Buscar

Curvas Exclusivas_Plano Organizacional

Prévia do material em texto

2.4 PLANO ORGANIZACIONAL 
Dentro de uma organização, o plano organizacional é a fase mais importante num negócio. Onde é definido o plano de ação, funções e captações de pessoas, sem elas a organização não existe.
Chiavenato (2014), definiu cultura organizacional como uma forma peculiar de 
pensar e realizar as atividades em toda a organização, a qual orienta os novos colaboradores sobre o funcionamento da empresa.
Nós da Curvas Exclusivas, temos uma visão organizacional voltada para o fator humano, melhoria contínua, sempre priorizando as atividades relacionadas ao mercado plus size. Iremos desenvolver uma organização eficaz e eficiente pois nossa missão é elevar a auto-estima da mulher.
Pensando nisso, o plano organizacional, operacional e marketing estarão alinhados trazendo resultados satisfatórios e visto isso a satisfação, desejos das nossas clientes serão atendidos.
2.4.1 Estrutura Organizacional
Segundo Chiavenato (2001,p.251): “organograma é o gráfico que representa estrutura formal da empresa”
O modelo de gestão que será usado pelo Curvas Exclusivas é organograma clássico: Conhecido como vertical, onde mostra os setores, hierárquias e sua comunicação entre eles.
Toda empresa preza pela eficiência e qualidade de seus produtos e serviços, e a Curvas Exclusivas tem objetivo de atender com excelência o mercado-alvo da mulher plus size. Visando uma estratégia CRM, sempre focada no cliente, atender suas necessidades, tanto na venda quanto no atendimento.
Organograma atual de Curvas Exclusivas
Administrativo
Cristiane
Larissa
Comercial
Verônica
Marília
Figura 1
Fonte: elaboração dos autores
Organograma Futuro de Curvas Exclusivas
Diretoria
Sócias
Comercial
Gerente da Loja
Vendedores
Marketing
Digital
Assistente de Marketing
Figura 2
Fonte: elaboração dos autores
 Curvas Exclusivas, a princípio ficará com o quadro de funcionários reduzido, iremos trabalhar (figura 1), futuramente contrataremos vendedores internos com experiência em vendas e e-commerce, posteriormente parceria com digital influencer, divulgando nosso produto e com isso atraindo a mulher plus size para nossa loja e fidelizando a nossa marca.
2.4.2 Políticas e Investimentos em Gestão de Pessoas
Mesmo sendo uma empresa pequena, as ações e políticas na gestão de pessoas estão sendo desenvolvidas de forma estratégica, com perspectiva de retorno positivo para Curvas Exclusivas e seus futuros colaboradores.
Política atual: visa melhoria contínua, satisfação e motivacional da equipe de Curvas Exclusivas;
 Política futura: 
· Regras no recrutamento e seleção de pessoas (interno e externo);
· Integração de novos colaboradores;
· Plano de cargos, carreiras e salários;
· Benefícios:
· Treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores;
· Normas e avaliação de desempenho com foco em competências:
2.4.2.1 Solicitação de Pessoal
De acordo com Chiavenato (2014, p.118)
“A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas alguns candidatos possam ingressar na organização: aqueles que apresentam as características desejadas. Há um velho ditado popular que afirma que seleção é a escolha certa da pessoa certa para o lugar certo e no tempo certo”
 Nesse início as sócias que irão atuar na empresa, futuramente a contratação será iniciada, logo assim que as vendas esperadas cresçam. Iremos abrir um processo de contratação, vagas para vendedor interno com experiência, e também com conhecimento ou domínio de e-commerce, pois a nossa loja se trata no momento atual virtual. 
Será providenciado uma empresa no ramo Recursos Humanos, para divulgação da vaga, informando a descrição da vaga, logo após essa etapa, a entrevista, aplicação de teste psicológico, entrevista com o gestor responsável pelas vendas e por fim a contratação do profissional qualificado para a vaga.
2.4.2.2 - Processo de Recrutamento e Seleção
“A função do recrutamento é a de  a seleção de pessoal com a matéria-prima básica suprir (candidatos) para seu funcionamento adequado. Ambos – recrutamento e seleção – fazem parte de um processo maior que é o de suprir e prover a organização de talentos e competências necessários à sua continuidade e sucesso em um contexto altamente dinâmico e competitivo”. (CHIAVENATO, 2009, p. 68). 
 No início as atividades da empresa serão realizadas pelas próprias sócias (Curvas Exclusivas), duas sócias ficarão com a parte administrativa e duas com a comercial, todo contato com os clientes será através de whatsapp, Instagram, Facebook.
 Logo que aumente a procura do produto calcula-se em um prazo de dois anos, será inaugurada uma loja física, aí sim será feito o recrutamento externo para ocupação das vagas de vendedores com a inauguração da loja física, por uma agência de emprego (Nova Agência) que utilizará toda técnica (entrevistas de seleção, dinâmicas com psicólogo), para realizar a recrutamento e seleção dos candidatos ao cargo de vendedor que prestará serviços para empresa Curvas Exclusivas .
A lei 13.429 que permitiu a terceirização de qualquer atividade da empresa. Sendo pago somente o valor contratado para prestação de serviço que enviará os trabalhadores conforme acordado e se responsabilizará pelo pagamento de todas as verbas trabalhistas. Além da redução nos custos mensais, essa opção também evita os gastos com rescisões contratuais, que podem ter um valor elevado. 
2.4.2.3 Admissão do Empregado
 “A seleção de pessoas funciona como uma espécie de filtro que permite que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização”. (CHIAVENATO, 2010, p 133).
Os documentos necessários para ingressar na empresa são:
· Ficha de Solicitação de Emprego ou Currículo - Tal documento não é de caráter obrigatório, porém extremamente útil, servindo como declaração das veracidades das informações dadas pelo empregado, sendo importante que esteja assinada.
· Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS Carteira de Trabalho e Previdência Social: é o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informações básicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregado. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade
· Atestado Médico Admissional: Na admissão é requisito imprescindível e deve ser feito por conta do empregador, uma vez que através dele se verifica a capacidade física ou mental do empregado, conforme dispõe o art. 168, I, da CLT.
· Fotos 3x4- solicita-se para colar no livro ou ficha de registro de empregado
· Comprovante de Residência;
· Cadastro de Pessoa Física – CPF; 
· Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação;
· Certidão de Nascimento, para funcionários solteiros, e certidão de casamento, para funcionários casados; 
· Cartão ou número do PIS;
· Título de Eleitor, para maiores de 18 anos;
· Certificado de Reservista ou de alistamento militar; 
· Cópia da Certidão de Nascimento de filho menores de 14 anos;
· Cartão de Vacinação dos menores de 7 anos e atestado de matrícula e freqüência escolar semestral dos maiores de 7 anos para fins de recebimento de salário-família;
· Atestado de invalidez, quando for o caso.
 Outros documentos obrigatórios, tais como: diplomas e comprovantes de registro profissional.
2.4.2.5 Exigências Legais
São benefícios exigidos pela legislação trabalhista e previdenciária ou ainda por convenção coletiva entre sindicatos. Veja:
• Férias
• 13º salário
• Aposentadoria
• Seguro Acidente de Trabalho
• Auxilio - doença
• Salário - família
• Salário - maternidade
• Horas extras etc.
Chiavenato (2014, p.291).
· As empresas sujeitas à inspeção do trabalho são obrigadas a possuir livro denominado “Inspeção do Trabalho”, a fim de que nele seja registrada, pelo agente de inspeção, sua visita ao estabelecimento, declarando a data e a hora do inícioe término desta, assim como o resultado da inspeção. (Art. 628 § 1º e 2º)
· No livro serão registradas, ainda, se for o caso, todas as irregularidades verificadas e as exigências feitas, com os respectivos prazos para atendimento. Devem ser anotados, também, pelo agente da inspeção, de modo legível, os elementos de sua identificação funcional.
· O quadro de horário de trabalho é obrigatório, podendo a empresa optar pelo modelo simplificado, devendo afixá-lo em local bem visível.
· Com relação aos empregados menores (de 14 a 18 anos), a empresa deve relacioná-los em quadro de horários especiais, adquiridos em papelarias especializadas (Quadro de Horário de Trabalho de Menores).
· Para estabelecimento com mais de 10 (dez) empregados, é obrigatória a marcação do “Ponto”, com a anotação da hora de entrada e saída, devendo ser assinalados os intervalos para repouso.
·  A marcação do ponto pode ser feita em registros mecânicos ou eletrônicos, isto é, mediante relógio de ponto, ou manuscrita em livro ou cartão-ponto.
· De acordo com a Lei nº 7.418, de 16 de dezembro de 1985, regulamentada pelo Decreto nº 92.180, de 19 de dezembro de 1985, o trabalhador tem o direito do recebimento do vale-transporte para seu deslocamento até o local de trabalho.
2.4.2.6 Jornada de Trabalho:
“Messias Pereira Donato define jornada de trabalho o período que, em um dia, o empregado fica à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens.” (DONATO, 1981)
No momento somos 4 sócias como funcionárias, pois a nossa loja inicialmente será virtual, mas teremos um horário a cumprir de 8 horas de trabalho por dia, 7 horas + 1 de almoço e um dia de descanso/folga na semana.
2.4.3 Dimensionamento de Recursos Humanos e Remuneração de Pessoal
2.4.3.1 Equipe de Profissionais
Segundo Chiavenato (1998) 
“As equipes de trabalho operam de modo participativo na tomada de decisões. Um aspecto fundamental é a habilidade multifuncional. Cada integrante do grupo tem várias habilidades para desempenhar diferentes tarefas e são responsáveis por atingir resultados e metas.”
