Buscar

Discursivas Comunicação Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discursivas Comunicação Empresarial 
1-A comunicação empresarial envolve todas as ferramentas de comunicação, escolhidas especialmente para cada um dos públicos a serem trabalhados. Portanto, trata-se de uma atividade multidisciplinar que envolve marketing, jornalismo, publicidade, relações públicas, entre outros. Quais públicos podem ser trabalhados com a comunicação empresarial? R: Público externo, formado pela sociedade em geral, como os governos nas três esferas, os políticos; os formadores de opiniões, como jornalistas, professores e acadêmicos; e os consumidores; público interno, formado pelos colaboradores (funcionários, fornecedores e parceiros). 
2 – A comunicação empresarial é uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de relações públicas ..... Defina o que é Endomarketing. 
R: Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente. 
3- Cite pelo menos três atividades de nível A que devem estar presentes no PICE. Atividades propostas: Manuais de procedimentos; Manual de comunicação empresarial; Manual de uniformes; Exemplos de atividades de nível A : Contatos com a imprensa, Programa de visitas à empresa e Programa de palestras e conferências. 
4-Cite três diferenças entre língua falada e língua escrita. 
1-Emprego de gírias e neologismos ( Falada)- Emprego de termos técnicos(Escrita) 2-Emprego restrito de certos tempos verbais(Falada) – Emprego do mais-que-perfeito, subjuntivo e futuro do pretérito(Escrita). 3-Frases inacabadas(Falada) – Frases construídas com rigor gramatical(Escrita). 
5 – Com base nos estudos sobre funções de linguagem analise a imagem abaixo. (Imagem: A Pós-Graduação da Unip está de cara nova. É hora de investir na sua carreira profissional Faça Pós, Faça Unip). Após a análise da imagem identifique qual a função da linguagem utilizada e justifique sua resposta; R: Função conativa ou apelativa. Na função conativa, a linguagem da propaganda por excelência, o emissor se dirige diretamente ao receptor, por isso nela há muitos pronomes, você e tu, nome das pessoas, vocativos e imperativos. A ideia é convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, por isso os verbos costumam estar no imperativo – Compre! Faça! Ligue agora! –, ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa – Você não pode perder!, Ele vai melhorar o SEU desempenho
6-Em texto narrativo, acontece, com alguns personagens, uma situação, um fato, em algum tempo e determinado espaço. Esse texto possui um narrador que pode estar presente ou não na história. Sob essa ótica, explique o conceito de narrador onipresente e narrador onisciente. R: ONIPRESENTE = narrador-personagem: 1ª pessoa, é uma espécie de testemunha invisível de tudo o que acontece e, com uma linguagem subjetiva, ele tenta passar para o leitor o que os personagens estão sentindo e pensando. ONISCIENTE = narrador-observador: 3ª pessoa, o narrador não participa dos acontecimentos, limitando-se a contar sem se envolver, usando uma linguagem objetiva. 
7-Escrever bem tornou-se, hoje, tal como falar bem em público, uma habilidade que precisa ser bem desenvolvida, pois é exigida no mercado de trabalho, sem contar sua vida pessoal, já que uma excelente comunicação escrita não serve a fins apenas trabalhistas. O que é preciso para escrever um bom texto empresarial, e quais são os principais objetivos de uma boa comunicação escrita? R: É preciso conhecer e dominar fatores que atrapalham a compreensão do texto, como as regras gramaticais, evitando erros de pontuação, de ortografia. Deve-se também escrever com a maior clareza possível. Evitar, frases obscuras ou que tenham duplo sentido. Para uma boa comunicação escrita é necessário que o texto seja: coeso, coerente, emitido de forma clara e objetiva. Os principais objetivos são: obter e fornecer informação, promover uma ação específica e promover, manter ou encerrar relacionamentos comerciais. 
8-Explique a diferença entre um texto oral e um texto escrito. 
