Buscar

Apol 2 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Quanto ao EBITDA (Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization), EBIT (Earning Before Interests and Taxes) e NOPAT (Net Operating Profit After Taxes):
I – Os cálculos do EBITDA, EBIT e NOPAT possuem como finalidade a apresentação da situação econômico-financeira da organização de forma mais aprofundada. Dessa forma o EBITDA não é impactado pelos impostos sobre o lucro, como o Imposto de Renda e Contribuição Social.
II – No que tange ao desempenho empresarial podemos afirmar que o EBITDA está associado ao fluxo de caixa operacional da organização.
III - O EBITDA, EBIT e NOPAT além de serem índices de lucratividade, também indicam a geração efetiva de caixa em um determinado período.
IV – Enquanto o EBITDA pode ser considerado o lucro operacional, o EBIT pode ser considerado o lucro por atividade.
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	I e IV, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	II, III e IV, apenas.
=> Você acertou! 
Alternativa B - Apostila 6: Tópicos Especiais – Rota 2: Medidas mais recentes de avaliação de desempenho (EBITDA –Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, EBIT, NOPAT). 
 
Justificativa 
I – Correta– É correto afirmar que o imposto sobre lucro não influenciam o valor do EBITDA. 
II – Correta – O EBITDA inclui todos os componentes operacionais, desde receitas auferidas a despesas incorridas, permitindo assim visualizar a performance organizacional. 
III- Errada - O EBITDA, EBIT e NOPAT não são índices de lucratividade, e sim de desempenho. Além disso, os mesmos não indicam geração efetiva de caixa, já que os dados são extraídos da Demonstração do Resultado, apontando assim o regime de competência. 
IV – De forma geral o EBITDA representa a geração operacional de caixa, enquanto o EBIT apresenta o lucro por atividade ao considerar os efeitos contábeis (ao incluir a depreciação e amortização).
Questão 2/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Marque os itens abaixo relacionados com os prazos médios de rotação como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida, assinale a sequência correta.
I – Quanto maior for à rotação de estoques maior será o seu prazo de reposição. F 
II - Quanto maior a rotação de créditos, menor será o prazo de recebimento das vendas. V
III – Quanto menor a rotação de débitos/pagamentos, maior é o prazo de pagamento. V
IV – A empresa deve reduzir ao máximo a rotação de contas a receber, reduzindo ao máximo o prazo médio de recebimento das vendas. F
A sequência CORRETA é:
	
	A
	F, V, F, V.
	
	B
	V, F, F, V.
	
	C
	V, F, V, F.
	
	D
	F, V, V, F.
	
