Buscar

exercio de fixação cintia

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
LISTA DE FIXAÇÃO 
DE EXERCÍCIO
Nome: Mikaele Antunes Motta Lima 
Matricula: 201908072717
Suponhamos que você seja contratado para ministrar um curso para uma equipe sobre liderança. Como você definiria o que é liderança para esta equipe?
A liderança é habilidade de um líder que influencia pessoas a trabalhar de uma forma motivada, conseguindo atingir os objetivos da empresa.
Porque é importante um autoconhecimento para se tornar uma boa liderança? O autoconhecimento é assencial para uma boa liderança, o líder precisa entender e estar confortável com o fato de que cada profissional produz e aprende de uma forma diferente e que nem sempre os processos serão conduzidos do mesmo jeito por todos da equipe
Quais são as diferenças e semelhanças entre um gestor e um líder?
Gestor geralmente é uma forma mais fria de abordagem ao senso coletivo de guiar uma equipe, eles delegam e atribuem deveres, são responsáveis pelo presente da empresa, se organizam e planejam para bater as metas, demandam respeito, obtêm resultados apesar das pessoas às vezes traçam metas que são inatingíveis para a equipe. 
Já os líderes são definidos pela habilidade de alguém oferecer inspiração e encorajamento, para que outros trabalhem duro e alcancem resultados mais eficientes. Eles mostram como é feito e dão suporte a sua equipe com o apoio para que tenha sucesso, estão focados na missão e estão interessados no panorama geral; Os lideres são responsáveis pelo futuro da empresa, focam na construção de equipes treinando seus funcionários para crescer e expandir; Colocam novas direções já que seu foco é criar novos caminhos; Comandam respeito, eles geralmente dão muita importância e valores éticos. 
Quais são os principais estilos de liderança?
Temos a liderança autocrática, liderança democrática, liderança liberal, liderança coaching e a liderança situacional. 
Explique, com suas palavras, o que é liderança situacional.
São a relação entre liderança, motivação e poder, em que o líder avalia frequentimente seus colaboradores e alterando o estilo de liderança sendo ela dinâmica ou flexível 
Quais competências e Habilidades devem ter um líder ideal? 
As competências para ser um líder ideal é ter uma visão estratégica, capacidade analítica, capacidade de liderar e inspirar pessoas, criatividade, é saber treinar com eficiência novos colaboradores, ter conhecimento técnico de administração, clareza dos objetivos a serem alcançado, reconhecimento dos fatores motivacionais na visão organizacional, comunicação aberta e constante, e ter inovações.
O líder deve ter habilidade de ser autoconsciente, tem que ter confiança, empatia, saber delegar tarefas, saber dar e receber feedback, habilidades de comunicação,e ter consistência.
Redija um texto explicando os 5 principais elementos da Inteligência Emocional de acordo com Daniel Goleman.
Inteligência Emocional é a principal razão da eficácia de pessoas que apresentam desempenho excelente nos cargos que ocupam. E Goleman explica por quê. Segundo ele, a maioria das situações de trabalho e da vida é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Portanto, aquelas que possuem qualidades como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de alcançar o sucesso. Segundo o psicólogo, a Inteligência Emocional pode ser categorizada por quatro habilidades o  autoconsciência, autogestão, empatia e habilidade social. 
É possível desenvolver competências Emocionais em Líderes? Como?
Sim! Se líder começar a trabalhar com sua autoconfiança, empatia, autoconfiança, autocontrole e capacidade de escuta,ele desenvolve sim uma competência emocional.
Qual o impacto, para a equipe, de um líder que não é emocionalmente inteligente?
A maioria dos líderes frequentemente enfrenta situações estressantes, geralmente tem efeitos desastrosos na produtividade da equipe, deixando os profissionais muito distraídos com esse medo para se concentrar no trabalho e no vínculo. 
Quando um líder não tem controle sobre suas próprias emoções e reage inadequadamente, a maioria de seus colaboradores tende a se sentir nervosos em contribuir com suas ideias e sugestões, por medo de como o líder reagirá. 
A maioria dos gestores lida com conflitos, e um líder que não esteja informado sobre as emoções dos colaboradores, muitas vezes, terá dificuldade em reconhecer o motivo da briga e lidar com a resolução dela.
Explique feedback e feedfoward.
Feedback é uma avaliação. É nada mais do que um retorno que proporciona ao ouvinte entender melhor os pontos fortes e fracos de suas ações, permitindo a ele realizar os ajustes necessários, além de rever condutas e potencializar o que vem dando certo. Podemos entender ainda o feedback como um olhar sobre o presente para construir um futuro melhor. Temos o feedback positivo, o negativo e o construtivo.
