Buscar

Prévia do material em texto

Pergunta 1 (0.2 pontos)
 
Salvo
A história também influencia de forma direta a construção de nossos modelos mentais. Prova disso é a diferença comportamental que percebemos em diferentes gerações. Segundo Oliveira (2010), alguns momentos históricos marcaram os modelos mentais dos indivíduos que vivenciaram tais períodos.
OLIVEIRA, S. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.
 
Baseado nesse tema e no texto-base da disciplina, correlacione as gerações a seguir às influências que sofreram em seu modelo mental.
1. Depressão econômica e pós-guerra (1920 a 1930).
2. Euforia do pós-guerra (1940 a 1950).
3. Surgimento da TV (1960 a 1970).
4. Famílias estruturadas, modelos mais flexíveis (1980 a 1990).
(  ) Modelos mentais baseados na rebeldia e na autonomia. Comportamentos encontrados: crescimento pessoal alcançado pelas conquistas e muito trabalho. Liderança é sinônimo de controle.
(  ) Modelos mentais baseados na compaixão, solidariedade, paciência e sacrifício. Comportamentos encontrados: disciplina, honra, respeito e senso de organização.
(  ) Modelos mentais baseados em suporte a estímulos, informações e qualificações para enfrentar a competitividade. Comportamentos encontrados: trabalho como fonte de satisfação e aprendizado, muito mais do que uma fonte de renda. Valoriza-se a recompensa e o reconhecimento.
(  ) Modelos mentais baseados em uma certa rejeição ao que era convencional e padronizado, influenciando atitudes mais egocêntricas e céticas. Comportamentos encontrados: desejo de autossuficiência, prioridade no trabalho e autorrealização.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 1:
	
		a) 
	3, 2, 4, 1.
	
		b) 
	2, 1, 4 ,3.
	
		c) 
	4, 2, 1, 3.
	
		d) 
	1, 2, 4, 3.
	
		e) 
	4, 3, 2, 1.
Pergunta 2 (0.2 pontos)
 
Salvo
A maioria das pessoas costuma ter uma ideia pré-formada sobre tudo e tende a acreditar que esse é o mundo real, só fazendo uma releitura dele quando forçada. Isso acarreta ilusões persistentes que limitam as atitudes do indivíduo.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005.
 
Esse mundo que se acredita ser real é o que chamamos de sistema de crenças do indivíduo, e é o que forma seu modelo mental. Considerando esse sistema, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (  ) As crenças são resultados da aprendizagem e das experiências e podem ter origem consciente ou inconsciente.
II. (  ) Todas as crenças acabam limitando nosso modelo mental, pois acarretam uma visão errada da situação.
III. (  ) A interação com outras pessoas tem pouca influência na formação do modelo mental, pois o modelo mental do indivíduo, uma vez consolidado, não deve sofrer alterações.
IV. (  ) As crenças também podem servir como impulsionadoras dentro dos modelos mentais, auxiliando na formulação de novos modelos.
V. (  ) O modelo mental pode contribuir para que uma mudança na visão de mundo do indivíduo seja facilitada ou não.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Opções de pergunta 2:
	
		a) 
	V, F, F, V, F.
	
		b) 
	F, V, F, V, V.
	
		c) 
	V, F, F, V, V.
	
		d) 
	V, F, F, F, V.
	
		e) 
	V, V, F, V, F.
Pergunta 3 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o texto a seguir:
Para Wind (2005, p. 39), nossos cérebros são "máquinas criadoras de modelos", as quais constroem "simulações virtuais da realidade" para, então, agir sobre elas.
Já que não conseguimos perceber a realidade como ela é, pois nossa mente constrói simulações do que presenciamos no mundo, devemos estar conscientes da necessidade de nos aproximarmos ao máximo da realidade que nos cerca. Sendo assim, devemos sempre procurar diminuir a diferença entre o mundo externo e nossas simulações.
WIND, Y. A Força dos Modelos Mentais: transforme o negócio da sua vida e a vida do seu negócio. Porto Alegre: Bookman, 2005, p. 39.
De acordo com o enunciado e com os conteúdos abordados nas aulas, selecione a alternativa correta:
Opções de pergunta 3:
	
		a) 
	É essencial não perdermos tempo enriquecendo nosso modelo mental com opiniões, conhecimentos e experiências alheias. Toda opinião, para ser forte, deve ser emitida sem considerar as demais opiniões e experiências; só assim ela será assertiva e sempre produtiva.
	
