Buscar

Conceitos Básicos de Força e Resistência Muscular Localizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos Básicos de Força e Resistência Muscular Localizada
Nas atividades de ginástica localizada, o executante visa, principalmente, o desenvolvimento de duas capacidades físicas importantíssimas: a força e a resistência muscular localizada.
- Força
A Força refere-se à capacidade dos músculos de exercer tensão.
Quando realizamos qualquer treinamento que vise melhorar a força muscular de seus executantes, não podemos deixar de destacar termos relacionados à contração muscular.
 A contração pode ser definida como o encurtamento das fibras musculares como resposta normal a um estímulo nervoso. Sendo assim, quando a pessoa realiza qualquer movimento, seu corpo estará realizando as chamadas contrações musculares.
De uma forma didática, existem 3 tipos de contração:
• Contração isotônica (ou dinâmica): elementos contráteis do músculo são contraídos, os elementos elásticos não modificam seu comprimento, perceptível quando realizamos um movimento. Por exemplo: a flexão do cotovelo;
• Contração isométrica (ou estática): há contração dos elementos contráteis do músculo, mas os elementos elásticos são estirados, onde o desenvolvimento de força ocorre sem movimento articular aparente. Tipo de contração sem movimento visível articular (embora exista encurtamento de fibras), como exemplo: a musculatura da panturrilha para manter a posição em pé;
• Contração auto tônica: representa uma combinação das solicitações isométrica com isotônica.
Porém, quando estudamos sobre força não podemos deixar de comentar sobre outro termo: a resistência de força.
A resistência de força é a capacidade de resistência à fadiga do organismo, em caso de performance de força de longa duração; ou a capacidade do músculo de repetir movimentos idênticos durante um tempo prolongado ou manter um certo grau de tensão durante um longo período.

Continue navegando