Buscar

TERRITÓRIO E POVO - ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TERRITÓRIO E POVO: ELEMENTOS CONSTITUTIVOS ESSÊNCIAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DE UM ESTADO 
Douglas Oliveira dos Santos | E-mail: douglasosantos@hotmail.com
Um Estado necessariamente necessita de um povo e território para existir, ainda que uma parte dos autores tenha uma visão diferente, o que é normal, vista a infinita quantidade de obras publicas mundo a fora, cada um sua época. Alguns afirmam a existência de mais elementos, como por exemplo, soberania, governo, finalidade entre outros, mas de uma forma quase que unanime salientam o povo e o território como itens em comuns entre eles no que tange a formação de um Estado. Podendo variar em até seis elementos.
Vejamos o exemplo do Estado de Israel, que foi expulso da sua terra natal, em diversas ocasiões da sua história, mas se perpetuou as tradições onde que se instalasse, colocando novamente a importância do povo como elemento essêncial de um Estado. Um povo carrega em seu DNA sua cultura, religião, história, o que faz de cada Estado algo único. Hoje, o povo em questão possui seu próprio território, completando os dois elementos essênciais para a existência de um Estado. 
O território é fundamental para a existêcia de um Estado, é o elemento espacial, onde o governo exerce sua soberania e trabalha para atingir os objetivos comuns do povo. Entende-se que é impossível ter um Estado sem um território, há de se ressaltar a importância de também ter uma constituição para regulamentar o convivio desse povo nesse território e limitar o poder do governo, afim de evitar abusos já vividos em outras epocas sombrias da humanidade, onde os direitos fundamentais e até a própria dignidade da pessoa humana foram subtraidos para satisfazer uma elite racista e fascista.
Conclua-se que independente da quantidade de elementos que compoem um Estado, seja três, seis ou mais pressupostos, é de suma importância elencar o povo e o território como pilares de um Estado. O povo é o fatos humano do Estado, não há um Estado sem seres humanos convivendo em comunidade. Da mesma forma, uma pessoas apenas vivendo numa ilha não considera-se Estado. E por fim, o local onde esse povo reside, incluindo rios, espaço aéreo, solo e subsolo, alto mar e embaixadas compõem o nosso segundo elemento caractizador de um Estado.
Referência bibliográfica:
1. Elementos constitutivos do Estado. s/d. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/44467/elementos-constitutivos-do-estado. Acesso em 02 de setemmbro de 2020.

Continue navegando