	E
	F, F, V, F.
· Impressão Aula 5 págs. 15 e 16
· I – F = Rotação de Estoque: indica quantas vezes o estoque se renova em determinado período. Quanto maior a rotação do estoque, menor será o seu prazo de reposição, portanto, mais rapidamente ele retorna em forma de dinheiro para repor (ou produzir) aqueles itens vendidos, e recolocálos na nova composição de estoques.
· II – V = Rotação de Créditos: este índice averigua quantas vezes os créditos foram renovados no período considerado. Está relacionado ao prazo médio de recebimento das vendas. Quanto maior a rotação de créditos, menor será o prazo de recebimento das vendas e vice-versa. Portanto, a empresa deve aumentar o mais que possível a rotação das contas a receber, reduzindo ao máximo o prazo médio de recebimento das vendas.
· III – V = Rotação de débitos: este índice verifica o número de vezes em que os débitos assumidos com fornecedores de matérias primas, produtos ou mercadorias foram renovados no período considerado. Está relacionado ao prazo médio de pagamento a fornecedores. Quanto menor a rotação de débitos, maior é o prazo de pagamento das compras e vice-versa. A empresa deve, portanto, reduzir ao máximo a rotação de débitos e mantê-la inferior à rotação de créditos para que a empresa primeiro receba, para depois pagar seus compromissos.
· IV - F - A empresa deve, portanto, reduzir ao máximo a rotação de débitos e mantê-la inferior à rotação de créditos para que a empresa primeiro receba, para depois pagar seus compromissos.
Questão 3/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Determinada empresa apresenta os seguintes dados:
Com base nas informações acima, pode-se afirmar que:
I – O endividamento geral aumentou no período considerado.
II – O giro de seu ativo diminuiu no período considerado.
III – O endividamento geral se manteve estável.
IV – O giro de seu ativo aumentou no período considerado.
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	I e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II apenas.
Questão 4/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A empresa de confecção de calçados Pague Menos Ltda. apresenta um Prazo Médio de Rotação dos Estoques (PMRE) de 40 dias, um Prazo Médio de Recebimento de Vendas (PMRV) de 30 dias e um Prazo Médio de Pagamento de Compras (PMPC) de 20 dias. Com base nessas informações é correto afirmar:
I – O ciclo econômico da empresa é de 40 dias. V
II – O ciclo operacional é menor do que 60 dias. F
III – O ciclo financeiro é inferior a 50 dias. F
IV- O ciclo operacional é de 70 dias. V
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	I e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e III, apenas.
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
· Impressão Aula 5 págs. 4 e 5.
· Econômico = É o período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja, inicia-se com a compra da mercadoria e encerra-se com a sua venda. Este ciclo é o giro de estoques, ele nos diz quanto tempo a empresa está demorando a girar seu estoque. Quanto maior for este, mais lento será seu giro, ocasionando inclusive uma possível insuficiência crônica de caixa, forçando a captação sistemática de recursos de terceiros comprometendo a saúde financeira da empresa.
· Financeiro = Tem início com o desembolso de numerário para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e se encerra com o recebimento relativo à venda desta. Este é o ciclo de caixa; o reflexo do Ciclo Econômico se dará neste ciclo. Se o giro do estoque é lento, primeiro a empresa pagará, para então receber, ocasionando desembolso desnecessário.
· Operacional = Representa os dois ciclos juntos, iniciando-se quando da compra da mercadoria e encerrando-se quando da venda ou do recebimento dos recursos da venda.
Você acertou! 
· Alternativa A - Apostila 5: Índices de Atividade – Rota 1: Ciclo operacional, ciclo econômico e ciclo financeiro. 
Justificativa 
· Ciclo Econômico: Este ciclo corresponde ao tempo em que a mercadoria permanece no estoque, dessa forma é igual ao um P razo Médio d e Rotação do s Estoques (PMRE) de 40 dias. 
· Ciclo Operacional: este ciclo compreende o período entre a venda do produto e o recebimento do cliente, ou seja, o ciclo econômico somado ao Prazo Médio de Recebimento de Vendas= 40 +30 = 70 dias. 
· Ciclo Financeiro: Este ciclo corresponde ao tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento de vendas = 40+ 30 – 20= 50 dias. 
Questão 5/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Considere as informações do Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados da empresa Exemplo S.A.
Com base nas informações apresentadas julgue os itens a abaixo: 
I – O Giro de Ativo é 0,11.
II – A Margem Líquida é de 60%.
III – A Margem Operacional é de 25%.
IV – A Margem Operacional é de 36%.
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	I e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	II e III, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 6/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Acerca do patrimônio, marque os itens como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida, assinale a sequência correta.
I – O quociente de Imobilização do Patrimônio Líquido reflete a capacidade de pagamento da organização. F
II – A relação
entre o grupo de contas imobilizado, investimentos e intangível e o patrimônio líquido é um indicador de análise do tipo de quanto menor melhor. V
III – Um índice de imobilização do patrimônio alto tem como consequência uma liquidez geral escassa. F
IV – A Imobilização de Recursos Não Correntes que indica quanto dos recursos não correntes foram convertidos em ativos de natureza permanente. V
A sequência CORRETA é:
	
	A
	F-F-V-V.
	
	B
	V-V-F-V.
	
	C
	V-F-V-F
	
	D
	F-F-F-V.
	
	E
	F-V-F-V.
· Impressão Aula 4 págs. 15 ate 17.
· Imobilização do Patrimônio Líquido = Quanto a empresa aplicou no Ativo Imobilizado para cada $ 100,00 de Patrimônio Líquido. Quanto menor, melhor.
· Imobilização dos recursos não correntes = Que percentual dos recursos não correntes foi destinado ao ativo imobilizado. Quanto menor, melhor.
Questão 7/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
No início do ano de 2017 um novo diretor assumiu a chefia da controladoria da empresa Cia Comercial S.A. O mesmo solicitou a um de seus gerentes um relatório baseado no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado da empresa do exercício anterior, de onde foram extraídas as seguintes informações:
> O ativo imobilizado está completamente depreciado desde o ano anterior, e nenhum outro bem foi adquirido neste ano, não gerando depreciação no ano;
> O resultado operacional foi o maior dos últimos cinco anos, a Receita Bruta Operacional alcançou o valor de R$ 8.000.000,00, e mesmo considerando o impacto da tributação o saldo é positivo;
> O Lucro Líquido também foi positivo, e contabiliza um percentual 15% superior ao ano anterior. E,
> A empresa não contabilizou nenhuma amortização no ano.
Levando em consideração que o novo diretor prefere utilizar medidas mais recentes de avaliação de desempenho, é correto afirmar que a empresa apresentou ao final do exercício de 2016.
	
	A
	EBITDA = EBIT > NOPAT.
	
