Buscar

APOL 1 e 2 Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação e Trabalho
1. “A concepção naturalista constituiu-se com as contribuições de pensadores como Roger Bacon, John Locke, David Hume, Johannes Kepler, Immanuel Kant, Isaac Newton e Auguste Comte”. Considerado o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição da “visão naturalista” do ser humano.
C) A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico.
2. “A palavra educação tem sua origem em [um] termo latino para designar o ato de educar, que, segundo o dicionário Aurélio [...] expressa, entre outros significados, o ato de se cultivar algo”. Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define a “visão essencialista” do ser humano.
B) O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
3. “Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”. Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho.
A) Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
4. “No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”. Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X.
D) Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos.
5. “Com a transição da posse da propriedade comum e comunal, ocorre a apropriação privada, ou seja, o produtor deixa de ser proprietário dos meios e frutos do seu trabalho por ser separado da terra, 'seu laboratório natural'”. Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, que instituição  surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta.
B) O Estado.
6. “O perquirir com a razão e a lógica, inclusive as questões da fé, ganha fôlego com Santo Anselmo no século XI e também com Pedro Abelardo no século XII”. Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, qual era o método de ensino e aprendizagem utilizado por Santo Anselmo, século XI, e Pedro Abelardo, século XII? Assinale a alternativa correta.
A) Método escolástico.
7. “De acordo com Severino [...], 'a educação só se realiza mediante práticas de trabalho'”. Considerando o texto acima  e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, o que a Escola herdou da educação da Idade Média? Assinale a alternativa correta.
D) Universidade e a pluralidade de objetos de estudo.
8. “Caracterizada pela divisão de trabalho e poder político, a escola aparece como lócus criado artificialmente para a transmissão de conhecimentos específicos a alguns membros da comunidade”. Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, onde surgiram as primeiras escolas? Assinale a alternativa correta.
B) Egito Antigo e transmitiam ensinamentos de caráter moral e político.
9. “Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”. Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da visão histórico-social do ser humano.
E) O homem é um ser histórico, ao mesmo natural e social.
10. "A partir do século XI, a vida melhorou no ocidente europeu. Também a Ordem de Cister, conhecida como ordem cisterciense, que se estabeleceu no século XI a partir de dissidência da ordem de Cluny, da reforma da Regra de São Bento e do ordenamento a partir de Bernardo de Claraval, teve relevância na educação literária e na introdução de novas tecnologias para a agricultura, o que contribuiu para o avanço na produção de excedentes de alimentos”. Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica,  assinale a alternativa que mostra uma contribuição para a melhoria da vida no Ocidente europeu do século XI.
B) Arado de ferro.
11. “Ao escrever a respeito do trabalho artesanal visto do século XX, Antonio Rugiu [...], em sua obra Nostalgia do mestre artesão, quis assinalar a nostalgia vivida por esse mestre atrás do qual seguiam discípulos, caracterizando uma relação de trabalho e educação [...]”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica sobre o trabalho do mestre artesão no século XX, é correto afirmar que:
B) O mestre era a escola, onde ele se situava virava uma escola
12. “A produção com a utilização de grandes máquinas e sua concentração em aglomerados industriais inclui-se num conjunto de mudanças do final do século XIX e início do século XX”. Considerando o fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar que:
C) A força de trabalho é uma mercadoria, que se troca por todas as mercadorias.
13. “Entretanto, lentas mudanças foram contribuindo para a institucionalização da escola e das universidades, e a necessidade”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, o que buscava a Reforma Pombalina? Assinale a alternativa correta.
C) O nivelamento dos alunos.
14. “Os homens da cidade desprezavam o campo, pareciam menos rústicos, vestiam-se melhor, tinham certamente raciocínio mais rápido e alguns eram letrados”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica,  entre as cidades abaixo, quais eram as duas mais populosas cidades na Europa no século XVIII? Assinale a alternativa correta.
A) Londres e Paris. 
15. “Os estudos desse processo de instalação do capitalismo monopolista apontam seu início para as últimas décadas do século XIX, conforme podemos verificar nos estudos de Hobsbawm, Marx, Engels, Lenin e Almendra, entre outros”. Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o modo de produção capitalista, moldado pelas relações entre o trabalho assalariado/capital na produção de bens.
E) Produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia.
16. “Atenção especial merece o ensino médio no Brasil, considerado, historicamente, como um nível de estudos para a elite”. Considerando o fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta características da Pedagogia Escolanovista.
C) A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem.
17. “O poder exercido, justificado por essa poderosa ideologia e teoria de Estado, implicava o nivelamento das classes”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do fundamento ideológico do Marquês de Pombal:
D) A boa razão.
18. “Na verdade, a flexibilidade se estendeu nos mercados, nos contratos parciais e temporários de trabalho, na ideologia e nas práticas educativas”. Considerando o fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta as características da Pedagogia Tradicional.
E) Preparar intelectual e moralmente os alunos, o conhecimento é repassado como verdade absoluta e a relação professor-aluno é caracterizada pelo autoritarismo.
19. “A inovação surgia dos portos, doshomens e das companhias de negócios, dos centros europeus como Roterdã e Londres e das cortes dos déspotas esclarecidos que buscavam um compromisso entre o absolutismo e as reformas”. A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Trabalho e educação: uma perspectiva histórica, o que defendia o diplomata português Duarte Ribeiro de Macedo? Assinale a alternativa correta.
 C) A introdução das manufaturas.
20. “Do ponto de vista da produção e do trabalho, o final do século XIX e início do XX se caracterizaram pela concentração da produção em grandes fábricas, o que implicou também contingentes de trabalhadores e sua educação”. Baseado no fragmento e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar que:
A) Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial.

Continue navegando