Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL aula 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	 
		Exercício: CEL0242_EX_A1_201804069604_V1 
	25/08/2020
	Aluno(a): AIEZER DOS SANTOS BISPO
	2020.3 EAD
	Disciplina: CEL0242 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL 
	201804069604
	
	 
		1
        Questão
	
	
	A Reforma Protestante foi um movimento religioso do século XVI que deu origem a diversas religiões, tais como:
		
	
	Anglicanismo, Catolicismo e Iluminismo.
	 
	Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo.
	
	Anarquismo, Calvinismo e Judaismo.
	
	Islamismo, Budismo e Luteranismo.
	
	Budismo, Anglicanismo e Calvinismo.
	Respondido em 25/08/2020 13:03:57
	
Explicação:
A Reforma Protestante deu origem a um processo de ruptura que abalou seriamente o domínio católico na Eurupa Ocidental e permitiu o surgimento de ramificações do cristianismo, como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo.
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se:
		
	 
	o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
	
	a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.
	
	a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
	
	a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.
	
	a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
	Respondido em 25/08/2020 13:06:21
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes - (Eduardo Bueno) Este contato amistoso entre brancos e índios preservado:
		
	
	pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.
	
	sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.
	 
	até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
	
	em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".
	 
	pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.
	Respondido em 25/08/2020 13:08:48
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Durante o século XVI, um movimento religioso mudou consideravelmente os rumos da sociedade e da educação na Europa. A unidade da fé e o monopólio da interpretação das escrituras sagradas, até então sob o controle da Igreja Católica, foi rompida de forma definitiva. Indique, abaixo, que movimento foi esse.
		
	
	Heresias Religiosas Medievais.
	 
	Reforma Protestante.
	
	Iluminismo.
	
	Contra-Reforma.
	
	Humanismo.
	Respondido em 25/08/2020 13:09:38
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra d. A Reforma Protestante foi responsável por profundas mudanças no pensamento da sociedade de toda a Europa, como pode ser verificado na tela 5 da aula online 1.
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	De acordo com a circulação de conhecimento e práticas de educação no Brasil colonial, é correto afirmar, EXCETO que:
		
	
	Estima-se que, no inicio da colonização, havia cerca de 1.175 diferentes línguas indígenas, permanecendo apenas 15% delas na passagem do século XVIII para o XIX.
	
	Dentre as ações dos jesuítas, vale ressaltar a pregação, o ensino das orações, cantos, e ofícios, a alfabetização e o ensino formal do latim, que ocorriam em igrejas, missões, oficinas, colégios e seminários.
	
	O modelo de educação no Brasil, no período colonial, era lusitano e expressava valores e conteúdos vigentes em Portugal, ainda que aplicados no Brasil.
	
	Dentro as diversas ordens religiosas que se instalaram no Brasil, os principais agentes de educação na colônia, foram os padres da Companhia de Jesus superaram das demais ordens, quer em número, quer no trabalho realizado.
	 
	O período colonial se caracterizou por uma educação brasileira.
	Respondido em 25/08/2020 15:09:06
	
Explicação:
A ideia de uma 'educação brasileira' é incompatível com o processo de aculturação e imposição educacional eurocêntrica estabelecido por uma metrópole europeia (Portugal) sobre um território colonial como o Brasil, já que a ideia de uma identidade local própria estava submersa sob um projeto de dominação/exploração.
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	A Reforma Protestante teve sua origem nas severas críticas feitas por um padre e teólogo alemão com relação à venda de indulgências e de relíquias religiosas e ao comportamento mundano da alta hierarquia eclesiástica da Igreja de Roma. Assinale, abaixo, o nome desse padre e teólogo alemão.  
		
	 
	Martinho Lutero.
	
	João Calvino.
	
	Henrique VIII.
	
	Inácio Loyola.
	
	Felipe Melanchton.
	Respondido em 25/08/2020 15:10:10
	
Explicação:
A resposta correta é a da letra b, Martinho Lutero, como pode ser visto na tela 5 da aula online 1. João Calvino foi, junto com Lutero, um dos pensadores mais importantes do Protestantismo mas não poderia ter sido o iniciador do protestantismo pois ainda era criança quando Martinho Lutero iniciou suas críticas ao comportamento da alta hierarquia eclesiástica da Igreja Católica Romana. Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus (jesuítas), ordem religiosa que teve papel importante na Contra-Reforma, que foi a reação da Igreja Católica à Reforma Protestante promovida por Martinho Lutero (ver tela 8 da aula online 1).  Henrique VIII foi o rei da Inglaterra que rompeu com a Igreja Católica e criou a Igreja Anglicana. Filipe Melanchton foi um reformador (participante da Reforma Protestante) alemão e colaborador de Martinho Lutero.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A Companhia de Jesus foi fundada pelo militar espanhol Inácio de Loyola, em 1534. Com relação à essa ordem, leia, com atenção, às afirmativas abaixo:
I. A Companhia de Jesus teve atuação destacada na propagação da fé católica.
II. A Companhia de Jesus, criada dentro do espírito da Contra-Reforma, utilizou os seus soldados de Cristo para combater pelas armas os Estados europeus que haviam abandonado a Igreja Católica e professado o Protestantismo.
III. A Companhia de Jesus teve atuação destacada na propagação da fé católica e na luta contra os infiéis e hereges.
IV. Os jesuítas da Companhia de Jesus se espalharam pelo mundo a fim de cumprir o seu trabalho missionário.
Escolha, abaixo, a opção que contém as afirmativas corretas.
		
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	Respondido em 25/08/2020 15:13:06
	
Explicação:
A opção correta é a da letra b, ou seja, as afirmativas I, III e IV estão corretas, como pode ser verificado na tela 8 da aula online 2. A afirmativa II não está correta porque os jesuítas não foram empregados militarmente contra os Estados europeus que haviam aderido ao Protestantismo. 
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Leia o texto.
"A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender.(...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.)
A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
		
	 
	A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
	
	Julgava-se que a língua dos nativos era limitada.
	
	A desorganização social dos indígenas se refletia no seu estágio civilizatório.
	
	A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
	
	Os signos e símbolos dos nativos pareciam homogêneos.
	Respondido em 25/08/2020 15:15:17
	
Explicação:
A resposta correta é a única que não expressa o desprezo/menosprezo eurocêntrico dos portugueses em relação às populações ameríndias.