Buscar

CRIAÇÃO E MANEJO DE JACARÉS


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO AMAZONAS IFAM CAMPUS MANAUS ZONA LESTE
TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SUBSEQUENTE 2019
ANIMAIS SILVESTRES
ALUNO: eLVES OLIVEIRA DOS SANTOS
CRIAÇÃO E MANEJO DE JACARÉS
A criação e manejo de Jacarés tem sido algo promissor, a carne e a pele bastante valorizadas no mercado interno, por ser uma carne exótica, de animal silvestre, ela agrega bastante valor, sendo por tanto vista como um potencial econômico desejado por criadores que não veem problemas em investir na construção de locais para o manejo, eles sabem que com o esforço, trabalho e dedicação o resultado e retorno será garantido.
O processo de manejo e criação de jacarés começa com a preparação de locais para a incubação dos ovos e baias onde posteriormente a engorda e separação dos animais de tamanhos diferentes serão feitas, eles locais contam com controle de temperatura. Sabe-se que a temperatura é determinante para o sexo do animal, se fêmea ou macho, nas baias esse controle de temperatura também é importante, no caso da engorda a temperatura poderá afetar o desenvolvimento do animal em relação ao crescimento.
Os ovos de jacaré são adquiridos da própria natureza, em locais onde a população desses animais é comum. Os responsáveis por encontrar podem ser ribeirinhos, moradores locais, cada ovo custa em media um real e cinquenta centavos, pagos pelo criador.
Os animais criados em cativeiro recebem todos os cuidados necessários para que a carne e pele possuam qualidade, isso é determinante para agregar valor, nas baias não podem ficar animais de diferentes tamanhos, essa seleção é feita constantemente, isso tudo para evitar o canibalismo ou disputa, cada animal tem uma marca na cauda, uma pequena amputação, isso para que sejam identificados os animais de cativeiro dos animais nascidos na natureza.
Para a comercialização os animais devem pesar entre 5 e 8 quilos, é importante manter a maciez da carne, jacarés que passam da época do abate perdem essa qualidade, também possuem um couro mais rígido, isso dificulta na hora da separação da carcaça.
O abate é feito e local apropriado e feito para este fim, antes de serem desossados é retirado todo o couro, cabeça e vísceras, a carcaça é posta em refrigeração por mais 12 horas, isso para que o processo de transformação de musculo em carne ocorra, só então a carcaça e desossada, embalada e posta para o congelamento.