adultos e crianças e cita que todas as pessoas são poliglotas na própria língua, ou seja, todos sabem se comunicar e adequar a mensagem que queremos passar para diferentes grupos, e é justamente essa ideia de linguagem para determinado público que influi como um autor faz sua obra.
5. Pesquise e redija um resumo sobre a vida e a obra de Ana Maria Machado e Ziraldo. 
(4 pontos)
Ana Maria Machado, brasileira, nasceu no dia 24 de dezembro de 1941, em Santa Tereza no rio de janeiro, autora de livros infantis, jornalista e formada em letras, foi a primeira do gênero a entrar na Academia Brasileira de letras e eleita presidente na mesma. Filha de Mario de Souza Martins, jornalista e político e de Diná Almeida de Sousa Martins e irmã do jornalista Franklin Martins. Seu primeiro livro publicado foi “Bento que Bento é o Frade”, levando o prêmio no mesmo ano (1977) João de Barro com o livro “História Meio ao Contrário”. Em 1979 abre a primeira livraria infantil que gerenciou por 18 anos e em 1980 passou a se dedicar somente a escrever livros, deixando de lado o jornalismo. Ao total, Ana tem mais de 100 livros publicados e mais de 20 milhões vendidos e publicados em vinte idiomas.
Ziraldo, conhecido como criador do personagem de quadrinhos infantil “o menino maluquinho” é um cartunista, jornalista, cronista, chargista pintor e dramaturgo brasileiro. Nascido em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro em 19332. Sua carreira teve início na revista “era uma vez” e em 1954 começou a trabalhar no jornal “folha da manhã” fazendo desenhos de humor. Formou-se em direito na Universidade Federal de Minas Gerais e casou – se com Vilma Gontijo com quem teve três filhos, entre 1957 e 1958. As obras de Ziraldo já foram traduzidas para diversos idiomas e publicadas em revistas conhecidas internacionalmente. Em 2009, foi lançado o livro “Ziraldo em Cartaz”, que reúne cerca de 300 ilustrações para peças elaboradas pelo cartunista. Em 2016, Ziraldo recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais.
Aluna: Sâmia Alves Ribeiro
Polo: Águas Belas

Outros materiais