Buscar

Membrana Plasmática e Transporte Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AGRONÔMICA
Matéria: Biologia Celular
1. Qual é a constituição da membrana plásmica?
Membrana plasmática é uma película muito fina e frágil composta, principalmente, por fosfolipídios e proteínas. Ela tem importantes funções na célula, e uma delas é isolar a célula do meio externo, deixa passar com facilidade água, substâncias nutritivas e oxigênio, permitindo a saída de gás carbônico e de resíduos produzidos dentro da célula. A membrana é capaz de atrair substâncias úteis, e de dificultar a entrada de substâncias indesejáveis. Exercendo assim um rigoroso controle no trânsito através das fronteiras da célula. 
2. Quais são as proteínas da membrana, quais são os tipos de ligação da membrana?
Proteínas de adesão; Proteínas que facilitam o transporte de substâncias entre células; Proteínas de reconhecimento; Proteínas receptoras de membrana; Proteínas de transporte; Proteínas de ação enzimática; Proteínas com função de ancoragem.
3. O que significa as expressões: a) Morro acima; b) Morro a baixo.
4. Explique o que é proteína de canal:
Proteínas de canal são a forma mais simples de permitir que uma molécula hidrossolúvel atravesse a membrana. Algumas formam grandes poros, muito permissivos, possuem junções comunicantes, certas toxinas bacterianas. A maioria das proteínas de canal é seletiva e de poros estreitos, quase todas são canais iônicos. Poros estreitos e altamente seletivos; 
-  Não estão continuamente abertos, estados aberto/fechado alternam por mudança conformacional. Taxa de transporte é muito mais rápida que aquela das proteínas carreadoras, não fazem transporte ativo, o transporte segue a favor do gradiente eletroquímico, são seletivos. 
5. Explique proteína carreadora:
Transportam moléculas orgânicas pequenas (açúcares, aminoácidos, nucleotídeos, etc.); são altamente seletivas, cada membrana têm seu conjunto próprio, facilitam transportes ativo e passivo.
6. Qual a diferença entre transporte ativo e transporte passivo?
Ativo é o transporte de substâncias contra seu gradiente de concentração, as substâncias serão deslocadas de onde estão pouco concentradas para onde sua concentração já é alta. . Esse fato requer o gasto de energia, ATP, e proteínas integrais especiais, conhecidas como bombas.
Passivo: Ocorre sem gasto de energia (ATP). São eles: 
DIFUSÃO SIMPLES ocorre quando pequenas substâncias passam livremente através da membrana, ex: água e íons. A membrana, em sua maior parte, é lipofílica e apolar, essas substâncias precisam passar por um canal iônico. DIFUSÃO FACILITADA:ocorre com o auxílio de uma permease, uma proteína da membrana, porém sem gasto de energia. OSMOSE, é a passagem do solvente do meio menos concentrado para o mais concentrado. 
7. Como funciona a seletividade da bicamada lipídica?
As moléculas lipídicas são arranjadas como uma dupla camada, que fornece a estrutura básica da membrana e atua como uma barreira relativamente impermeável à passagem da maioria das moléculas hidrossolúveis.
ENGENHARIA AGRONÔMICA
Aluno: Odilon Luiz Lucks Pietrobom
Período: 1º semestre
Turma: C
Matéria: Zoologia
Síntese sobre as obélias, caravelas do mar e águas marinhas.
Obélia é uma colônia de pólipos, ou seja, um conjunto de indivíduos agrupados com prepartição de trabalho. Além disso, possuem uma fase intermediária de vida na forma de medusa. É um cnidário da classe dos hidrozoários, marinho e colonial, encontrado fixo a rochas, conchas ou estacas em águas costeiras. A pequena colônia é presa por uma haste denominada hidrorriza de onde partem delicadas ramificações, os hidrocaules. É considerada uma colônia dimórfica porque compreende centenas de pólipos microscópicos de dois tipos. Nas formas coloniais como obélia, os gastrozóides nutritivos realizam todas as funções,  exceto areprodução os gonângios são exclusivamente reprodutivos e originam as medusas responsáveis pela dispersão da espécie.
Caravelas do mar são colônias formadas principalmente por vários pólipos transparentes que como um todo, ficam flutuando sobre a água dos oceanos. Na colônia, grupos diferentes de pólipos desempenham funções diferentes. Uns promovem a digestão dos alimentos, alguns a reprodução, outros a proteção de toda a colônia. A Caravela, organismo colonial. Vivem em alto-mar  e possui longos tentáculos de até 20 metros ou mais. As substâncias urticantes que fabrica podem causar sérias queimaduras em seres humanos. Representam um grupo muito antigo, provavelmente teriam sido um dos primeiros seres vivos do planeta, são classificados como Cnidários que inclui as hidras, medusas, água viva, amêndoas do mar, gorgônias e corais.
Águas marinhas, transparente, e de consistência gelatinosa pertencente aos cnidários, têm o corpo em forma de medusa. Seu tamanho varia muito de uma espécie para a outra. Algumas podem ter alguns milímetros de diâmetro, enquanto outras têm mais de dois metros de diâmetro. Certas águas-vivas do gênero Cyanea, que vivem no oceano Ártico, possuem tentáculos de até 30 metros de comprimento. Vagam pelos mares ao sabor das correntes e, ocasionalmente, podem provocar acidentes quando os banhistas se chocam contra eles.

Outros materiais