Buscar

Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Mara de Fátima Andrade Silva (1315030)
	
	Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil (PED79)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:648655) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23576824
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Antes mesmo da criança entrar na escola a família já inicia o processo de aprendizagem. A primeira infância é muito importante para o seu desenvolvimento integral, pois é por meio da interação com o mundo e com as pessoas que a criança se desenvolve. No entanto, alguns fatores são necessários e que podem contribuir com a saúde da criança e seu desenvolvimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A acessibilidade ou a falta dela para as crianças com necessidade especiais não são fatores que influenciam o bem-estar das pessoas na escola.
	 b)
	Os programas desenvolvidos pela OMS não são desenvolvidos com o intuito de esclarecer e melhorar os hábitos da manutenção da saúde, tendo apenas como função os cuidados com o número de crianças que residem nos bairros.
	 c)
	A escola é um espaço que deve apresentar ambientes agradáveis e adequados para receber as crianças diariamente.
	 d)
	As políticas públicas devem desenvolver projetos que fiscalizem as obras na cidade, não tendo compromisso nenhum com as verbas para serem aplicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
	2.
	Muitas foram as discussões sobre a forma de ensinar ciências ao longo da história quanto ao professor entrar em sala de aula e apenas transmitir os conteúdos. Foram muitas as propostas elaboradas ao longo dos anos para realizar mudanças na prática pedagógica, principalmente em desenvolver metodologias eficazes que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico. Sobre as propostas de renovação para o currículo de ciências, analise as sentenças a seguir:
I- O ensino tradicional foi extinto da sala da aula. Atualmente, os professores só utilizam didáticas pedagógicas inovadoras.
II- A forma de ensinar ciências deve ter um caráter experimental. O aluno deve seguir uma sequência estabelecida para ter a comprovação do que já foi ensinado na sala de aula.
III- O ensino expositivo é a melhor prática pedagógica a ser utilizada pelo professor. Nele, o professor não precisa relacionar os conteúdos ensinados com o conhecimento que o aluno possui.
IV- Não há uma fórmula mágica para ensinar ciências. O professor deve mediar a aprendizagem e permitir que o aluno participe de forma ativa na construção do próprio saber.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	3.
	A educação passa por grandes incertezas quanto as suas práticas adotadas. Há a necessidade da mudança, pois o excesso de discursos não possibilita o enriquecimento de práticas eficientes para a aprendizagem. Grandes investimentos de recursos humanos e financeiros foram gastos pelo governo norte-americano para modernizar o ensino, a partir da década de 1950. Quanto aos objetivos que foram propostos para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trazer o ensino experimental com o objetivo de ensinar os professores a fazer ciências.
	 b)
	Investir grandes valores financeiros para alcançar a hegemonia mundial.
	 c)
	Incentivar criação dos projetos de 1ª geração para melhorar a formação de todos os professores para atuarem em ciências.
	 d)
	Aumentar a carga horária das disciplinas, resolvendo com isso todos os problemas do ensino.
	4.
	As mudanças para o ensino de ciências vêm sendo discutidas há pelo menos 30 anos, e o uso das práticas pedagógicas ganhando grande importância para a compreensão dos conceitos científicos. Quanto às metodologias mais comuns utilizadas para o ensino de ciências, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ensino expositivo nunca pode ser utilizado, mesmo que o professor consiga envolver a turma numa aula mais atrativa, promovendo questionamentos e a interação com os alunos.
	 b)
	No ensino por descoberta, o aluno consegue assimilar os conteúdos ou qualquer assunto, mesmo não tendo um conhecimento prévio sobre eles.
	 c)
	O ensino tecnicista surge para contrapor a educação tradicional. Nele, os alunos deveriam seguir os passos de um cientista, por meio de aulas experimentais e uso de laboratórios.
	 d)
	O ensino tradicional, conhecido também por conteudista, ainda muito adotado pelos professores, é o mais adequado para atender às novas gerações.
	5.
	A professora Márcia trabalha na Rede Pública de Ensino da Escola X. Ela se preocupa com a escolarização de seus alunos, pois acredita que somente por meio dela eles terão sua ascensão social. Em seu trabalho pedagógico, os conteúdos são criteriosamente apresentados no quadro e a metodologia adotada exige que os alunos anotem toda a matéria no caderno para conseguir resolver a lista de exercícios que diariamente levam para casa como tarefa para consolidar os conteúdos ensinados. Diante da prática pedagógica apresentada pela professora na situação descrita, podemos afirmar que se refere a que tipo de ensino?
	 a)
	Tradicional e por descoberta.
	 b)
	Expositivo e por descoberta.
	 c)
	Expositivo e tradicional.
	 d)
	Por descoberta e expositivo.
	6.
	Em 1946, através do decreto federal nº 9.355, criou-se o Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, com a finalidade de elaborar e gerenciar os projetos da UNESCO para melhorar a qualidade do ensino de ciências, promovendo a formação científica dos alunos. As reformas curriculares tinham como objetivo inicial tornar o ensino experimental e isso seria possibilitado através da criação do IBECC. Nesse sentido, é possível afirmar que o ensino secundário e as universidades tomaram um novo caminho. Sobre esse caminho, analise as sentenças a seguir:
I- Inicia-se a criação de projetos em que o ensino de ciências torna-se prático, dando aos alunos do ensino primário e secundário um contato mais direto com os fenômenos.
II- Incentivar os alunos do ensino secundário, tendo um currículo que, ao ingressar nas Universidades, possuam um conhecimento mais elevado.
III- Deu-se prioridade às aulas práticas com a produção de equipamentos para laboratórios nas escolas, sem treinamento dos professores.
