Buscar

Atividade 1 - Ecologia e Ambiente I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Ecologia e Ambiente I
Pergunta:
Ao longo dos estudos do material, foi possível compreender a importância do equilíbrio da cadeia trófica nos ecossistemas e refletir sobre os impactos do seu desequilíbrio não apenas para a fauna e flora, mas também para a população humana. Sabemos que as espécies “topo de cadeia” necessitam de grandes áreas para sobreviver, seja nos ambientes terrestres, seja nos ambientes marinhos, como é o caso da onça pintada (panthera onca), maior felino das Américas, porém já extinta nos EUA e vulnerável no Brasil, sendo que em alguns biomas, como na caatinga, já se encontra criticamente em perigo (OLIVEIRA, 2019).
OLIVEIRA, E. Maior felino das Américas, a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção na caatinga. G1, [s. l.], 21 fev. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/21/maior-felino-das-americas-a-onca-pintada-esta-criticamente-ameacada-de-extincao-na-caatinga.ghtml. Acesso em: 15 jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, explique a importância da criação de áreas protegidas para as espécies “topo de cadeia”, destacando os possíveis desequilíbrios ambientais no caso da extinção da espécie no Brasil. Você pode pesquisar trabalhos acadêmicos e notícias em jornais sobre o caso para auxiliar na elaboração da resposta.
Resposta:
O crescente aumento das populações urbanas, a falta de planejamento ambiental e de programas de conscientização, bem como a falta de informação para a população, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da degradação ambiental e, tal degradação, tem apresentado consequências cada vez mais graves ao meio ambiente. A Educação Ambiental assume uma função de transformar, na qual a responsabilização dos indivíduos torna-se um objeto essencial para promover um novo tipo de desenvolvimento, o sustentável. Ao se aplicar uma política nacional que ressalte e promova a importância da Educação Ambiental desde o ensino básico, as novas gerações crescerão com uma mentalidade voltada para a preservação ambiental, facilitando a criação e a promoção de políticas públicas que visem à utilização sustentável dos recursos naturais. Muitos especialistas afirmam que, ao menos em um primeiro momento, a solução para os problemas ambientais tem relação com o surgimento de uma geração ambientalmente consciente, o que se pode alcançar através da educação ambiental, possibilitando a formação de indivíduos capazes de compreender o mundo e suas relações e agir de forma crítica diante de diversas situações. 
Quando se consegue proporcionar essa educação desde o ensino básico, consegue-se, então, a formação de cidadãos conscientes das questões ambientais, de forma que a preservação da biodiversidade passe a ser encarada como preocupação de toda a população e não apenas de uma pequena parcela. O papel do educador e da família é fundamental nesse processo de transformação.
 
Muitos especialistas afirmam que, ao menos em um primeiro momento, a solução para os problemas ambientais tem relação com o surgimento de uma geração ambientalmente consciente, o que se pode alcançar através da educação ambiental, possibilitando a formação de indivíduos capazes de compreender o mundo e suas relações, e agir de forma crítica diante de diversas situações. Quando se consegue proporcionar essa educação desde o ensino básico, consegue-se, então, a formação de cidadãos conscientes das questões ambientais, de forma que a preservação da biodiversidade passe a ser encarada como preocupação da população em geral, e não apenas de uma pequena parcela. O papel do educador ambiental é fundamental nesse processo de transformação.
As causas básicas que provocam atividades que degradam o ambiente podem ser atribuídas aos valores adotados pela sociedade, aos sistemas de informação e comunicação, e às instituições sociais. Evidencia-se, então, uma grande necessidade de estimular uma participação da sociedade nas questões ambientais. Esse caminho necessita de uma mudança no acesso à informação e de transformações institucionais que garantam acessibilidade e transparência na gestão. É preciso que se crie condições para facilitar esse processo, criando novos estilos de vida, desenvolvendo uma consciência ética que questione o modelo de desenvolvimento atual, marcado pelo seu caráter predatório e pelo reforço das desigualdades socioambientais. Há soluções para os principais problemas ambientais do nosso tempo, algumas simples, mas todas requerem uma mudança radical na percepção, no pensamento e nos valores de toda a sociedade. (MARAFANTE, 2009).
A educação ambiental para uma sustentabilidade valida é um processo permanente de aprendizagem, baseado no respeito a todas as formas de vida. Afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social, bem como para a preservação ecológica.
Por meio da educação ambiental é possível educar cidadãos capazes de relacionar suas ações aos diversos danos causados ao ambiente, incentivando-os à mudanças de hábitos, sensibilizando-os quanto ao valor da biodiversidade e tornando-os conscientes de seus direitos e deveres. Este trabalho é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Pós Graduação em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal e busca incentivar a promoção de projetos e ações que possibilitem essa mudança na sociedade, tornando a preocupação ambiental um hábito de toda a população, independente da classe social e do grau de escolarização.
A criação de lugares para preservação de varias espécies deveria ser uma das principais preocupações pois não só a onça esta em extinção, mas pássaros, macacos, repteis e com esses lugares poderíamos ter uma esperança maior para a fauna do Brasil e do mundo.
O maior desafio da Educação Ambiental é ir além da aprendizagem comportamental, alcançando a construção de uma cultura cidadã, com atitudes ecológicas. Quando se conseguir proporcionar a abordagem da Educação Ambiental em caráter multidisciplinar, especialmente no ensino básico, a escola cumprirá seu papel para a formação de cidadãos ambientalmente conscientes. A preservação da biodiversidade será encarada como preocupação de todos e não apenas de uma pequena parcela da população. Garantir a existência de um ambiente sadio para toda a comunidade implica nessa conscientização abrangente, que só pode ser alcançada através da Educação Ambiental.
Pode-se concluir, então, que não é possível pensar em um ambiente sustentável sem a existência de uma sociedade informada e consciente. E que a conservação da biodiversidade está diretamente ligada a essa educação, melhor meio de se resgatar valores culturais e biológicos, fundamentais para o convívio harmônico entre sociedade e natureza.

Continue navegando