Buscar

Importância da Segurança no Trabalho para Engenheiros de Produção

Prévia do material em texto

Importância científica da segurança no trabalho na atuação de um profissional de Engenharia de Produção
Laila Raissa Silva[footnoteRef:1] [1: Acadêmica do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Vale do Itapecurú-FAI
E-mail: laila13raissa@gmail.com] 
O engenheiro de produção analisa de forma ampla o funcionamento de uma empresa, otimizando-a e criando um fluxo de trabalho mais eficiente, a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade. Mas esse profissional, além de se preocupar com os processos produtivos, também deve levar em consideração os trabalhadores que estão dentro dele.
 É nítido o grande interesse dos empresários pelo crescimento e melhoria da produtividade e da segurança no trabalho, fortalecendo a ideia que essas devem sempre se manter ligadas para que haja um controle eficaz e resultados eficientes no andamento dos processos. 
Neste sentido, buscam soluções que melhorem os processos, auxiliando e desenhando formas que ajudem no sistema de prevenção a acidentes, no planejamento e na gestão, a fim de tornar um ambiente saudável e cuidar para que as Normas Regulamentadoras (NR) sejam seguidas corretamente.
A integração de um sistema segurança na etapa de projeto pode trazer benefícios a empresa, como reduzir ou até eliminar os riscos de acidentes em suas origens, diminuir os afastamentos por motivos médicos, melhoria da produtividade relacionada a melhoria da qualidade de vida, redução de custos com despesas medicas, entre outros.
Em uma indústria onde há muitos funcionários em contato com as maquinas, os equipamentos de segurança tanto os individuais como os coletivos (EPI’S e EPC’S) tornam-se indispensáveis, e o engenheiro de produção deve estar atento a esse critério, para que não ocorram acidentes que possam trazer riscos à saúde de seus colaboradores. 
O engenheiro de produção tem um leque grande de possibilidades para trabalhar dentro da segurança de uma empresa, como em programas de prevenção que servem para avaliar e pesquisar diagnósticos de riscos, a ergonomia que atualmente pode ser considerada uma das maiores contribuintes no que diz respeito à modificação dos ambientes de trabalho, pois com ela que o engenheiro usa para desenvolver as melhores condições de saúde e bem-estar para os funcionários.
Portanto, a segurança no trabalho é um fator indispensável tanto para o engenheiro de produção como para outros profissionais, pois em muitos locais de trabalho o profissional pode correr o risco de acidentes e ter um pelo menos um conhecimento básico sobre o assunto já pode impedir vários acidentes. Além de evitar atrasos na linha de produção.
Referências 
SAURIN, Tarcisio Abreu. SEGURANÇA E PRODUÇÃO: um modelo para o planejamento e controle integrado. 2002. 312 f. Dissertação (Doutorado em Engenharia de Produção), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
UNIS. O PAPEL DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA SEGURANÇA DO TRABALHO. [S. l.], 13 ago. 2019. Disponível em: https://blog.unis.edu.br/o-papel-da-engenharia-de-producao-na-seguranca-do-trabalho#:~:text=O%20ENGENHEIRO%20E%20A%20SEGURANÇA,se%20preocupa%20com%20a%20segurança.&text=O%20engenheiro%20vê%20além%20disso,dos%20mais%20diversos%20processos%20judiciais. Acesso em: 2 out. 2020.
MACEDO, Renato Carnaúba. A contribuição da Gestão de Segurança do Trabalho para a Gestão Empresarial. Orientador: Marcio de Oliveira. 2010. 63 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.
MOREIRA, Artur Carlos da Silva. Características da atuação profissional do Engenheiro de Segurança do Trabalho: uma pesquisa quantitativa com os Engenheiros catarinenses. Florianópolis, 2003,175 fs. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2003.
PORTUGAL, NATHALIA. O que faz um engenheiro de produção? [S. l.], 24 out. 2018. Disponível em: https://www.catho.com.br/educacao/blog/o-que-faz-um-engenheiro-de-producao/. Acesso em: 2 out. 2020.

Continue navegando