Buscar

AULA 02 - EXERCÍCIOS

Prévia do material em texto

1
Willian tem 65 anos, é casado, pai de Yolanda, Cristina e Marco, em janeiro de 2019 foi contratado por Gabriel para cuidar de sua fazenda. Suas funções são cuidar das plantas, dos animais para alimentar a família de Gabriel. Willian trabalha de segunda a sábado, cumprindo a jornada de 44 horas semanais na forma estabelecida por Larissa, esposa de Gabriel e recebe um salário de R$ 4.000,00. Existe algum vínculo entre Willian e Gabriel? Qual (urbano, rural, doméstico)? Justifiquem a resposta.
Resposta: Sim, o vínculo é doméstico pois Gabriel não é caracterizado como pessoa jurídica e não tem nenhuma finalidade lucrativa para com os serviços prestados por Willian.
MOMENTO VESTE A TOGA – SITUAÇÃO PROBLEMA
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.1
Francisca trabalha na residência de Olivia duas vezes na semana como passadeira. Normalmente, o combinado é comparecer ao trabalho às terças e quintas, mas, quando é necessário e mediante prévia comunicação, o que acontece com certa frequência, comparece em outro dia da semana. Este dia normalmente limita-se a semana, não sendo comum ocorrer aos sábados, domingos, feriados e em datas comemorativas. Sua remuneração é feita e calculada por dia de trabalho, não há contrato formal e sua CTPS não foi assinada. Quando Francisca não comparece, não recebe o pagamento e não sofre nenhum tipo de sanção; entretanto, Olivia sempre solicita que a ausência seja previamente comunicada. Francisca procura você como advogado (a), para sanar uma dúvida acerca da sua situação de relação de trabalho. De acordo com a legislação específica em vigor, qual a situação de Francisca?
Resposta: Francisca trabalha para uma pessoa física, que não tem fins lucrativos com seu serviço, caso ela trabalhasse apenas dois dias (terça e quinta) seria considerada como diarista, mas como informado que ela comparece com frequência mais um dia da semana, caso comprovado que este dia caracteriza mais um dia de trabalho ela é considerada como doméstica.
Nilton é pai de Paulo, Regina e Andréa e casado com Ilma há 55 anos. É policial militar de carreira, encontra-se na ativa no Estado do Rio de Janeiro. Nos dias de folga trabalha como vigilante autônomo no  Taquara’s Clube, situado na Rua Andrômeda, 171, três dias por semana, em jornada de 8 horas diárias, recebe salário mensal e não pode ser substituído por qualquer preposto. Nilton recebe ordens diretas de Alexandre, Diretor do clube, e por ser autônomo, não tem contrato de trabalho e nem CTPS anotada. Comente acerca da atividade de Nilton.
Resposta: Nilton contem todos os requisitos para ser considerado um empregado urbano(pessoa física, pessoalidade, alteridade, subordinação, onerosidade e subordinação jurídica) , então é incorreto o empregador mantê-lo como autônomo e sem a CTPS sem anotação.
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.2
4
Diferencie e relacione os requisitos, elementos que desconfiguram a relação de emprego, faltante em cada relação de trabalho relacionada abaixo:
AUTÔNOMO, VOLUNTÁRIO, AVULSO, EVENTUAL, COOPERADO, ESTAGIÁRIO, APRENDIZ
AUTÔNOMO: Não possui subordinação/subordinação jurídica; corre o risco da atividade que desenvolve, os outros requisitos podem ter ou não. 
VOLUNTÁRIO: Não possui onerosidade, não recebe salário; traz o conceito, realizado o trabalho por altruísmo. 
EVENTUAL: Não possui continuidade, trabalha de forma eventual, esporádica, os, trabalha pra um, fica um tempo sem trabalhar e depois trabalha para outro caracterizando então um trabalhador e não um empregado. 
AVULSO: Trabalha em situação eventual, esporádica. Não possui nenhum vinculo direto entre o empregador e o trabalhador avulso, mas tem todos os direitos garantidos na Constituição como se fosse um empregado. 
COOPERADO: Não possui subordinação jurídica, é um trabalhador que adere a cooperativa, e também não é caracterizado como empregado, conforme CLT, artigo 442.
ESTAGIÁRIO: É aquele que possui um termo de compromisso e não um contrato de trabalho; um ato educativo supervisionado a lei define os tipos de ensino que ele deve vinculado e a parte prática. Precisa ter nexo de causalidade entre o que está estudando e a parte prática que vai desenvolver no estágio. 
APRENDIZ: É considerado como empregado equiparado e tem todos os seus direitos garantidos por lei porem, um aprendiz, não é regido pelas mesmas cláusulas da relação de emprego por ser um empregado em desenvolvimento. 
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.3
5
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.4
Analise as assertivas abaixo e assinale a (s) alternativa (s) correta (s) em relação ao disposto na Consolidação das Leis do Trabalho:
I- A contratação do autônomo, cumpridas por este todas as formalidades legais, de forma contínua ou não, afasta a qualidade de empregado prevista no art. 3º da CLT. 