IV- O método utilizado nas aulas era o experimental, em que os alunos possuíssem liberdade no desenvolvimento das pesquisas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	7.
	Os eixos que norteiam o conhecimento científico são o ensino, pesquisa e extensão. Assim, podemos compreender que a universidade possui papel preponderante na formação dos profissionais da educação, tendo na formação inicial e continuada papel fundamental. Sobre as considerações acerca da universidade, analise as sentenças a seguir:
I- Instituição que possui o objetivo de inovar e de desenvolver novos conhecimentos.
II- Instituição que deve ser um lugar de pesquisa, com novas tecnologias, e de soluções.
III- Instituição que mantém sua visão tradicional sem articulação com a sociedade.
IV- Instituição promotora do desenvolvimento de projetos com compromisso social.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns!
	8.
	As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) são documentos que orientam o planejamento da Educação.Esse documento tem por objetivo promover a igualdade de aprendizagem dos conteúdos que serão ensinados aos alunos. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A construção das DCN contou com a participação de apenas algumas esferas da sociedade, como o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais.
	 b)
	As DCN foram criadas para nortear os currículos da educação básica e o currículo do ensino superior.
	 c)
	Um dos problemas enfrentados pelas diretrizes curriculares é a falta de autonomia dada aos professores.
	 d)
	Com a construção das diretrizes curriculares, a escola consegue ter autonomia no seus currículos, utilizando as áreas de conhecimento para trabalhar os conteúdos.
	9.
	O ensino de ciências deve estar pautado na pesquisa e em resolver situações-problema que possibilitem ao aluno a oportunidade de observar os fatos, levantar novas hipóteses, registrar os acontecimentos e tirar conclusões. Quanto ao trabalho do professor em sala de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Um dos objetivos didáticos do professor é ensinar os alunos a fazerem e a pensarem ciências.
(    ) O professor, além de ensinar os conteúdos estabelecidos no currículo, deve ensinar os alunos a utilizarem os procedimentos para atingir o conhecimento.
(    ) Para o desenvolvimento de competências, o professor poderá iniciar seu ensino com atividades mais simples, como a observação e a formulação de perguntas.
(    ) O professor deve conhecer qual o domínio que os alunos têm em memorizar os conteúdos de ciências, pois esta é a melhor forma para avaliar os conceitos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	As Diretrizes Curriculares Nacionais - DCN - são documentos que norteiam o trabalho da educação brasileira, orientando os professores quanto ao seu planejamento curricular e de que forma ele pode ser trabalhado nas escolas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA quanto à importância deste documento para a elaboração do currículo escolar:
	 a)
	Para alterações no currículo ou nas práticas pedagógicas, não há nenhuma lei que regulamente essas mudanças.
	 b)
	O Ministério da Educação - MEC - foi o único órgão que realizou a atualização nas diretrizes curriculares na ampliação para nove anos do Ensino Fundamental.
	 c)
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional não é a lei que regulamenta a educação brasileira.
	 d)
	As Diretrizes Curriculares Nacionais têm como objetivo desenvolver a formação dos alunos, oferecendo uma aprendizagem significativa de qualidade.
	11.
	(ENADE, 2008) Estudantes de 9 anos de uma Escola de Ensino Fundamental estudam a distribuição de água para a população.
O professor inicia a atividade com perguntas como:
- Toda água que sai da torneira é boa para beber?
- A água suja pode se tornar limpa?
- Existem casas sem água boa para beber? As respostas são discutidas.
O professor realiza em sala atividades práticas como:
- construção de uma maquete do sistema de distribuição de água da cidade;
- experiência de decantação e filtração da água;
- excursão à estação de tratamento de água da cidade. O trabalho é ampliado para o estudo da preservação ambiental e da situação da água potável da população, que não tem acesso à rede de abastecimento de água. Refletem sobre como o poder público cuida da qualidade da água e das questões ambientais e, ainda, sobre a responsabilidade social da população e dos governantes.
A partir dessa descrição, considere as afirmações a seguir:
I- As perguntas iniciais respondidas pelos alunos permitem ao professor fazer o levantamento do conhecimento prévio dos alunos.
II- A contextualização dos temas ocorre durante as atividades, na inserção de aspectos do cotidiano dos alunos e da população.
III- O conhecimento científico desautoriza o conhecimento que os alunos trazem de suas experiências de vida, em relação ao meio ambiente.
IV- As crianças devem concluir que as questões relativas ao desmatamento próximo aos mananciais de água e a distribuição de água tratada a toda a população são de responsabilidade social exclusiva dos governos.
De acordo com a descrição, são corretas APENAS as afirmações:
	 a)
	I e IV.
	 b)
	II e III.
	 c)
	I e II.
	 d)
	I e III.
	12.
	(ENADE, 2008) Com relação ao ensino de Ciências nos anos iniciais, as Ciências da Natureza precisam ser entendidas como elemento da cultura e também como construção humana, considerando que os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvem-se em grande escala na atual sociedade.
FONTE: BERTUCCI,M. C. S.; OVIGLI, D. F. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Disponível em: <www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais>. Acesso em: 10 set. 2011.
De acordo com essa perspectiva, a prática pedagógica nesses anos de escolaridade deve enfatizar:
	 a)
	A análise acerca de onde e de como aquele conhecimento discutido em aula está presente na vida dos sujeitos e as implicações dele para a sociedade.
	 b)
	A compreensão dos fenômenos naturais como resultado das reações dos componentes do ambiente, independentemente da ação dos homens sobre eles.
	 c)
	A valorização dos conhecimentos tecnológicos, em detrimento dos conhecimentos das Ciências Naturais.
	 d)
	A exposição de ideias, reforçando o processo de transferência dos saberes produzidos em Ciências.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando