Buscar

Resumo Processo saúde-doença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definição de saúde: resposta do indivíduo no reajustamento do corpo aos estímulos negativos do meio, tendendo ao equilíbrio. Ausência de doença? Não necessariamente.Tbm completo bem estar físico, mental e social, que é direito de todos (constituição)
A saúde possui as marcas do seu tempo .Reflete a conjuntura econômica, social e cultural de uma época e lugar. Reconhecer sua historicidade significa compreender que sua definição e o estabelecimento de práticas dependem do grau de conhecimento disponível em cada sociedade.
A saúde é entendida por referência à possibilidade de enfrentar situações novas, pela “margem de tolerância ou de segurança que cada um possui para enfrentar e superar as infidelidades do meio”. A ameaça da doença é, portanto, um dos elementos constitutivos da saúde. A saúde, por sua vez, envolve muito mais que a possibilidade de viver em conformidade com o meio externo, implica a capacidade de instituir novas normas. 
Há uma parte do corpo humano vivo que é inacessível aos outros e acessível a seu titular. Saúde não é um conceito científico, e sim um conceito vulgar e uma questão filosófica. Vulgar não no sentido de trivial, mas simplesmente comum, ao alcance de todos,isto é, capaz de ser enunciado por qualquer ser humano vivo.
DOENÇA : Desajustamento corpo causado pelo meio ambiente externo ou meio ambiente interno ou a junção dos dois. (ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo).
· Ausência de reação aos estímulos
Até meados do século XVIII, a doença era vista como uma entidade que subsiste no ambiente como qualquer outro elemento da natureza. Por influência de outros campos disciplinares, como a botânica, as doenças foram agrupadas em um sistema classificatório fundado nos sintomas.
· O hospital tbm transforma-se em espaço de produção de conhecimento e ensino para os médicos-aprendizes.
· O ‘olhar munido’ ( não so de instrumentos e técnicas, mas, principalmente, de teoria) parte em busca de evidências empíricas, e o exame físico mostra a mudança na estrutura dos tecidos: a cada sintoma corresponde uma lesão. A doença, então, transforma-se em patologia (alteração ou à disfunção de processos biológicos e/ou psicológicos).
· Se até meados do século XIX a doença epidêmica era relacionada ao tato e ao olfato - devido à associação da lepra com o contato/contágio e da peste com as alterações atmosféricas -, com o nascimento da clínica a visão passa a ser o principal sentido mobilizado na compreensão da doença.
Essa profunda transformação na forma de conceber a doença irá assentar as bases do sistema teórico do modelo biomédico, cuja força explicativa é responsável pela sua presença até os dias de hoje.
 Definição de modelo biomédico: caracterizado pela ênfase nos aspectos biológicos, individuais e pela abordagem mecanicista, esse modelo passa a fragmentar o corpo em sistemas, órgãos, tecidos e células, estruturando um conhecimento cada vez mais especializado sbre cada função disfunção orgânica. Os extraordinários avanços da medicina nos últimos 50 anos atestam sua capacidade indubitável de análise e de produção de tecnologias
Saúde publica: 
BR: A história dos cuidados com saúde do brasileiro; filantropia. Mais ainda pelo cunho filantrópico religioso do q caridade. As pessoas era atendidas pelas instituições e médicos filantropos. Paralelamente a isso, o Estado fazia algumas ações de saúde diante de epidemias, como ações de vacinação e/ou saneamento básico. Assim ocorreu no final do século XIX e início do século XX com o saneamento do RJ e a grande campanha de vacinação contra varíola. -> Revolta da vacina
Às vezes se esquece de que o maior objetivo da saúde é impedir que as pessoas adoecessem (foco na prevenção) e não curá-las.
“Dever do Estado de garantir q a saúde consista na formulação e execução de políticas econômicas e sociais q visem à redução de riscos de doenças e de agravos e no estabelecimento de condições q assegurem acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.
Promoção da Saúde, segundo glossário do Ministério da Saúde, é o “processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo...indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente”. Mais comumente, dizemos q promover a saúde é trabalhar nas causas do adoecer, com participação efetiva das pessoas como sujeitos e atores de sua própria vida e saúde.
Determinantes sociais da saúde:
Os determinantes sociais da saúde incluem as condições gerais - socioeconômicas, culturais e ambientais- de uma sociedade, e se relacionam com as condições de vida e trabalho de seus membros, como habitação, saneamento,ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação, incluindo também a trama das redes sociais e comunitárias. 
· Produzir conhecimentos e informações sobre as relações entre os determinantes sociais e a situação de saúde, particularmente as iniquidades de saúde;
· Promover e avaliar políticas, programas e intervenções governamentais e não-governamentais realizadas em nível local, regional e nacional, relacionadas aos determinantes sociais de saúde
· Atuar junto a diversos setores da sociedade civil para promover uma tomada de consciência sobre a importância das relações entre saúde e condições de vida e sobre as possibilidades de atuação para diminuição das iniquidades (q se opõe a equidade) de saúde .(dminuir sua desigualdade no campo da saúde)
O processo saúde doença é multifatorial:
Tem se: agente etiologico vio/nao bio
Hospedeiro/suscetível
Meio ambiente sna: social, natural e artificial.

Continue navegando