Buscar

Legislação da Ed Esp 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA 
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Sobre a educação inclusiva nas escolas assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
A escola é aquela que garante a preferência no ensino educacional ao alunos destaque, tratando todos de forma genérica sem haver necessidade de tratamento diferenciado em nenhum aspecto;
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades; 
Em toda escola inclusiva, o aluno está sujeito a segregação, de modo a garantir a sua caminhada no processo de aprendizagem e de construção das competências necessárias para o exercício pleno da cidadania.
A escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver direcionada para tratar os alunos de forma indiferente em todos os aspectos;
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades;.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda esta inclusa na primeira. Em outras palavras, a Educação Inclusiva é a forma de:
Escolha uma:
Inclusão de crianças no ensino fundamental.
Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. 
Inclusão de jovens e adultos no ensino médio.
Promover a aprendizagem de crianças somente na educação infantil.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos..
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(PR-4 UFRJ) A presença de indivíduos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste somente na permanência junto aos demais alunos, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam, mas implica em uma reorganização do sistema educacional. Tal concepção sugere a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais, porque define:
Escolha uma:
a normatização
a educação especial
a inclusão 
o sistema escolar
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: a inclusão.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
De acordo com o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, é correto afirmar que o(a)
Escolha uma:
atendimento educacional especializado, em função da complexidade na elaboração e organização de recursos pedagógicos específicos, restringe-se ao ensino fundamental.
ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com deficiência.
educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos. 
inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: educação especial atua de forma articulada com o ensino comum, orientando para o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Referente à educação inclusiva, avalie as afirmativas abaixo.
I. A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento.
II. A educação inclusiva é fundamental para garantia de mão de obra qualificada de deficientes para o trabalho produtivo.
III. As ações afirmativas são medidas especiais voltadas para promover a inclusão de grupos discriminados e vitimados pela exclusão social.
IV. O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais.
V. A educação inclusiva é baseada no papel do professor, sendo este o responsável pelo sucesso ou fracasso escolar dos estudantes.
Assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:
Estão corretas somente as afirmativas III e IV. 
Estão corretas somente as afirmativas I, III e V.
Estão corretas somente as afirmativas I, e II.
Estão corretas somente as afirmativas I, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão corretas somente as afirmativas III e IV..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
As necessidades básicas de aprendizagem das pessoas portadoras de necessidades educativas especiais requerem atenção especial. É preciso tomar medidas que garantam a igualdade de acesso à educação aos portadores de todo e qualquer tipo de deficiência como parte integrante do sistema educativo. Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar:
Escolha uma:
A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de incluir avaliações padronizadas no processo de ensino aprendizagem, propondo um currículo de base tradicional.
A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades. 
A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.
A educação inclusiva é aquela que mantém os educandos em escolas especiais, com ensino adaptado.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Educação Inclusiva reconhece que todas as escolas e sistemas de educação precisam mudar no sentido de encontrar respostas para as necessidades individuais de todos os educandos, com ou sem dificuldades..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
(PREFEITURA DE BETIM – MG) Sobre a Educação Especial, é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança. 
o trabalho colaborativo entre os professores da sala de aula comum e o da sala de recursos multifuncionais busca promover condições de aprendizagem da criança com deficiência.
durante muito tempo, a educação especial foi oferecida em instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais, em substituição ao ensino comum.
o projeto pedagógico da escola deve articular a educação comum e a educação especial, buscando atender às necessidades dos educandos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: desde a sua origem, a educação especial se caracteriza por uma perspectiva inclusiva, em que se consideram as necessidades educacionais específicas da criança..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
O conceito de educação inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de Salamanca. A ideia da educação inclusiva é que as crianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em
Escolha uma:
quaisquer escolas de ensino regular. 
somente escolas específicas para crianças com deficiências.
apenas institutos de atendimentos especiais.
quaisquer unidades de atendimento para educação especial.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: quaisquer escolas de ensino regular..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Com relação à educação inclusiva, abordada no texto acima, é correto afirmar que:
A política nacional de educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, prevê
um único atendimento educacional especializado em clínicas e instituições especializadas àqueles alunos que apresentarem algum diagnóstico.
 
Esta assertiva encontra-se
Escolha uma:
Parcialmente errada se considerada sua contextualização apenas antes da edição do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Totalmente Correta;
Parcialmente errada se considerada a sua contextualização apenas antes da Constituição de 1988.
Totalmente Errada; 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Totalmente Errada;.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A Declaração de Salamanca é um documento internacional que apresenta proposições sobre:
Escolha uma:
Perspectivas para uma educação inclusiva 
Propostas de educação em Direitos Humanos.
Orientações de Educação para o trabalho coletivo e sustentável.
Propostas para uma Educação inovadora para o século XXI
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Perspectivas para uma educação inclusiva.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais