Buscar

Noções sobre Poder Legislativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Poder Legislativo – Aspectos gerais
		A função legislativa da União é exercida pelo CONGRESSO NACIONAL, composto da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Há, no Brasil o BICAMERALISMO[footnoteRef:1], sem a predominância de uma casa legislativa sobre a outra. Entretanto, em relação à INICIATIVA das leis, há certa primazia da Câmara dos Deputados (v. CF, arts. 61, §2o e 64). As competências do Congresso Nacional encontram-se nos arts.48 e 49 da Constituição Federal. O art.50 refere-se à competência da Câmara ou Senado para convocar ministros ou autoridades para prestarem informações. [1: (OAB/163º) O Poder Legislativo dos Estados é constituído sob o regime:
Bicameral;
Unicameral;
Pluricameral;
Multicameral.] 
		2.2. Composição do Poder Legislativo Federal = CONGRESSO NACIONAL[footnoteRef:2] [2: CONSTITUIÇÃO FEDERAL - Congresso Nacional : Art. 44. O Poder Legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Parágrafo único. Cada legislatura terá a duração de quatro anos.
Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
§ 1º - O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.
§ 2º - Cada Território elegerá quatro Deputados.
Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
§ 1º - Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos.
§ 2º - A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços.
§ 3º - Cada Senador será eleito com dois suplentes.
Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.
-------------------------------------------] 
a) Câmara dos Deputados 
	É composta por 513 deputados, representantes do povo (Lei Complementar n.78/1993). Cada Estado-membro e o Distrito Federal terão no mínimo 8 e no máximo 70 deputados, proporcional de acordo com a população de cada Estado.
As competências da Câmara dos Deputados encontram-se no artigo 51 da CF.
b) Senado Federal:
	É composto por 81 Senadores com mandato de oito anos, sendo que cada Estado-membro (são 26 Estados) é representado por três Senadores. O Distrito Federal também é representado por três Senadores. A eleição é majoritária, para a escolha do Senador. Esta representação no Senado é renovada de 4 em 4 anos.
REGIMENTO INTERNO - ÓRGÃOS
		Cada Casa do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, é organizada por um Regimento Interno, que dispõe sobre a organização, funcionamento, criação e extinção dos cargos, funções etc. Esta auto-organização (lei interna) demonstra a independência do Legislativo. A Constituição refere-se às regras sobre os principais órgãos internos da Câmara e do Senado: Mesa, Comissões, Polícia e Serviços Administrativos.
		Composição das Mesas [footnoteRef:3] [3: A Mesa da Câmara dos Deputados e a Mesa do Senado são formadas de: 
A. um Presidente, três Vice-Presidentes, 5 Secretários e 5 Suplentes.
B. um Presidente, dois Vice-Presidentes, 2 Secretários e 2 Suplentes. 
C. um Presidente, dois Vice-Presidentes, 4 Secretários e 4 Suplentes. 
D. um Presidente, um Vice-Presidente, 3 Secretários e 3 Suplentes.] 
		Mesa da Câmara dos Deputados: a sua formação é mencionada no Regimento Interno. Regra geral, compreende: um Presidente, dois Vice-Presidentes, 4 Secretários e 4 Suplentes. O mesmo ocorre com a Mesa do Senado Federal. Para a constituição das mesas impõe-se a representação proporcional dos partidos (art.58, §1o). Os componentes das Mesas serão eleitos para mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente (art.57, §4o).
		A Mesa do Congresso é formada com membro das mesas do Senado e da Câmara, sendo presidida pelo Presidente do Senado (Comissão Mista). Segundo José Afonso, a Mesa do Congresso é constituído pelos membros das Mesas do Senado e da Câmara.

Outros materiais