Buscar

TEORIA DA EVOLUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEORIA DA EVOLUÇÃO
Processo evolutivo das espécies que ocorre gradativamente
A Teoria da Evolução é um conceito utilizado na biologia para indicar que a variação das espécies é o resultado de um processo gradativo de evolução. Esta ideia contrapõe a Teoria Criacionista de que o universo foi criado por Deus.
Segundo a Teoria da Evolução, os indivíduos passam por modificações necessárias para a sua sobrevivência, de forma a adaptar-se ao meio em que vivem. O primeiro a propor uma teoria evolutiva foi o biólogo francês Jean-Baptiste de Lamarck, que em 1809 publicou as suas teorias no livro “Filosofia Zoológica”. No entanto, a pessoa mais conhecida quando se fala na Teoria da Evolução é o britânico naturalista Charles Robert Darwin, autor do livro “Origem das Espécies", criado em 1850.
Darwin x Lamarck
Darwin e Lamarck são os grandes nomes da Teoria da Evolução, sendo o primeiro criador do conceito de evolução das espécies através da seleção natural, e o segundo propõe uma modificação dos seres por meio dos caracteres adquiridos.
As principais diferenças entre as Teorias do Darwinismo (Darwin) e do Lamarckismo (Lamarck) são:
Lamarck
• O meio cria necessidades que induzem mudanças nos hábitos e nas formas dos indivíduos. Para Lamarck a evolução das espécies ocorre devido as modificações que são impostas pelo meio em que vivem.
• As novas características são adquiridas pelo uso ou desuso repetido de um órgão ou parte do corpo. Define que, de acordo com a utilização de um determinado membro este seria desenvolvido. Da mesma forma, aquele que fosse pouco utilizado poderia reduzir o seu tamanho ao longo das gerações.
• As características adquiridas são transmitidas aos seus descendentes, ou seja, todas as mudanças desenvolvidas pelas espécies são herdadas pelos seus descendentes.
Darwin
• Estabelece a seleção natural como mecanismo da evolução.
• O meio exerce uma seleção natural que favorece os indivíduos portadores das características mais apropriadas para um determinado ambiente e em um determinado tempo. Esta seleção é dividida em três tipos: direcional, estabilizadora e disruptiva.
• No centro de uma população, certos indivíduos apresentam características que lhes conferem uma melhor adaptação em relação ao outro. 
• Os mais aptos vivem mais tempo, reproduzem mais e transmitem as suas características aos descendentes. 
• Darwin diz que as espécies evoluem através do processo de descendência, sendo estes modificados dando origem às outras espécies. Diferente do que alguns acreditam, a teoria criada por Darwin não prevê que o ser humano descende do macaco, mas que as espécies evoluem através do processo de descendência.
Teoria da evolução - Neodarwinismo
Enquanto para Darwin a evolução ocorre através de um seleção natural, que permite uma mudança gradativa nas características do indivíduo. A Teoria da Evolução proposta pelo neodarwinismo inclui a recombinação genética e a mutação. 
Também conhecida como Teoria Sintética da Evolução, o neodarwinismo é um aperfeiçoamento dos conceitos desenvolvidos pelo naturalista Charles Robert Darwin, que carecia de algumas explicações, entre elas: por que alguns animais, da mesma espécie, tinham a pelagem mais clara e outros mais escura?
Esta Teoria da Evolução foi desenvolvida com o objetivo de preencher estas e outras lacunas deixadas pelo Darwinismo, sendo estes questionamentos respondidos após os estudos dos mecanismos genéticos da hereditariedade, das recombinações e mutações gênicas. 
Mais tarde, estas dúvidas foram sendo esclarecidas por meio dos experimentos feitos pelo botânico Gregor Mendel, que realizou diversas experiências a partir do cruzamento de plantas, sendo o mais famoso o experimento desenvolvido com as ervilhas, que deu origem as leis da segregação dos fatores e da segregação independente.
Mendel utilizava o nome fatores para definir os genes, termo criado em 1905 pelo biólogo holandês Wilhelm Johannsen. Conheça os fatores responsáveis por gerar a variabilidade genética:
• Mutação: dar origem a um novo gene, não é dirigida. Primeiro a mutação causa a variação genética e depois a seleção vai atuar selecionando o mais apto em determinado ambiente.
• Recombinação: é a mistura do material genético. Existem três processos que misturam o material genético ocasionando a variabilidade genética. São eles: 
- Fecundação: também conhecido como fertilização. Ex.: Durante o processo de fertilização o DNA da mãe e do pai são misturados, dando origem a um novo ser.
- Crossing-over: é a mesma coisa que permutação ou recombinação. Ocorre quando existe o cruzamentos de homólogos, ou seja, quando os cromossomos ficam lado a lado. 
- Segregação independente dos cromossomos: separação dos cromossomos, onde cada indivíduo possui 46 cromossomos divididos em dois pares de 23, sendo 23 cromossomos herdados do pai e 23 da mãe. Esta mistura causa uma variação genética.
Principais Fatores Evolutivos do Neodarwismo
Existem três fatores que atuam sobre a composição genética das populações elevando a variação de genes:
• Seleção natural – Não é um processo aleatório. Propõe que, se um indivíduo possui um gene (A) for mais adaptativo que o seu alelo (a), a seleção natural irá fixar o gene dominante (A) na população e eliminar o gene desfavorável. Neste caso a frequência do gene (A) tende s aumentar ao logo dos anos em relação ao gene (a).
• Migração ou Fluxo Gênico – Ocorre com a imigração ou emigração de indivíduos para outros locais, esta mudança pode elevar a variação genética. No entanto, quando a frequência das migrações são elevadas, ao longo de muito tempo a variabilidade genética tende a diminuir.
• Deriva ou Oscilação Gênica – É um processo aleatório. Podemos tomar como exemplo os casos de desastres naturais como incêndios florestais ou tsunami. Estes fenômenos podem ser responsáveis pela redução de uma determinada população, onde ao acaso eles são selecionados, podendo inclusive correr o risco de extinção.

Outros materiais