Buscar

Gerenciamento de Projetos_04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Ao analisarmos o Gerenciamento de projetos, destacamos algumas características primordiais, e pode-se compreender a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso. Podemos afirmar que:
R: Na sua estruturação de elaboração deve apresentar o tempo, pois tem prazo definido de começo e fim, por isso é temporário;
2. Uma técnica adequada para a redução do cronograma, sem redução do escopo do projeto, é:
R: a compressão do projeto.
Explicação:
A compressão de cronograma consiste em reduzir a duração do projeto mantendo o escopo do projeto. As técnicas mais conhecidas são:
- Compressão ou mais conhecida pelo termo em inglês, Crashing: Inclusão de recursos adicionais como aprovação de horas extras, pagamento para a aceleração da entrega das atividades no caminho crítico. Aumenta o risco e o custo
- Paralelismo ou Fasttrack: Atividades normalmente executadas sequencialmente são executadas em paralelo. Aumenta o risco e o retrabalho.
3. O Guide to the PMBOK agrupa processos em nove categorias denominadas Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos. Assim definir e sequenciar as atividades, estimando os recursos necessários e suas durações, desenvolvendo o cronograma, são processos do grupo de processo de planejamento envolvidos em qual área de conhecimento?
R: Tempo.
4. Determina a duração total do projeto. Qualquer atraso nas atividades do _____________ atrasará o projeto (atividades sem folgas).
R: Caminho crítico
Explicação:
é a sequência de tarefas que não possui folga nos prazos, ou seja, que não pode atrasar de maneira alguma, sob risco de que o trabalho inteiro seja comprometido.
5. Indique qual a opção correta que completa a afirmativa a seguir:
______________________ consiste em iniciar ao mesmo tempo duas atividades que, em princípio, seriam realizadas em sequência. Ao optar por esta técnica, há um aumento dos riscos do projeto e eventualmente retrabalho.
R: Paralelismo (fast traking).
Explicação:
Executar Atividades em Paralelo (fast tracking) significa realizar em simultâneo, atividades que, normalmente, seriam realizadas em sequência. Por exemplo, normalmente não se deve iniciar o desenvolvimento de um sistema, sem ter completado a fase de desenho da solução. Todavia, se houver a necessidade de acelerar a execução do projeto pode-se iniciar a construção do sistema, começando por aquelas áreas em que se acha que o desenho do sistema está mais adiantado, sem esperar pela conclusão da fase de desenho. Ressalta-se que executar atividades em paralelo implica uma determinada dose de risco e pode resultar na necessidade de retrabalho (repetir trabalho) e por em risco a segurança e qualidade do projeto. Pode ser vantagem a realização de atividades em paralelo, ou seja, aplicar a técnica que permite comprimir a duração do projeto quando não resultar aumento dos custos do projeto.
6. O nivelamento de recursos é uma técnica utilizada nas situações abaixo, EXCETO:
R: Há necessidade de reduzir o prazo do projeto
Explicação:
A necessidade de reduzir o prazo do projeto é analisada através da técnica de compressão do projeto e não através da técnica de nivelamento dos recursos.
7. Qual das etapas abaixo NÃO FAZ PARTE do trabalho de planejar o tempo do projeto?
R: Coletar os requisitos do projeto
8. A respeito de gerenciamento de projetos, é correto afirmar:
R: Caminho Crítico é a sequência de atividades em um projeto que define o seu tempo de finalização.
Explicação:
Primeiramente, é preciso esclarecer o conceito de Caminho Crítico do projeto. Segundo o Project Managment Institute ¿ PMBOK 5ª edição, página 176 ¿ o caminho crítico consiste na sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto.
Então, trata-se da menor duração possível para o que projeto seja finalizado, completando todas as suas atividades, ou seja, o caminho crítico do projeto nada mais é do que o caminho no diagrama de rede do projeto que determina a sua duração total.
Em um projeto, a maior parte das atividades possui relação de dependência umas com as outras, isto é, quando a ¿atividade A¿ for concluída, a ¿atividade B¿ se inicia e, posteriormente, a ¿atividade C¿, e assim por diante.
Acontece que, em muitos projetos, vários são os caminhos possíveis (sequência de atividades) até que o projeto seja executado em sua totalidade, e o caminho crítico é aquele dito mais longo, ou seja, aquele cujas durações das atividades somadas equivalem ao prazo total do projeto. Dessa forma, se alguma atividade do caminho crítico sofrer atraso, o projeto inteiro sofrerá consequências. Contudo, caso uma atividade de um caminho não-crítico atrasar, não há problema, pois entre elas há uma folga que pode absorver esse atraso.

Continue navegando