	B
	EBITDA = EBIT = NOPAT.
	
	C
	EBITDA > EBIT.
	
	D
	EBITDA < EBIT.
	
	E
	EBITDA = NOPAT.
· O EBITDA – Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization (em protuguês Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consiste em um indicador bastante usado na avaliação de empresas de capital aberto.
· Esse indicador é bastante parecido com um outro indicador, o EBIT -  Earning Before Interest and Taxes (em português Lucros antes de juros e imposto de renda). A diferença é que os valores do EBITDA são maiores que o do NOPAT - Net Operating Profit After Taxes (em português Lucro operacional líquido após os impostos).
Explicação:
· O EBITDA é igual ao EBIT porque não existe nenhuma despesa com depreciação e amortização. Tais valores são maiores do que NOPAT, já que o mesmo leva em consideração os impostos.
· Sendo assim, a resposta correta é a alternativaa) EBITDA = EBIT > NOPAT.
Questão 8/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Os dados abaixo servirão de base para a questão.
Analisando os dados apresentados é correto afirmar que:
I – A Imobilização do Patrimônio Líquido no ano de 2015 é superior a Imobilização dos Recursos Não Correntes.
II - Imobilização dos Recursos Não Correntes no ano de 2016 é inferior a Imobilização do Patrimônio Líquido.
III - A Imobilização do Patrimônio Líquido é igual a Imobilização dos Recursos Não Correntes no ano de 2016.
IV- Imobilização dos Recursos Não Correntes no ano de 2015 é inferior a Imobilização do Patrimônio Líquido.
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	I e IV, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I, III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 9/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Considere as informações a seguir:
Acerca da situação financeira da empresa é correto afirmar:
	
	A
	A liquidez corrente manteve-se constante.
	
	B
	Houve aumento na liquidez corrente.
	
	C
	Houve o aumento da necessidade do capital de giro.
	
	D
	Houve aumento no capital circulante líquido.
	
	E
	Houve aumento no saldo de tesouraria.
Questão 10/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
O novo controller do “Giro Rápido” S.A. buscando identificar a situação econômica e financeira em que a organização se encontra, solicitou algumas informações a um de seus gerentes. Ao final do estudo ele recebeu em mãos os seguintes dados:
• O giro (ou rotação) anual de recebimento de vendas ocorre 15 vezes ao ano;
• As matérias-primas têm permanecido estocadas por 20 dias e são necessários outros 10 dias para transforma-las no produto final pronto para venda; e
• O prazo médio de pagamento de compras é 50% superior ao prazo médio de recebimento de vendas.
Com base nas informações apresentadas julgue os itens a abaixo: 
I – O ciclo financeiro é negativo.
II – O ciclo econômico é maior do que o ciclo financeiro.
III – O ciclo operacional é de 45 dias.
IV – O ciclo econômico é de 30 dias. V
Estão CERTOS os itens:
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I, II e IV, apenas.
	
	C
	I, II, III e IV.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
· Impressão Aula 5 págs. 4 e 5.
· Econômico = É o período em que a mercadoria permanece nas dependências da empresa, ou seja, inicia-se com a compra da mercadoria e encerra-se com a sua venda. Este ciclo é o giro de estoques, ele nos diz quanto tempo a empresa está demorando a girar seu estoque. Quanto maior for este, mais lento será seu giro, ocasionando inclusive uma possível insuficiência crônica de caixa, forçando a captação sistemática de recursos de terceiros comprometendo a saúde financeira da empresa.
· Financeiro = Tem início com o desembolso de numerário para a aquisição da mercadoria que será revendida pela empresa e se encerra com o recebimento relativo à venda desta. Este é o ciclo de caixa; o reflexo do Ciclo Econômico se dará neste ciclo. Se o giro do estoque é lento, primeiro a empresa pagará, para então receber, ocasionando desembolso desnecessário.
· Operacional = Representa os dois ciclos juntos, iniciando-se quando da compra da mercadoria e encerrando-se quando da venda ou do recebimento dos recursos da venda.
· O giro (ou rotação) anual de recebimento de vendas ocorre 15 vezes ao ano;
· • As matérias-primas têm permanecido estocadas por 20 dias e são necessários outros 10 dias para transforma-las no produto final pronto para venda;
· • O prazo médio de pagamento de compras é 50% superior ao prazo médio de recebimento de vendas.
· PMRE = ciclo econômico = 30 dias (20+10)
· PMRV = 24 dias (360/PMRV = 15 --> PMRV = 24)
· PMPC = 24 + 50% = 36
· Assim, temos que:
· Ciclo operacional = ciclo econômico + PMRV = 30 + 24 = 54
· Ciclo financeiro = ciclo operacional - PMPC = 54 - 36 = 18
Resposta: E) II e IV, apenas.
Questão 1/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
Com base em informações extraídas do balancete de verificação da empresa Alfa Ltda. apurado em 31 de Dezembro de 2016 e demonstrado a seguir, responda a questão:
Sabendo que o estoque inicial em 1° de Janeiro de 2016 era de R$ 47.500,00, que o estoque final é o de 31 de Dezembro de 2016 e que o total de compras foi de R$ 325.250,00, assinale a alternativa que indica os Prazos Médios de Renovação dos Estoques (PMRE):
OBS: utilize a fórmula do CMV para o cálculo do custo das mercadorias vendidas:   CMV = Estoque Inicial + Compras - Estoque Final.
Nota: 10.0
	
