Buscar

Atividade- Atividades rítmicas e a dança na Educação Física

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade- Atividades rítmicas e a dança na Educação Física.
 1. 	Surge em meados do século XX, negando a técnica do Ballet Clássico e o expressionismo da Dança Moderna, buscando o movimento pelo movimento, e usando muitas vezes gestos do cotidiano.
	Dança Contemporânea.	
 2. 	Os movimentos acontecem em diferentes amplitudes (perto ou longe do próprio corpo). Para isso, Laban (2006) deu o nome de:
	Cinesfera.
 3. 	Geralmente se utilizam músicas com compassos binários ou quaternários, por isso a contagem até oito durante as aulas. Ao fazer o mapeamento da música, é interessante identificar qual compasso é utilizado e fazer uma anotação a cada:
	Oito tempos, que equivalem a dois compassos quaternários ou quatro compassos binários.
 4. 	Em qual país a dança fazia parte das solenidades imperiais desde aproximadamente o século II a.C., e eram rigorosamente treinadas. Os dançarinos aprendiam as danças desde a infância, abandonando suas famílias. Atualmente, as danças neste país são divididas em três estilos: clássica, civil/militar, e danças folclóricas:
	China.
 5. 	É o Plano que utiliza as direções frente/trás e lado direito/lado esquerdo, eliminando desta vez as direções cima e baixo. É conhecido também por plano da mesa, sendo que os movimentos acontecem em volta de um eixo vertical (inicia em cima, atravessa o corpo e termina embaixo, ou vice-versa).
	Plano Transversal.
6. 	Na música, o ritmo é um de seus três elementos básicos. Assinale a alternativa que contêm os demais elementos básicos da música:
	Melodia e a harmonia.
7. 	No que refere-se a chegada da dança teatral no Brasil, assinale a afirmativa correta:
	A dança teatral chegou ao Brasil em 1808, junto com a família real, e eram apresentadas nas casas de espetáculos que aqui existiam.
 8. 	Laban, após analisar e estudar os movimentos em diversos âmbitos, concluiu que todos possuem certas características, chegando aos quatro fatores do movimento, sendo eles:
	Tempo, peso, fluxo e espaço.
 9. 	Ao trabalhar com Dança e atividades rítmicas, é necessária a exploração das possibilidades de movimentos do corpo, os quais incluem:
	Habilidades de estabilidade, locomotoras e manipulativas.
 10. 	Dalcroze observou a importância do corpo como instrumento para assimilação da música, passando a criar um método de educação chamado “Rítmica”, o qual foi baseado no ritmo musical. Assim, seus alunos passaram a vivenciar o ritmo de forma sensorial por meio do corpo, por um método que trabalhava movimentos corporais junto com a coordenação musical do indivíduo, o qual se denomina:
	Eurritmia.

Outros materiais