Buscar

a fuga das galinhas 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Título: A Fuga das Galinhas
2. RELATÓRIO DO FILME 
2.1 Resumo do Filme
Escrito por Karey Kirkpatrick, “A Fuga das Galinhas” retrata o cotidiano de Ginger, uma galinha inconformada com a vida que leva, ao lado de diversas outras companheiras de espécie. Ela quer fugir desse galinheiro aprisionante. E, após inúmeras tentativas frustradas, conhece o galo Rocky, que literalmente cai no local – ele vem voando – e reaquece as esperanças de todos de alcançar um novo mundo, já que se pode voar. Os planos ganham ares dramáticos quando a Sra. Tweedy, a dona do galinheiro, decide mudar os rumos da administração local, afetando diretamente a vida de todas galinhas.
Muito por conta do tema abordado, o filme remete a filmes clássicos de prisão como “Fuga de Alcatraz” “e mesmo “A Lista de Schindler”. Os diretores não hesitam em recriar o clima dos campos de concentração nazistas, evidente no plano geral do galinheiro que revela sua estrutura, nos apertados poleiros em que elas dormem, no som da bota da dona da granja que intimida as galinhas e, claro, quando uma delas é sacrificada simplesmente por não produzir mais.
O clímax da história é reforçado quando a Sra. Tweedy, procurando o aumento de suas margens de lucro, resolve adquirir uma máquina capaz de fazer tortas de galinhas de forma autônoma e expressa. Ela faz com que as galinhas, que antes eram trabalhadores, se tornassem a mercadoria. Esse fator ocorre na sociedade capitalista moderna ao atribuir um valor de troca para a força de trabalho. Com a chegada dos novos equipamentos corre também a mais-valia relativa, que aumentaria — se não fosse o final romântico do filme — o lucro da Sra. Tweedy, dona dos meios de produção. É possível ainda pensar no desemprego estrutural que esse avanço tecnológico geraria em uma produção de larga escala, uma vez que o granjeiro precisou mudar de emprego e se tornar operador da máquina e a relação de mão-de-obra necessária entre os dois empregos é muito menor. Ainda referente ao progresso feito pela Sra. Tweedy, é visto a importância da propaganda quando a mesma declara o motivo de somente o nome dela aparecer na marca: “Os consumidores preferem o toque feminino”. Outra abordagem da declaração é a dissimulação da verdade que busca por meio dessa a exploração do próximo, nesse caso o explorado seria o próprio Sr. Tweedy.
Cinematograficamente, “A Fuga das Galinhas” surpreende por ser lançado em “stop-motion”, frente às outras animações realísticas como Toy Story, Rei Leão e outros. Mas reside justamente aí a grande força dessa animação, que a tornou um enorme sucesso da Dreamworks. Os personagens contaram com pesos pesados da área, como  Aardman Animations Pathé, DreamWorks Animation, Universal Studios, o que conferiu uma qualidade excepcional. A trilha sonora, a cargo de Harry Gregson-Williams., traz de Over the Waves (Sobre as Ondas) até Ave Maria. Um luxo.
2.2 Valores vinculados (relevância para a formação profissional, valores conflitantes com a cosmovisão pessoal). 
“A Fuga das Galinhas” é uma aula de planejamento, estratégia, liderança e trabalho em equipe. Por isso, a produção integra uma lista dos dez filmes que todo mundo que trabalha com administração deveria ver. O que se pode aprender, com este filme, é que sem liderança com propósito, o que resta é a apatia, pois um líder tem de estar atento a todos os detalhes dos projetos e da equipe. Outro fator preponderante para qualquer formação profissional, é que a coragem e persistência são necessários para a formação de qualquer pessoa, principalmente para os que desejam alçar a postos mais elevados. O filme também ensina que parcerias sempre são necessárias, é o motor de uma empresa. E que carisma é fundamental.

Outros materiais