Buscar

A aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A aptidão física é a capacidade de realizar as atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço, está relacionada à saúde e também a pratica de atividades físicas em vários momentos, pois precisamos de muitas das qualidades físicas para executar diferentes tarefas do dia- dia, pois para algo simples como pegar algo que cai é preciso de um mínimo de flexibilidade para poder abaixar e pegar, e cada vez mais vemos pessoas com essa dificuldade por não praticar atividades físicas.
Flexibilidade, Força e Resistência Muscular Localizada Estes três componentes fazem parte da chamada aptidão musculoesquelética. Uma disfunção musculoesquelética que afeta muita gente é a "dor na coluna lombar". Registros históricos destacam que Hipócrates, o "pai da medicina" aventou a hipótese de que o homem apresentava dores na coluna em virtude de seu bipedalismo e da posição ereta em que caminha.
FLEXIBILIDADE NA APTIDÃO FÍSICA 
Flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento, que depende da elasticidade muscular e da mobilidade articular necessária para execução de qualquer atividade física, dentro dos limites morfológicos, sem risco de provocar lesões. A flexibilidade não se apresenta de modo uniforme nas diversas articulações e nos movimentos corporais, sendo comum que sua amplitude máxima seja boa para determinados movimentos e limitada para outros. Por ser algo parte fundamental do movimento do nosso corpo a flexibilidade deve ser vista como algo muito importante e por isso deve se cuidar muito bem do corpo para eu a seu nível de flexibilidade se mantenha estável com o decorrer dos anos.
A falta de flexibilidade pode comprometer e limitar outras desenvolturas do corpo, como por exemplo a força, velocidade, coordenação e ainda diminui a economia do trabalho e aumenta a possibilidade de lesões. A flexibilidade é muito importante para o corpo, pois, aumenta a qualidade e a quantidade dos movimentos, melhora a postura corporal, diminui os riscos de lesões, favorecer a maior mobilidade nas atividades diárias e esportivas. Como valência física ou componente da aptidão física ela é considerada como um importante componente da aptidão física relacionada a saúde e do desempenho atlético.
Considerada como elemento essencial para a funcionalidade do aparelho locomotor humano, a flexibilidade é descrita como uma das variáveis da aptidão física relacionada à saúde e a qualidade de vida, responsável pela execução de movimentos de amplitude angular máxima pelas articulações (Dantas, 1999). Esta capacidade física determina o limite da amplitude de movimento e afeta de maneira significativa à autonomia do indivíduo para a realização das tarefas diárias, a qual apresenta uma inter-relação com os diversos domínios que interferem sobre a qualidade de vida. Para a manutenção ou obtenção de maiores níveis de flexibilidade há a necessidade do emprego de estímulos denominados de Alongamentos, exercícios estes que promovem solicitações de aumento da extensibilidade dos músculos, ligamentos e tendões. Neste sentido, os benefícios obtidos através dos exercícios de alongamento, podem ser dimensionados sobre a esfera da saúde ao desencadear modificações positivas nos parâmetros de qualidade de vida e nos elementos constituintes da aptidão física, na qual destacamos a flexibilidade.

Continue navegando