II- O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente. 
III- Durante o período de inatividade, o empregado poderá prestar serviços de qualquer natureza a outros tomadores de serviço, que exerçam ou não a mesma atividade econômica, utilizando contrato de trabalho intermitente ou outra modalidade de contrato de trabalho.
Resposta: Estão corretas todas as alternativas.
6
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.5
De acordo com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho, considera-se empregado a:
pessoa jurídica que prestar serviços de natureza eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário ou outra espécie de remuneração.
pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza eventual a empregador, ainda que sem dependência deste e mediante qualquer forma de remuneração.
pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, ainda que sem a dependência deste e independente de salário ou remuneração.
pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
pessoa física ou jurídica que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante qualquer tipo de remuneração.
Resposta: Alternativa D
Acerca da relação de trabalho e da relação de emprego, analise as seguintes afirmativas identificando se são falsas ou verdadeiras. 
Um profissional autônomo que presta serviços a uma determinada empresa faz parte de uma relação de emprego. 
A não eventualidade é uma das características da relação de emprego. 
É perfeitamente possível existir vínculo de emprego voluntário de forma gratuita. 
O contrato de trabalho temporário pode tratar sobre o desenvolvimento de atividades-meio e atividades-fim que serão executadas na empresa tomadora dos serviços. 
 As ações oriundas das relações de trabalho, diferente das de emprego, devem ser processadas e julgadas na Justiça Comum.
Resposta: I:F II:V III:F IV:V V:F
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.6
A Consolidação das Leis do Trabalho trouxe requisitos para a caracterização da relação de emprego. A respeito dos requisitos da relação de emprego, assinale a alternativa incorreta.
É requisito da relação de emprego a subordinação jurídica.
É requisito da relação de emprego a prestação de serviços de natureza não eventual.
É requisito da relação de emprego a onerosidade.
É requisito da relação de emprego a personalidade jurídica do empregado.
Resposta: Alternativa D
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.7
Nas relações de trabalho no Brasil, há um instrumento decorrente de previsão legal que objetiva estabelecer condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho, no âmbito das representações dos trabalhadores, observado o princípio da unicidade sindical que estabelece a representação única por categoria e base territorial. Qual é esse instrumento?
A Responsabilidade Social.
A Decisão Colegiada.
A Negociação Coletiva.
O Acordo Transparente.
Resposta: Alternativa C
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.8
A condição de empregado pressupõe:
a prestação de serviços com pessoalidade, de forma não eventual e sob dependência econômica do empregador.
a não eventualidadena prestação dos serviços e a subordinação jurídica ao empregador.
a prestação de serviços nas dependências do empregador e sob dependência econômica.
o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social e a subordinação jurídica ao empregador.
o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social, o controle da jornada de trabalho e a dependência econômica ao empregador.
Resposta: Alternativa B
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.9
O Direito do Trabalho é ramo jurídico privado, específico, autônomo e especializado, que regula certo tipo de relação laborativa na sociedade contemporânea. Acerca desse assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( V ) O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 
( V ) O direito do trabalho envolve tanto o estudo do direito individual quanto do direito coletivo. 
O direito individual do trabalho trata das regras, princípios e institutos jurídicos que regulam a relação empregatícia e as relações de trabalho especificadas. 
( F ) A relação de emprego requer a prestação de um serviço por pessoa física a outrem. Já a relação de trabalho requer que esse serviço seja prestado por pessoa física e com pessoalidade, mediante uma contraprestação onerosa, com subordinação jurídica perante o 
empregador e de forma não eventual, ou seja, em caráter contínuo e permanente. 
( V ) A Carteira de Trabalho e Previdência Social é obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, ainda que em caráter temporário, e para o exercício por conta própria de atividade profissional remunerada.
MOMENTO VESTE A TOGA – 2.10

Continue navegando

Outros materiais