Repetição de palavras(oral) - Vocabulário rico e variado(escrita)/ Emprego de gírias e neologismos(oral) - Emprego de termos técnicos(escrita)/ Colocação pronominal livre(oral) - Colocação pronominal de acordo com a gramática(escrita)/ Supressão dos relativos(oral) - Empregos de pronomes relativos(escrita)/ Frases feita ,chavões(oral) – Variedade na construção das frases(escrita)/ Frases inacabadas(oral) - Frases bem construídas (escrita). 
9-Explique conceito de stakeholders , citando exemplos e destacando a importância desses públicos para as organizações. R: Significa público estratégico e descreve uma pessoa ou grupo que fez um investimento ou tem ações ou interesse em uma empresa, negócio ou indústria. Exemplos: os clientes, os colaboradores, acionistas, fornecedores, governo, comunidade, sociedade, investidores.., são peças fundamentais para o sucesso de uma organização, uma vez que proporciona uma visão otimizada para a tomada de decisões e o alcance dos objetivos corporativos. 
10-Explique, com suas palavras, como deve ser elaborada uma resenha de capítulo de livro. R: “Uma síntese geral informativa e avaliativa que pressupõe crítica, opinião.” 
Estrutura: introdução e resumo do conteúdo; análise com julgamentos de valores dos pontos mais importantes; apreciação da obra em visão crítica objetiva e imparcial; avaliação da importância da obra; conclusão. 
11-Faça um parágrafo dissertativo de 10 linhas falando sobre os tipos de comunicação verbal e não verbal (alguns exemplos abaixo) e sua importância para as empresas. 
R: Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, tom de voz, postura corporal, gestos como meio de comunicação. Dentro do contexto temos a simbologia que é uma forma de comunicação não-verbal. Exemplos: sinalização de trânsito, semáforo, logotipos. É muito interessante observar que para manter uma comunicação não é preciso usar a fala e sim utilizar uma linguagem, seja, verbal ou não-verbal. Importante porque não atua somente com o objetivo de repassar informações, ela representa a principal forma de interação entre colaboradores e administração superior. É utilizada no interior das instituições para multiplicar conhecimentos e disseminar novas ideias. Em relação ao público externo, a comunicação é responsável pela credibilidade da própria organização e pelos produtos e serviços oferecidos. 
12 – Falar é muito diferente de escrever. Para Nadolskis (2009.p76), o sistema linguístico .......... Não se fala como se escreve, nem se escreve como se fala........ Diante da discussão acima, cite três diferenças entre língua falada e língua escrita; R: 1 - Falada-Vocabulário restrito e repetições de palavras / Escrita-Vocabulário amplo e variado. 2 – Falada-Emprego de gírias e neologismos / Escrita-Emprego de termos técnicos. 3 – Falada- Frases inacabadas / Escrita- Frases construídas com rigor gramatical. 
13 – Leia a narração abaixo: Cuide bem da Natureza. Texto: Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza...... Após a leitura responda: A) Qual tipo de narrador? R: Onipresente. B) Qual o cenário? R: Natureza C) Qual o tempo da narração? R: Presente. 
14-Na comunicação empresarial, com quais públicos a instituição precisa se relacionar. R: Público externo, formado pela sociedade em geral, como os governos nas três esferas, os políticos; os formadores de opiniões, como jornalistas, professores e acadêmicos; e os consumidores; público interno, formado pelos colaboradores (funcionários, fornecedores 
15-Na função conativa, a linguagem da propaganda por excelência, o emissor dirige-se diretamente ao receptor. Por isso, nela há muita recorrência de pronomes, você e tu, nome das pessoas, vocativos e imperativos. A ideia é convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem. Por essa razão, os verbos precisam estar no imperativo ou conjugados seja a 2ª, seja na 3ª pessoa.Explique em que tipo de texto é comum o uso dessa função, citando três exemplos. R: Esse tipo de texto e muito comum nos discursos políticos e em sermões. Exemplos: • Antes de escolher seu carro novo, vá a uma concessionaria Ford. • Beba CocaCola. • Vote em “X”, a escolha do eleitor inteligente. 