		b) 
	O caminho para enriquecer nossos modelos mentais é ter consciência de que a experiência direta da realidade é possível, basta acreditarmos com fervor naquilo que percebemos.
	
		c) 
	Sempre devemos ter respostas prontas e acreditar que a verdade absoluta reside nelas. Não há necessidade de refletir sobre as questões que se colocam. É preciso apenas que tenhamos consciência de que não precisamos de mais informações e conhecimentos para emitir uma opinião ou tomar uma decisão.
	
		d) 
	Nosso modelo mental sempre está errado. Sendo assim, nunca devemos considerá-lo.
	
		e) 
	A prática de ouvir atentamente a opinião de outras pessoas – por meio de diálogos construtivos, livros, jornais e revistas – pode enriquecer nosso modelo mental.
Pergunta 4 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia atentamente o trecho a seguir.
Grande parte dos resultados que obtemos em nossa vida se deve aos modelos mentais que formamos. Quando conseguimos enriquecer nossos modelos mentais, a ponto de obtermos melhores resultados, devemos apresentá-los, de forma eficiente, por meio da comunicação interpessoal.
A respeito do texto acima, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 4:
	
		a) 
	O resultado da comunicação está unicamente atrelado ao conteúdo e à forma do que está sendo comunicado. Dar sentido à mensagem é responsabilidade do interlocutor.
	
		b) 
	A comunicação mais eficiente é sempre a unilateral, ou seja, aquela na qual uma pessoa fala e a outra somente escuta.
	
		c) 
	O importante é nos comunicarmos, independente do objetivo que queremos alcançar com a comunicação.
	
		d) 
	A autoimagem é o fator que mais impacta na qualidade de nossa comunicação, pois as crenças que possuímos acerca de nós mesmos determinam a forma como nos comunicamos.
	
		e) 
	Para nos comunicarmos com qualidade, o importante é termos confiança. Assim, atingimos o objetivo definido, independente de quem sejam os interlocutores.
Pergunta 5 (0.2 pontos)
 
Salvo
Leia a afirmação atentamente.
A todo momento estamos alterando nosso modelo mental – seja por meio da leitura de um livro, de uma conversa, de uma aula, de um filme, de uma peça de teatro ou por conta de qualquer tipo de experiência que vivenciamos em nossa vida.
Sendo assim, assinale, nas alternativas a seguir, V para verdadeiro e F para falso para marcar quais delas são consideradas boas práticas para enriquecer nosso modelo mental.
I. (  ) Não precisamos prestar atenção em feedbacks a nosso respeito porque não precisamos estar conscientes e nem dar crédito ao que os outros pensam sobre nós.
II. (  ) Existem várias maneiras de enriquecer nossos modelos mentais: ler um bom livro, realizar um curso, assistir a uma palestra ou até mesmo a um filme. Mas um bom diálogo, no qual franqueza e vontade de expansão estejam presentes, poderá fazer uma grande diferença.
III. (  ) Devemos nos preparar para diálogos e questionamentos. Muitas vezes queremos enriquecer nossos modelos mentais, mas não estamos preparados para aceitar questionamentos a respeito deles. Questionamento não é uma contestação ou desafio ao nosso conhecimento, mas interação.
IV. (  ) Busque uma visão interdisciplinar. Como o mundo é moldado por diferentes percepções e, consequentemente, por diversos modelos mentais, a interdisciplinaridade se apresenta como uma ferramenta capaz de promover a interação entre esses diferentes modelos, o que pode ser muito útil para solucionar problemas complexos.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Opções de pergunta 5:
	
		a) 
	V, V, F e F.
	
		b) 
	V, V, V e F.
	
		c) 
	F, V, V e F.
	
		d) 
	F, V, F e F.e) 
	F, V, V e V.

Mais conteúdos dessa disciplina