Buscar

1-2 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Juliano Belintani
	RGM: 24313068
	Instituição: Cruzeiro do Sul Virtual – Polo Araraquara - SP
	Data: 16/10/2020
	Curso: Geografia
	Disciplina: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO – PLANO EMERGENCIAL
7ef74ea2-fd71-4ce3-8b79-6b97fab46f6d
ATIVIDADE 1.2 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise e comente (com suas próprias palavras) as propostas gerais e as competências gerais (fundamental e médio) ou os campos de experiências (infantil) da educação básica e como essas são relevantes para a formação do estudante (fundamental e médio) ou para o desenvolvimento da criança na primeira infância (infantil). Destaque uma das competências da educação básica e depois comente como essa competência se articula com o itinerário formativo da sua área de atuação (você encontrará as competências gerais na introdução do documento da BNCC). A sua análise deve conter, no mínimo, uma lauda (página).
Digite aqui seu texto:
A BNCC é um certificado que define as garantias de conhecimento dos alunos da Educação Básica no Brasil. A BNCC detém de 10 competências gerais que atuam como guia, elas precisam ser desenvolvidas pelos lecionandos ao percorrer de sua vida estudantil na Educação Básica, assim sendo penetram em cada um dos componentes curriculares, das competências e dos conhecimentos vitais indicado no documento da BNCC, fora aqueles que pertencerão nos currículos locais.
De maneira transdisciplinar as Competências Gerais têm que ser entendida, não apenas como um componente curricular, pois estão vigente e comtemplam todas as esferas de conhecimento e estágios da educação, elas “foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida no século 21”. São a direção para percepção das opções curriculares, que tem a importância da atuação das escolas.
As competências no entendimento da BNCC são consideras a concentração de conhecimentos, aptidões, condutas e princípios para solucionar exigências do dia a dia, do ofício da cidadania e do universo profissional. 
Expressa então que a competência é o que possibilita aos alunos ampliarem inteiramente cada uma das capacidades e aprendizagens primordiais determinada pela Base. São dez as competências que caminham com os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, elas são; um o conhecimento, dois o pensamentos cientifico, crítico e criativo, três o repertorio cultural, quatro a comunicação, cinco a cultura digital, seis o trabalho e projeto de vida, sete a argumentação, oito o autoconhecimento e autocuidado, nove a empatia e cooperação e dez a responsabilidade e cidadania.
As competências apontam o que necessita ser assimilado pelos alunos, dessa forma que indicam com qual intuito certa competência terá de ser desenvolvida, esclarecendo a sua relevância para construção do estudante por todo percurso da Educação Básica. Por exemplo a primeira competência, estimar e empregar os conhecimentos factualmente edificado sobre o campo sociocultural, físico, e digital para compreender e elucidar a realidade, seguir exercitando e contribuindo para concepção de um mundo digno, democrático, diversificado e igual para todos. Baseando-se nessa definição, as compreensões dos espaços de vivência das áreas especificas precisam ser estimuladas para entender e explanar a vida real, ser personagem principal das escolhas e porta-se de forma colaborativa, focando em arquitetar uma sociedade com justiça, democracia e inclusiva.
É necessário destacar que as Competências Gerais permanecem equivalente da Educação Infantil ao Ensino Médio, porem se desenrolam com o passar dos estágios da educação para se apropriarem às caraterísticas de cada etapa da evolução dos alunos. 
Na Educação Infantil as dez Competências Gerais da base se fragmentam nos campos das experiencias da Educação Infantil, o eu, o outro e o nós, o corpo, gestos e movimentos, os traços, sons, cores, e forma, a escuta, fala, pensamento e imaginação, o espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Já para o Ensino Fundamental, as Competências Gerais serão ressaltadas em elementos temáticos, objetos de conhecimento e competências construídas incluída em cada área do conhecimento e elementos curriculares intrínsecos. No Ensino Médio bem como no Fundamental as Competências Gerais se deslocam em capacidades a serem aprimoradas e aprofundadas a cerca de cada esfera do conhecimento. 
A diretriz por competências, faz com que o educando seja evidenciado, e abandona sua colocação estática na sala de aula para junto com o professor se tornar o protagonista, muito mais que assimilar as concepções, sugerir, indicar e experenciar decisões em episódios reais do cotidiano, atribuindo um oficio colaborativo na sociedade, cultura, nas relações de micro para macro, de maneira que se torne capacitado a erguer e apresentar fundamentos, exteriorizando seus conceitos, sua moral, sua ética perante o mundo.

Outros materiais