Feedfoward se baseia para orientar as pessoas sobre as habilidades que precisam ser desenvolvidas. Tem como função buscar aperfeiçoar o potencial de cada profissional. E, assim, monitorar o processo de desenvolvimento para o futuro. Para aplicar o feedforward, é importante que o diálogo seja uma prática constante e efetiva na organização. Quando a empresa possui os canais e uma política de comunicação para colaboradores voltada para a promoção de melhorias e reconhecimentos, tanto o feedback quanto o feedforward são eficazes em seus propósitos. No feedforward não há espaços para que fatos do passado se façam presentes na conversa. Esta ferramenta leva em consideração quem você é hoje e quem você quer ser no futuro.
Porque é importante que o líder tenha uma comunicação assertiva?
Forma de comunicação que permite que falemos nossas verdades. Então, podemos afirmar que ser assertivo é fundamental para qualquer ser humano, em qualquer lugar que esteja desde que tenha como objetivo posicionar-se e ser verdadeiro.
A assertividade traz inúmeros benefícios, desde a melhora do clima até o aumento da produtividade, com melhora no desempenho dos colaboradores e maior rapidez nas tomadas de decisão. Para o colaborador, sente-se importante, respeitado, forte, importante e capaz. Para o líder, então, a assertividade é fundamental em quase todas suas ações
Defina Coaching com suas palavras.
É um processo que ajuda as pessoas a desenvolver mudanças positivas, é tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória
Como o trabalho de coaching pode fazer diferença na vida de um coachee? 
A consultoria ou o profissional que dá o coaching pode ser contratado por diferentes motivos, como acelerar a capacitação dos profissionais que trabalham na empresa, mudança de segmento, aumento de concorrência, crescimento rápido do negócio, queda de lucratividade ou produção, desmotivação de equipes, necessidade de reestruturação, dificuldade de mudança de fase ou sucessão empresarial.Além de treinar e orientar, o processo pode ajudar na definição de metas, apresentando possíveis maneiras de cumpri-las. 
Explique o que é um coach executivo e a diferença dos outros tipos de coach.
O Coaching Executivo é voltado ao mundo empresarial, alinhamento de estratégias, identificação de missão, visão e valores, desenvolvimento de organizações, executivos, colaboradores e profissionais em cargos de liderança. Trata-se de uma metodologia que é utilizada com o objetivo de preparar, principalmente, líderes, gestores e demais profissionais que ocupam cargos de gestão, como CEOs e executivos, para alinharem suas habilidades e competências àquelas que a organização espera deles. Também temos Coaching de vida: Processo desenvolvido para a pessoa ter uma melhor qualidade de vida, tanto para o desenvolvimento pessoal como no planejamento de vida. Normalmente é buscado por qualquer pessoa que pretenda alcançar determinado objetivo.
Coaching de carreira: O coaching de carreira atua com profissionais para que se desenvolvam e possam ser orientados para novas oportunidades.
Leader coach: Treinamento para líderes desenvolvido para que as competências de um coachsejam adquiridas. Entre elas estão a empatia, perguntas estratégicas, feedback, condução de processos, ser líder servidor e escutar ativamente.
Team coaching: O coaching de equipes atua no desenvolvimento e maximização do desempenho do grupo. Para iniciar, é necessário desenvolver uma meta que deve ser alinhada ao cenário, cultura e valores da organização, bem como planejada com o modelo de competências.
Coaching organizacional: Focado no desenvolvimento de pessoas e gestão de mudanças. Esse processo almeja a harmonia dos aspectos culturais da organização com ações e objetivos concretos e mensuráveis.
Existe alguma diferença entre mentoria, terapia e coaching? Qual?
O coaching pode ter foco no pessoal e/ou no profissional. Ele ajuda o indivíduo, por meio do autoconhecimento, a encontrar, dentro de si, as respostas para os seus problemas para que possa atingir seus objetivos. O profissional de coach também pode acompanhar alguém em sua carreira ou jornada durante um empreendimento.
O mentoring é voltado para a área profissional, onde o mentor transmite seus conhecimentos com o objetivo de fazer com que o indivíduo se desenvolva em uma área específica. É o tipo de aprendizagem baseado no dia a dia, na vivência que cada um tem.
Já a terapia é feita por profissionais da área da saúde que, por meio de técnicas, ajudam o paciente a buscar o autoconhecimento e resolver seus conflitos internos.

Continue navegando