Buscar

atividade de EDUCAÇÃO ESPECIAL E ESCOLA INCLUSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia - Turma: 2021/1 Semestre: 4º 
Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva
Professora: Georgia Borges
Polo: Malacacheta MG 
Acadêmico: Andréia Pereira Oliveira RGM: 053.16409
ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA
Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet, nem dos colegas de turma, pois essas atividades serão identificadas e zeradas.
1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva.
A educação especial se baseia em atender alunos com necessidades especias e distúrbios que afetam a sua aprendizagem, permite que todas as crianças tenham o direito de aprender, essas crianças com necessidades especiais são atendidadas em escolas especiais adaptadas. 
Já na educação inclusiva, está voltada para a inclusão de pessoas com necessidades especiais no ensino regular, e garante a participação de todos igualmente sem distinções e discriminações. 
2- De acordo com Sassaki, (2012), os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels” disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. 
Não é de hoje que o preconceito existe, desde periódos muito antigos nossos ancestrais eram marginalizados e discriminados por não serem considerados perfeitos, ao longo dos séculos essa concepção foi mudando e tomando novos rumos. Atualmente ainda, existe sim casos de preconceito e discriminação em várias esferas diferentes, mas muito menos do que antes, devido ao esclarecimento e campanhas de conscientização e leis que garantem o direito de ir e vir do deficiente, o acesso as escolas estão mais amplas também, ouve também uma crescente busca e empenho de pessoas com necessidades especiais de adentrar ao mercado de trabalho, o que abre novos horizontes e mostra que essas pessoas são capazes de desempenhar muitas funções.
O vídeo Wheels, relata a bonita atitude de um garoto com todas as suas capacidades físicas perfeitas em querer que seu colega cadeirante interaja com os outros meninos do bairro em um jogo, com o empenho de todos, o cadeirante vai levar a bola até eles, e todos os outros meninos estão em cadeiras adaptadas para se igualarem ao cadeirante e poderem jogar de igual para igual. 
	
3-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma análise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?
Link do filme: http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4
Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-terra
 
O filme relata a vida do garoto Ishaan, ele tem 9 anos de idade e estuda em uma escola normal, porém ele sofre de dislexia, e não consegue acompanhar as aulas e nem aprender os conteúdos ensinados, nem a família de Ishaan e nem a escola compreendem sua condição, para pode-lo ajuda-lo, o pai acha que ele é indisciplinado e por isso age sempre de maneira rude e negligente com o menino. Diante de mais um acontecimento na escola, o pai de Ishaan é chamado na escola, e decide levar o filho para um colégio interno com regras muito severas, piorando ainda mais o quadro do menino, que agora sem apoio familiar e longe do irmão. 
Com a chegada de um professor substituto, que passa a observar mais esse aluno com aspectos diferentes dos demais alunos, assim o novo professor consegue identificar os problemas e as necessidades que esse aluno possui, usando meios e métodos diferentes dos outros professores da escola, ele compreende cada aluno, observa suas particularidades e limitações e assim consegue desenvolver uma nova didática de ensino capaz de mediar e transformar a aprendizagem em algo prazeroso para os alunos.
O professor substituto, atende muito bem ao perfil de um professor inclusivista, ele está apto e se entrega por completo ao trabalho de ensinar e não faz distinção entre os alunos, ele é acolhedor e estimula a aprendizagem do aluno respeitando seus limites e suas particularidades. 
4 -Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei? 
As famílias das crianças com deficiência, tem muitos direitos que lhes são assegurados por lei, a criança tem o direito de ser matriculada em uma instituição de ensino e essa escola deve acolher e se adaptar as necessidades da criança, ter profissionais adequados e capacitados para receber esse aluno de forma acolhedora. Toda criança tem o direito de estudar e passar pelo processo de ensino aprendizagem
A Lei 7.853\89 da Constituição Federal, garante que todos sem exceção têm o direito a educação, inclusive as pessoas com necessidades especiais. 
5-Assista o filme, Extraordinário, (Link do filme: https://www313.o0-1.com/token=elFerwLVnfcrpHP6J3nxTg/1600882199/138.97.0.0/83/e/95/03969e82535807a82e94733ba5f1195e-720p.mp4), e descreva a importância da família (Isabel Pulman, Nate Pulman e Olivia Pulman) e da escola ( Mr. Browne e colegas de sala), diante das mudanças na rotina de Auggie Pulman. 
A família tem o papel muito importante na vida de todos nós, no filme, O Extraordinário o papel da família é ainda mais importante, pois Auggie Pulmman só convive com sua família, ele recebeu ensinamento escolar unicamente de sua mãe até seus 10 anos de idade, e então seus pais decidiram que ele está pronto para frequenter uma escola de verdade, os Pulmman sempre tentou preparar Auggie para situações adversas, que poderiam ocorrer na escola, sempre o encorajavam a agir com dignidade, quando os colegas estão sendo hostis com ele, Auggie se imaginava no filme que mais gostava, onde estaria com seu personagem favorito do lado. 
A direção e os professores da escola, o acolheram muito bem, em contrapartida, a maioria dos alunos da escola estranharam sua aparencia diferente, alguns fizeram bullying contra ele, uma aluna chamada Summer tenta se aproximar de Auggie que resiste, no entanto, Summer diz que também precissa de amigos legais, e assim eles se tornam grandes amigos. Jack, que no inicio do filme se aproxima de Auggie devido há um pedido do diretor, acaba se rendendo a amizade crescent entre eles, sendo capaz de brigar pelo colega, para defende-lo.
Auggie e Jack tiram o 1° lugar na feira de ciencias e assim mostra aos demais alunos da escola e da sua sala, que ele é capaz, competente, inteligente, divertido e muito criativo. Auggie se torna popular e mais cofiante entre todos, aprende a se defender e a não deixar que zombem dele pela sua aparencia, e que todos nós devemos aprender a viver e conviver bem mesmo na deversidade. 
6- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.
a) O que é considerado deficiência? 
b) O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
c) Qual é a função da escola no processo de inclusão?
d) Descreva o que diz a lei ao direito ao trabalho?
As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, com interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades decondições com as demais pessoas. Segundo a lei, é considerado como barreira qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, barreiras urbanas, no transporte coletivo, de moradia entre outras tantas existentes.
A escola tem o dever de favorecer o processo de inclusão, propiciando aos alunos que tem necessidades especiais, acolhimento e propiciar uma aprendizagem de forma igualitária e livre de qualquer restrição as diferenças, contribuir para o desenvolvimento integral da criança é fundamental nesse processo de inclusão, sem ignorar suas necessidades. A lei ampara o deficiente, quanto ao mercado de trabalho, e destina vagas de ampla concorrência a pessoas com deficiência.

Continue navegando