Buscar

Exercicios de Kant (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 
Disciplina: Filosofia II 
Prof.: Ibraim Vitor de Oliveira 
Aluna: Cibelly Lorâne Lage Reis
Texto: KANT. Resposta à pergunta “o que é esclarecimento?” 
QUESTÕES:
1.O que se entende por esclarecimento? 
RESPOSTA: Segundo Immanuel Kant. Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade, e esta menoridade, por sua vez, define-se como a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento, a covardia e a preguiça são as causas que levamos homens a permanecerem na menoridade.
2.Distinção entre maioridade e menoridade.
 RESPOSTA: A menoridade, para Kant, não é a falta de entendimento, mas a incapacidade que cada indivíduo possa eventualmente ter de fazer uso do seu próprio entendimento, enquanto a maioridade, por sua vez, é a capacidade de utilizar-se do próprio entendimento.
3. Qual as causas pelas quais grande parte dos homens permanece na menoridade?
RESPOSTA:
4. Por que é difícil sair da menoridade? 
RESPOSTA: As principais causas que impedem o esclarecimento estão no comodismo, na preguiça e na covardia. Com tais causas, o homem permanecerá sempre em sua menoridade. Para as pessoas acostumadas a ‘receberem as coisas nas mãos’ (Kant enumera alguns: ter um livro que faz as vezes de nosso entendimento; um diretor espiritual que tem consciência em nosso lugar; um método que decide a nossa dieta; etc.), torna-se difícil e perigoso renunciar sua menoridade. Isto está tão enraizado em sua vida, em seu cotidiano, em todos seus trabalhos, que se torna natural, cômodo. Por isso é que os homens não sabem como lidar com a liberdade quando a têm e os impede de utilizar seu entendimento.
5. Uma revolução é capaz de proporcionar o esclarecimento?
RESPOSTA: A verdadeira revolução deve ser a mudança de pensamento das pessoas. Essa mudança traz benefícios muito maiores que a de uma revolução política, em que apenas se trocam algumas pessoas do poder, mas a dominação continua. Uma revolução assim, que derruba um governo despótico, “nunca produzirá a verdadeira reforma do modo de pensar”.
6. O que se exige para o esclarecimento? 
RESPOSTA: O esclarecimento exige liberdade. Uma liberdade não limitada, não condicionada, que favoreça apenas aos que têm o “poder” nas mãos. Também o uso privado da razão, apesar de ser limitado, pode ajudar consideravelmente no progresso do esclarecimento.
7. Especificar as relações e diferenças entre o uso público da razão e uso privado da razão. 
RESPOSTA: O uso privado da razão acontece quando o indivíduo discorda de algo, mas, deve cumpri-lo, pois é seu dever, seja no trabalho ou perante a sociedade, mas como ser humano pode questiona-lo. O uso público da razão se refere ao ato de pensar, discordar, e expor pensamentos e opiniões.
8. Diferença entre adiar o esclarecimento e renunciar a ele.
RESPOSTA: Um homem sem dúvida pode, no que respeita à sua pessoa, e mesmo assim só por algum tempo, na parte que lhe incumbe, adiar o esclarecimento. Mas renunciar a ele, quer para si mesmo quer ainda mais para sua descendência, significa ferir e calcar aos pés os sagrados direitos da humanidade. O que, porém, não é lícito a um povo decidir com relação a si mesmo, menos ainda um monarca poderia decidir sobre ele, pois sua autoridade legislativa repousa justamente no fato de reunir a vontade de todo o povo na sua.
 9. Vivemos agora em uma época esclarecida?
RESPOSTA: “Não, vivemos em uma época de esclarecimento”. Falta ainda muito para que os homens, nas condições atuais, tomados em conjunto, estejam já numa situação, ou possam ser colocados nela, na qual em matéria religiosa sejam capazes de fazer uso seguro e bom de seu próprio entendimento sem serem dirigidos por outrem. Somente temos claros indícios de que agora lhes foi aberto o campo no qual podem lançar-se livremente a trabalhar e tornarem progressivamente menores os obstáculos ao esclarecimento geral ou à saída deles, homens, de sua menoridade, da qual são culpados.
 10. Por que um grau maior de liberdade civil parece vantajoso para a liberdade de espírito do povo?
RESPOSTA: Um grau maior da liberdade civil parece vantajoso para a liberdade do espírito do povo e, no entanto, estabelece-lhe limites intransponíveis; um grau menor cria-lhe, pelo contrário, o espaço para ela se alargar segundo toda a sua capacidade.

Continue navegando