Buscar

Exercício 2

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 
FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE 
 
Disciplina: Introdução à Ciência dos Materiais 
Professora: Daniele Cruz Bastos - Ensino Remoto Emergencial – 2020/1 
 
Lista de Exercícios – Capítulo 2 
	 
1. Correlacione: (4 pontos) 
	
	(a) Ligação iônica 
	(C) 	Eletronegatividade 	similar, compartilhamento de elétrons. 
	(b) Ligação metálica 
	(B) Os elétrons não se encontram ligados a qualquer átomo em particular e estão livres para se movimentarem ao longo de todo o metal. 
 
	(c) Ligação covalente 
	(A) Ligação predominante nos materiais cerâmicos. 
	(d) Ligação de van der Waals 
	(D) Existem entre virtualmente todos os átomos ou moléculas, mas sua presença pode ficar obscurecida se qualquer um dos três tipos de ligação primária estiver presente. 
2. Marque F (falso) ou verdadeiro (V). (6 pontos) 
(V) O tipo mais forte de ligação secundária, a ligação de hidrogênio, é um caso especial de ligação entre moléculas polares. Ela ocorre entre moléculas nas quais o hidrogênio está ligado covalentemente ao flúor (HF), oxigênio (H2O) ou nitrogênio (NH3). 
(F) Os dois modelos atômicos são o de Bohr e o mecânico-ondulatório. Enquanto a mecânica ondulatória considera que os elétrons são partículas que orbitam o núcleo em trajetórias distintas, no modelo de Bohr eles são considerados semelhantes a ondas, e a posição do elétron é tratada em termos de uma distribuição de probabilidades. 
(V) Também são encontradas forças e energias secundárias ou físicas, em muitos materiais sólidos; elas são mais fracas que as primárias, mas influenciam as propriedades físicas dos materiais. 
(V) A magnitude da ligação de hidrogênio é geralmente maior que aquela para outros tipos de ligação secundária. Assim, as temperaturas de fusão e de ebulição para o HF, H2O e NH3 são anormalmente elevadas para os seus baixos pesos moleculares, como consequência da ligação de hidrogênio. 
(F) As energias atrativa, repulsiva e resultante para dois átomos ou íons não dependem da separação interatômica. 
(V) O percentual de caráter iônico (%CI) de uma ligação entre dois elementos (A e B) depende das suas eletronegatividades. 
1/1

Continue navegando