Buscar

Educação e dislexia

Prévia do material em texto

Durante o estudo a pesquisadora dialoga com os apontamentos da professora sobre o processo de aprendizagem de Tiago. Não haviam definições sobre os tipos de dificuldade apresentadas pela criança, mas o considerava como despreparado para acompanhar a turma e de aprender a ler ou escrever naquele momento.
Embora tenhamos consciência da importância de não reproduzir discursos que funcionem para a manutenção de uma lógica patologizante, durante as reflexões surgem diversas hipóteses sobre as causas das dificuldades e do comportamento apresentado por Tiago, dentre elas a dislexia.
Definida como um transtorno ou distúrbio de aprendizagem nas áreas da leitura e escrita, os efeitos da dislexia geralmente distribuem-se em comportamentais e escolares. Para Alfred Tomatis a dislexia é um problema fundamentalmente auditivo. Segundo a sua obra o fio condutor está no ouvido e a solução estaria em utilizar o circuito sensorial auditivo como recurso terapêutico, através da reeducação do ouvido e da motivação do disléxico a comunicar-se.
No sexto capítulo - El oido, organo de la lectura – do livro Educacion y Dislexia, ele se dedica a explicar, através de aspectos embriológicos, onde já inicia a abordagem da estreita relação entre o ouvido e a boca, e cibernéticos, além de nuances sobre a anatomia, filosofia e neurologia, porque e como a estimulação do órgão auditivo, com a ajuda de filtros, influencia e melhora a leitura do sujeito.

Continue navegando