	A
	80 dias.
	
	B
	59 dias.
	
	C
	67 dias.
Você acertou!
Alternativa C - Apostila 5: Índices de Atividade – Rota 2: Prazos Médios de Renovação de Estoques (PMRE).
Justificativa
Estoque médio = (estoque inicial + estoque final) /2
Estoque médio = (47.500 + 66.500) / 2
Estoque médio = R$ 57.000,00
CMV = Estoque inicial + Compras – Estoque final
CMV = 47.500 + 325.250 - 66.500
CMV = R$ 306.250,00
PMRE= 57.000,00 / 306.250,00 * 360
PMRE=67 dias
	
	D
	71 dias.
	
	E
	63 dias.
Questão 6/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A empresa Geringonça Ltda. apresentou os seguintes valores em seu Balanço Patrimonial de 2016:
Com
base nas informações apresentadas julgue os itens a abaixo: 
I – O endividamento em relação ao Patrimônio Líquido é igual a 100%.
II – A composição do endividamento é superior a 50%.
III – O percentual de capital de terceiros é superior ao capital próprio.
IV – O endividamento geral é inferior a 50%.
Estão CERTOS os itens:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II, apenas.
	
	B
	I e IV, apenas.
	
	C
	I, II e III, apenas.
	
	D
	II e IV, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Você acertou!
Alternativa E - Apostila 4: Índices de Rentabilidade e de Estrutura de Capital – Rota 4: Indicador de Endividamento Geral, Indicador de Composição do Endividamento e Indicador de Participação de Capital Terceiros.
Justificativa
I – Errada - Endividamento em relação ao PL: (passivo circulante + passivo não circulante) / Patrimônio Líquido= 120% 
O endividamento em relação ao Patrimônio Líquido é maior do que 100%.
II – Correta - A fórmula da Composição do Endividamento é: (Passivo Circulante / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante)) x 100
Onde: 26000/480000= 54%
A composição do endividamento é maio do que 50%.
III – Correta – O ativo total corresponde a R$ 88.000,00 enquanto o patrimônio líquido (capital próprio) é de R$ 40.000,00 e a soma do passivo circulante e não circulante corresponde a R$ 48.000,00.
IV – Errada - A fórmula do Endividamento Geral é ((Passivo Circulante +Passivo Não Circulante) / Ativo Total) x 100
Onde= 48000/88000= 55%
O endividamento geral é maior que 50%.
Questão 3/10 - Análise de Demonstrativo Financeiro e Indicadores de Desempenho
A questão a seguir é baseada na empresa Alfa S.A:
Levando em consideração a importância da análise financeira da organização, assinale o valor CORRETO do EBITDA (Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization), EBIT (Earning Before Interests and Taxes) e NOPAT (Net Operating Profit After Taxes), respectivamente nesta ordem.
Nota: 10.0
	
	A
	R$ 110.250,00; R$ 87.750,00; R$ 85.000,00.
	
	B
	R$ 132.750,00; R$ 110.250,00; R$ 107.500,00.
	
	C
	R$ 130.000,00; R$ 107.500,00; R$ 104.750,00.
	
	D
	R$ 158.000,00; R$ 135.500,00; R$ 99.562,50.
Você acertou!
Alternativa D - Apostila 6: Tópicos Especiais – Rota 2: Medidas mais recentes de avaliação de desempenho (EBITDA –Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, EBIT, NOPAT).
Justificativa
EBITDA = Resultado líquido + despesas financeiras + despesas de depreciação + imposto de renda
EBITDA: R$ 99.562,50 + R$ 2.750,00 + R$ 22.500,00 + R$ 33.187,50 = R$ 158.000,00
EBIT = Resultado líquido + despesas financeiras + imposto de renda
EBIT: R$ 99.562,50 + R$ 2.750,00 + R$ 33.187,50 = R$ 135.500,00
NOPAT = Resultado Operacional Líquido
NOPAT = R$ 99.562,50

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando