Buscar

Habilidades Interpessoais e Inteligência Emocional

Prévia do material em texto

Quando um gestor precisa aprender a se relacionar e interagir melhor com outras pessoas, podemos dizer que ele precisa desenvolver a habilidade de:
	
	
	
	Automotivação
	
	
	Empatia
	
	
	 
Relacionamentos Interpessoais
	
	
	Controle emocional
	
	
	Autoconhecimento
	
Explicação:
Segundo Rocha (2010), ¿relacionar-se é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir- -se para o novo, é aceitar e fazer-se aceito, buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar o outro em seu meio¿.
ROCHA, Elizângela Bispo. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/26749/1/relacoes- -interpessoais
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
	
	
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
Explicação:
Neste momento o autor fala sobre a falta de controle e a conduta por meio da emoção.
	
	
	 
		
	
		3.
		Atualmente, considera-se que existam vários tipos de inteligência, que podem ser desenvolvidos ao longo da vida da pessoa. A inteligência emocional pode ser definida como...
	
	
	
	A facilidade para o cálculo, percepção de geometria e raciocínio para a solução de problemas lógicos;
	
	
	A facilidade em compreender idiomas, aprender novas formas de comunicação e capacidade de se comunicar de maneira clara e precisa;
	
	
	Todas as anteriores
	
	
	A capacidade de se localizar em regiões desconhecidas, reconhecendo com facilidade (ou não) pontos de referência e definindo caminhos adequados;
	
	
	O uso inteligente das emoções, seja de forma intrapessoal (reconhecimento e uso das próprias emoções) interpessoal (reconhecimento das emoções do outro);
	
Explicação:
A capacidade de gerenciar as próprias emoções e pode ser aprendida em qualquer época da vida.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No trabalho a demanda por habilidades intelectuais se faz permanente na resolução de problemas, mas nos dias atuais a medida da inteligência não está apenas restrita às habilidades lógico-matemáticas e verbal, pois o conceito de inteligências múltiplas introduzido por Gardner, em 1983, nos chama a atenção para a importância de outras habilidades pouco valorizadas. Podemos dizer que:
I. A habilidade de entender e responder adequadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas está presente na inteligência interpessoal.
II. A habilidade de usar parte ou todo o corpo para responder, resolver, ou criar situações e/ou movimentos está presente na inteligência cinestésica.
III. A habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias está presente na inteligência intrapessoal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
	
	
	
	I e II, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I e III, apenas.
	
	
	I, II e III.
	
	
	I, apenas.
	
Explicação:
Conforme a web aula, a inteligência interpessoal procura entender e responder adequadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas; a inteligência cinestésica ou corporal procura usar parte ou todo o corpo para responder, resolver, ou criar situações e/ou movimentos; e a inteligência intrapessoal procura formular uma imagem precisa de si mesmo ao reconhecer a si próprio, seus sentimentos, suas habilidades, suas necessidades e seus desejos. Ou seja, apenas as afirmativas I e II estão corretas, pois a terceira afirmativa se refere a inteligência lingüística.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Alfred Binet (1857-1911) foi o inventor do teste de QI (quociente intelectual), que considera as inteligências lógico-matemática e verbal. A medida da inteligência, nos dias atuais, não está restrita a estas habilidades, o que fez expandir seu conceito. Quando nos referimos a Santos Dumont podemos dizer que representa um bom exemplo de:
	
	
	
	Inteligência limitada.
	
	
	Inteligência corporal.
	
	
	Inteligência interpessoal.
	
	
	Inteligência mecânica.
	
	
	Inteligência musical.
	
Explicação:
Inteligência mecânica: Possibilita ao seu possuidor lidar facilmente, com máquinas e dispositivos mecânicos, além da habilidade manual e do sentido de coordenação.
Santos Dumont representa um bom exemplo de inteligência mecânica.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de:
	
	
	
	Matemática
	
	
	Musical
	
	
	Espacial
	
	
	Corporal
	
	
	Interpessoal
	
Explicação:
Conforme apresentado na web aula 4 o exemplo da jornalista Marília Gabriela, a identificando de acordo com o conceito das inteligências múltiplas de Gardner (onde o autor chama a atenção na aquisição de inteligências variadas a partir de habilidades diversas), como uma profissional que atua bem em equipe, ou seja uma profissional dotada da inteligência interpessoal.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O mundo corporativo é estimulante, pois sempre provoca a saída da zona de conforto. No entanto, essa característica quando em excesso pode desencadear um stress. Quando um funcionário demonstra cansaço extremo ou grande fadiga corporal, podemos identificar esse stress como estando na fase de:
	
	
	
	Resistência
	
	
	Somatização
	
	
	Paralização
	
	
	Alarme
	
	
	Exaustão
	
Explicação:
O estresse se expressa em três fases: Reação de Alarme, Resistência e Exaustão. Quando a pessoa não oferece mais condições de resistir as pressões, quando atinge o estágio em que o organismo não mais reage, não mais responde, ou não mais se ajusta às pressões sofridas, é nesse estágio que se configura a Exaustão. É nesse estágio que podemos dizer que o profissional está realmente padecendo de estresse.
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca a Sociabilidade. Assinale a alternativa que melhor define a Sociabilidade:
	
	
	
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistênciaseus objetivos pessoais ou profissionais;
	
	
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
Explicação:
Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.

Mais conteúdos dessa disciplina