16- Na narração temos os narradores onipresente e onisciente. Qual a diferença? 
R: ONIPRESENTE = narrador-personagem: 1ª pessoa, é uma espécie de testemunha invisível de tudo o que acontece e, com uma linguagem subjetiva, ele tenta passar para o leitor o que os personagens estão sentindo e pensando. 
ONISCIENTE = narrador-observador: 3ª pessoa, o narrador não participa dos acontecimentos, limitando-se a contar sem se envolver, usando uma linguagem objetiva. 
17-No processo de comunicação, há o emissor, a mensagem e o receptor. Explique cada um deles. 1) Emissor: responsável pelo envio da mensagem. A informação parte dele; 2) Mensagem: Pode ser considerado o principal elemento do processo de comunicação, pois o mesmo será realizado com o intuito de transmiti-la e representa o recado, a informação que se quer repassar; 3) Receptor: aquele a quem a mensagem se destina. Ele recebe a mensagem. 
18-Numa conversa na escola, a professora diz aos alunos: 
“ – Não tolerarei mais nenhum tipo de conversa paralela nesta sala de aula. Se continuarem falando desse jeito terei que tomar medidas drásticas, e elas são um segredo, o qual vocês só saberão na hora em que ocorrer.” 
Descreva cada um dos elementos do processo de comunicação neste caso. 
R: • fonte – iniciadora do ciclo da comunicação. Conversa na escola, linguagem verbal/oral. Parte-se do princípio de que a conversa paralela atrapalha o processo de aprendizagem. • emissor – protagonista do ato da comunicação (professora) 
• receptor – para quem a mensagem e dirigida, recebe a informação e a decodifica; (alunos). • mensagem – objeto da comunicação. Não tolerarei mais nenhum tipo de conversa paralela nesta sala de aula. • ruído – atrapalha a comunicação e perturba a compreensão da mensagem; Se continuarem falando desse jeito terei que tomar medidas drásticas, conversa paralela.• canal – meio de comunicação; linguagem verbal : oral (Numa conversa na escola). • contexto – situação a que a mensagem se refere sala de aula conversa paralela. Código: conjunto de signos relacionados à mensagem. (fala a professora diz aos alunos).Signos: combinado de um significado com um 
a síntese com o original, para que nada de importante seja omitido. Redigir, finalmente, com bom estilo e as próprias palavras. 
23-O que é uma apresentação? R: A apresentação é um meio de informar e/ou persuadir uma audiência. E, pois, uma forma de comunicação. Uma apresentação bemsucedida deve produzir o efeito desejado pelo apresentador, ou seja, persuadir e influenciar. 
24-Os canais de comunicação são recursos utilizados pelas organizações. Os principais são os visuais, auditivos, audiovisuais e a comunicação não verbal. Cite dois exemplos de cada canal. R: Visuais: Escritos: Circulares e e-mails, revista, jornal. Pictográficos: Pinturas, desenhos. Escritos pictográficos: Cartazes, gráficos, Símbolos: Luzes, bandeiras. Auditivos: Diretos: Conversas, entrevistas, Indiretos: Telefone, rádio. Simbólicos: Sirenas, apitos. 
s são essenciais. É natural que a maioria das pessoas não os note ao estabelecer um contato com alguém; porém, para se alcançar os objetivos da comunicação empresarial, é importante não só conhece-los, como também saber como utilizá-los ou explorar formas de melhorar a performance da comunicação. Cite e explique os elementos do processo de comunicação. R: Fonte – iniciadora do ciclo da comunicação; Emissor – protagonista do ato da comunicação; Receptor – outro protagonista, para quem a mensagem é dirigida, recebe a informação e a decodifica; Mensagem – objeto da comunicação, é uma estrutura organizada de sinais que servem para comunicar; Ruído – sinal indesejado que atrapalha a comunicação e perturba a compreensão da mensagem; Canal – meio de comunicação; Contexto – situação a que a mensagem se refere; Código – conjunto de signos, escrita; Signos – combinação de um significado com um significante (ideia + objeto). 
