Buscar

PCC DIDÁTICA TRABALHO

Prévia do material em texto

FABÍOLA OLIVEIRA DA FRANÇA
DIDÁTICA
BRASÍLIA
SETEMBRO/2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 FUNDAMENTAÇÃO 04
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 06
4 REFERÊNCIAS 07
1. INTRODUÇÃO
A educação infantil tem um papel fundamental na formação das crianças, é uma etapa relevante na medida em que proporciona que a criança desenvolva-se integralmente em seus aspectos físicos, emocionais, sociais e psicológicos. Fazendo-se necessária a orientação adequada de maneira que possibilite uma aprendizagem saudável e significativa.
2. FUNDAMENTAÇÃO
No atual momento em que vivemos onde as crianças ocupam cada vez mais seus espaços e suas opiniões são mais respeitadas dentro da Educação Infantil, é muito importante se adaptar ao ritmo delas, pois com tanta tecnologia e acesso fácil a internet elas estão ficando cada dia mais “antenadas”. 
No século XIX o propósito de ensinamentos para as meninas era voltado somente para que ela se tornasse uma dona de casa e fosse uma boa esposa com seu marido, e os meninos eram ensinados a ser o homem da casa cuidando do trabalho pesado e das finanças. 
Agora depois de muita evolução e muitas leis que defendem os direitos das crianças elas têm sua própria voz dentro do ambiente escolar. A criança precisa ser entendida como um ser complexo, onde tem voz e capacidades diversas para aprender.
Considerando o conteúdo da charge apresentada nota-se que a professora não respeitou a opinião de seus alunos e não teve nenhuma didática, pois poderia ter aproveitado dessa situação para que os alunos trouxessem experiências reais das tradições de suas cidades para dentro da aula, assim deixando a aula mais engajada e interessante. 
Pensando nessa situação uma das aulas que despertava muito interesse em mim e nos meus colegas de classe no Ensino Fundamental eram as aulas de ciências, onde trazíamos experiências para dentro da sala de aula comprovando na pratica o que aprendíamos na teoria. Existia na época um projeto do governo, onde haviam sido disponibilizados para as turmas do Ensino Fundamental diversos materiais parem serem utilizados nessas aulas práticas.
Usando como esse exemplo as aulas de ciências, imagino uma turma cheia e animada me aguardando para lecionar esse conteúdo para elas. Acredito que todos já tenham feito a experiência de colocar um feijão sobre um algodão úmido dentro de um copo plástico e vê-lo crescer. É uma experiência muito antiga que é ensinada nas escolas, mas é considerada uma experiência clássica e não pode faltar nas aulas de ciências. 
Disponível em: https://soloinfantil.com/educacao/como-plantar-feijao-no-algodao/ - acesso em: 07 out. 2020-10-07
Se alguns alunos se empolgassem com o conteúdo, como os dois citados na charge, os usaria como auxiliares dessa experiência, instruindo e ensinando aqueles que não conhecessem ainda esse experimento.
Para que esse conteúdo fosse assimilado pelos alunos, seriam apresentados vídeos, conteúdos explicativos e usaria exemplos do dia a dia dessas crianças, como sementes que às vezes caem no solo e crescem novas mudas. E para instigar ainda mais a imaginação, elas poderiam pesquisar em livros, revistas e até na internet com a ajuda de seus pais, novas experiências para serem realizadas na sala.
A avaliação seria feita de acordo com o resultado da experiência, os alunos iriam levar pra casa seu feijão plantado e iriam cuidar com o auxílio de seus pais até o crescimento do pé de feijão.
Uma aula dinâmica depende muito do profissional que vai lecionar e também da sua experiência. Lidar com crianças é um grande desafio que requer muita paciência. 
Olhando para esse futuro a qual me espera para que eu exerça com ética, dinamismo e didática a minha profissão vou usar como “espelho” alguns professores que foram muito especiais na minha vida escolar, que foram conselheiros e respeitosos com todos. Mas em tudo que eu fizer farei com amor, com observação nas necessidades de cada criança e além de tudo com respeito. Não pensando apenas em passar conteúdo, mas em representar algo que traga ensinamentos pra vida toda.
Brincar e experimentar são sempre boas oportunidades para se aprender. 
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
As crianças precisam de uma atenção especial, visando suas necessidades e seus desejos respeitando seu espaço e também suas ideias e opiniões. Disponibilizando para elas um ambiente adequado e profissional preparado, aumentam as chances de estímulo e conhecimento nas crianças. É importante saber e entender que cada criança é única e que apesar de lidar com uma turma que precisa receber o mesmo conteúdo, seus ensinamentos devem ser individuais, pois cada criança carrega sua bagagem. 
4. REFERÊNCIAS
Laboratório de Educação. 5 atividades científicas para fazer com as crianças. Disponível em: https://labedu.org.br/5-atividades-cientificas-para-fazer-com-as-criancas/. Acesso em: 05 out. 2020
Solo Infantil. Como Plantar Feijão no Algodão. Disponível em: https://soloinfantil.com/educacao/como-plantar-feijao-no-algodao/. Acesso em: 07 out. 2020