Buscar

Importância da História para o Ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A valorização da história local está presente nos documentos nacionais da educação. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, diretamente na área de História, a história local e do cotidiano são eixos teóricos que foram tomados como referência para trabalhar a experiência do aluno, dentre outros pontos. Nesse sentido, disserte sobre os motivos pelos quais a história local tem sido indicada como necessária para o ensino.
	Resposta Esperada:
A história local tem sido indicada como necessária para o ensino, pois possibilita compreender o que ocorre próximo ao aluno, identificando o passado em vários espaços de convivência, como escola, casa, comunidade, trabalho e lazer. O papel do ensino de história é valorizar a identidade do aluno, seu espaço, o local onde mora, reconhecendo as personalidades do meio em que vive, as atuais e as do passado e fazer uma ponte entre as questões políticas e econômicas que envolvem a história local. É preciso que se observe, tome cuidado em não evidenciar somente uma classe dominante, mas as várias classes que compõem a história local, tendo como base a memória familiar, das festas, do trabalho.
	2.
	A humanidade passou e passa por diversas transformações, que são determinantes para que se possa construir e reformular a caminhada da humanidade. Na contemporaneidade também não é diferente, estamos a todo instante construindo e reformulando nossa maneira de viver, ver e compreender nossa vivência com os outros e a nós mesmos. Com isso, vamos considerar os grandes períodos da História, cada qual com suas particularidades. Disserte sobre os elementos determinantes do período pré-histórico.
	Resposta Esperada:
A Pré-História é o período que vai do surgimento dos seres humanos ao surgimento dos códigos  sistematizados da escrita. Este período está dividido em Paleolítico e Neolítico. O paleolítico refere-se à pedra, também chamada de Idade da Pedra Lascada. Neste período, os seres humanos que ali viviam mantinham a alimentação com a pesca e a coleta. O primeiro representante do homem tem o nome de Homo habilis, que possuía a habilidade no feitio de utensílios de pedra, além de madeira e ossos que também era utilizados na confecção dos objetos. Nestas construções de objetos, o homo habilis construía lanças, pedras cortantes, raspadores que serviam como facas. Neste período, o homo habilis conseguiu apropriar-se do fogo, sendo que os detentores deste elemento natural determinaram mudanças significativas nos grupos humanos, sendo elas o ato de afugentar animais, ter luz à noite, aquecer-se, cozinhar seus alimentos. Um fator interessante é que o ato de assar a carne auxiliava o homo na digestão. Já no Período Neolítico, também considerado como Idade da Pedra Polida, ocorreram grandes avanços como a descoberta da roda, as novas formas de conseguir o alimento através da agricultura e o pastoreio. Ocorre também a apropriação das técnicas de plantio, a observação dos fenômenos naturais para obterem uma boa produção de alimentos através da semeadura. Aparece também uma melhora na qualidade de vida  desses grupos, ocorrendo o aumento da população e da vida em comunidade. Já no final deste período ocorre a apropriação da técnica da metalurgia, quando o homem passa a trabalhar com o metal, conseguindo assim a fabricação de instrumentos como pá, enxada, arados, entre outros instrumentos.
	1.
	A música é um importante recurso para o ensino de história, pois, muitas vezes, suas letras abordam questões polêmicas relacionadas à política, à sociedade, à economia e às condutas humanas como um todo, tanto boas quanto ruins. A partir desta informação, dê exemplos de como o professor pode trabalhar a história em sala de aula, por meio da música.
	Resposta Esperada:
O professor pode utilizar este recurso, em sala de aula, para: 1) introduzir temas; 2) fomentar discussões e debates acerca do que dizem ou querem dizer as letras; 3) incentivar reflexões, acerca da história antiga e atual de nosso país; 4) filosofar a respeito do significado que certas palavras carregam em determinadas canções, dependendo da época; 5) desenvolver o espírito crítico e de investigação nos alunos a respeito do país em que vivem; 6) explorar os contextos musicais de acordo com o período histórico em que foram escritas; 7) estimular a compreensão e o respeito dos alunos às diferentes manifestações da sociedade.
	2.
	Desde o momento de nosso nascimento, já estamos marcando e fazendo História. A História é um elemento de extrema necessidade, pois ela nos dá a possibilidade de observarmos os acontecimentos do passado para que possamos compreender quais ações/atitudes foram tomadas e o porquê. Nesta perspectiva, a História é escrita a todo instante. Disserte sobre o porquê de a história ser vivenciada e estudada.
	Resposta Esperada:
A História é elementar para a vida do ser humano. Ela estuda as sociedades, que é formada pelo homem em seus diferentes tempos. Com a História podem ser determinadas as diversas formas de cultura, suas transformações, a maneira de viver, dando assim a possibilidade de reconhecermos no passado o nosso presente, e tentar modificar nosso futuro.
É preciso perceber que a História é necessária também pois ela não é igual a todos, existem inúmeras diferenças em sua interpretação e vivência, bem como em sua compreensão, dando margem a diversas interpretações. Esta é uma das riquezas e necessidade de estudarmos História.

Outros materiais