26 – Podemos recorrer a vários tipos de linguagem quando fazemos uma comunicação......A partir dessas definições observe o trecho do texto abaixo; MANUAL DO CANDIDATO. “ A UNIVERSIDADE PAULISTA faz saber que estão abertas as inscrições... Após a leitura do texto cite e explique qual a função de linguagem utilizada. R: Linguagem Referencial ou Denotativa - Na função referencial, não há a intenção de persuadir o leitor, apenas se transmite a informação. O referente ou contexto é que fica em evidência. Os textos geralmente comunicam de modo bem objetivo, sem adjetivações e sempre prevalece a terceira pessoa do singular ou do plural, pois transmite impessoalidade. Não há possibilidade de outra interpretação além da que está exposta, por isso é chamada denotativa. 
27-Quais as principais perguntas que eu devo responder para escrever um texto por meio de um plano de trabalho. R: O quê? Para quem? Quando? Onde? Como? Por quê? 
28-Quais elementos devem contemplar uma narração? R: Enredo (história – conjunto de incidentes), relato de fatos, presença de narrador, presença de personagens, cenário, tempo, apresentação de um conflito. Geralmente, é mesclada com descrições e discursos na forma direta e indireta. 
29-Quais são os principais elementos do processo de comunicação.R: Mensagem, Emissor, Receptor, Canal, Código, Contexto. Fonte, Ruído, Signos. 
30-Quais são os principais objetivos da comunicação empresarial? R:Construção da imagem institucional. Adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no mercado. Atendimento das exigências dos consumidores mais conscientes de seus direitos. Defesa dos interesses junto ao governo e aos políticos (lobby). Encaminhamentos de questões sindicais e ambientais. 
31-Qual o objetivo da função de linguagem apelativa ou conativa? R: Objetivo: convencer o receptor. Destaque: emissor se dirige diretamente ao receptor. É a linguagem da propaganda por excelência: os verbos costumam estar no imperativo – “Compre! Faça! Ligue agora!” –, ou conjugados na 2ª ou 3ª pessoa – “Você não pode perder!”. Esse tipo de texto é muito comum nos discursos políticos e em sermões. 
32-Qual o papel do ombudsman ou da ouvidoria no atendimento ao cliente. R: É um funcionário na empresa que representa o cliente dentro dela. Quando o SAC não dá conta de solucionar a demanda do cliente, o ombudsman entra em ação. Se uma empresa resolve tê-lo, é importante que ele tenha poderes para: resolver essas questões. Ele deve defender e lutar pelos direitos do cidadão. Algumas empresas possuem a Ouvidoria, com os mesmos objetivos. 
33-Qual o veículo de redação administrativa utilizado para conferir poderes legais a uma pessoa, para tratar de negócios ou agir em seu nome? R: Procuração: 
34-Relacione pelo menos três públicos diferentes com os quais uma empresa que lança uma nova marca de cosmético precisa se relacionar, e sugira dois tipos de ações para cada um a serem adotadas junto a eles. Escreva entre 5 e 7 linhas. R: Com os consumidores, por meio das propagandas veiculadas, e participação em feiras de cosméticos,. Com a opinião pública através da imprensa, chamando a atenção para o lançamento do produto e oferecendo brindes em campanha, com os distribuidores, demonstrando a qualidade do produto e o preço justo, apostando ainda na distribuição de amostras grátis e no sorteio de produtos da linha para conquistar clientes durante o lançamento e com o público interno, que precisa tomar conhecimento do produto novo e campanha para conscientização da necessidade de vendas. 
35 -Texto Oral x Texto escrito ; R : Oral: Vocabulário restrito e repetições de palavras, Emprego de gírias e neologismos, Emprego restrito de certos tempos verbais, Ausência de rigor na colocação pronominal, Frases feitas, clichês, chavões. Escrito: Vocabulário amplo e variado, emprego de termos técnicos,Emprego do mais–que–perfeito, subjuntivo e futuro do pretérito, Rigor na colocação pronominal, Uso criativo de frases.

Outros materiais