No momento a empresa conta somente com 4 sócias e será dividida em dois cargos: administrativo (Larissa e Cristiane) e comercial (Verônica e Marilia).
Já no futuro quando tivermos a loja fixa teremos um quadro de 1 funcionário como gerente de loja, 1 em marketing digital, 1 em assistente de marketing e 5 vendedores.
2.4.3.2 Remuneração
Segundo Marras (2013, p.122) 
“Denomina-se remuneração estratégica aquela que representa um modelo de compensação que permite àqueles empregados da empresa que, por uma razão ou outra, se destacaram dos demais em um determinado período.”
Como nesse momento a empresa ainda não tem funcionários só as sócias iram receber o pró-labore mediante seus cargos de R$ 3.094,00 (com base de mercado de um administrador de empresa), assim decidido, já que todas fazem parte da criação da empresa. 
Mas iremos trabalhar com remuneração fixa para cada funcionário no futuro nos seguintes cargos da empresa: 1 funcionário como Gerente de Loja (R$ 2.017,69), 1 em Marketing Digital (R$ 1.664,20), 1 em Assistente de Marketing (R$ 1.368,62) e 5 Vendedores (R$1.291,31).
2.4.3.3 Benefícios
Segundo Marras (2013, p.153) 
“São aqueles que a empresa oferece aos seus empregados de vontade própria, geralmente com o objetivo de atender às necessidades dos empregados ou de tornar o perfil de sua remuneração atraente e competitivo em termos de mercado, tanto para melhor atrair novos recursos humanos quanto para manter os atuais.”
Iremos oferecer aos nossos funcionários os dois tipos de benefícios; os compulsórios e espontâneos.
Compulsórios: 13º salário, salário-família e férias. 
Espontâneos: somente as sócias e a gerente de loja como viagens e gratificações salariais.
2.4.3.4 Folha de Pagamento
De acordo com Oliveira (2001, p. 63), os principais proventos existentes na folha de pagamento são: 
Salário, horas extras, adicional de insalubridade, adicional de periculosidade, adicional noturno, salário-família, diárias para viagem e ajuda de custo; e os principais descontos são: quota de previdência, imposto de renda, contribuição sindical, seguros, adiantamentos, faltas e atrasos, vale -transporte;
É um documento de obrigatoriedade da empresa (artigos 464 e 225 do Decreto 3048/1999), não possui um modelo oficial, o que permite elaboração de acordo com as necessidades da empresa, mas deve conter todas as informações exigidas pela lei e cumprindo sua missão.
A folha de pagamento ou holerite, como também é conhecida, é um documento que demonstra e certifica o valor proporcional que o funcionário receberá, em sua conta bancária ou retirado pelo trabalhador no setor da empresa, equivalente a aquele mês e a partir dos dias trabalhados. Nele consta remuneração bruta e líquida, eventuais descontos e as contribuições tributárias. Ele é fornecido em 2 vias: uma do funcionário e outra da empresa. Algumas empresas disponibilizam a folha de pagamento direto na conta bancária do funcionário para não ter problema com envio. 
A legislação (art. 225, inciso I e § 9º e 273 do RPS – Decreto nº 3.048/99, com as alterações posteriores) estabelece, ainda, alguns requisitos que devem constar na folha de pagamento, como:
· Dados do empregador;
· Dados do empregado, cargo e função;
· Descontos realizados, como INSS, contribuição sindica, FGTS, Vales, etc;
· Número de dias trabalhados;
· Valores de horas extras, adiantamentos;
· Valor bruto e líquido do salário.
· Agrupar os segurados por categoria: segurado empregado, trabalhador avulso, contribuinte individual e empregados contratado por prazo determinado;
· Destacar o nome das seguradas em gozo de salário-maternidade;
· Indicar o número de quotas de salário-família atribuídas a cada segurado empregado ou trabalhador avulso.
A seguir veremos um demonstrativo de contracheque de um funcionário da Curvas Exclusivas.
Figura 3 - modelo contra-cheque
Fonte: elaboração própria
A remuneração de um sócio-administrador que trabalha ativamente na empresa é chamada de Pró-labore. Abaixo estará um modelo do pró-labore de uma sócia da Curvas Exclusivas.
Figura 4 - recibo de pró-labore
fonte: elaboração própria
2.4.3.5 Férias
Férias é um descanso remunerado concedido ao empregado que trabalha pelo menos um ano para o empregador. O direito é assegurado no artigo 7º, inciso XVII da Constituição da República, que trata dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais “o gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal”.
A cada doze meses, o empregado adquire direito a usufruir, nos doze meses subsequentes, um mês de férias, período no qual não poderá ser convocado para prestar serviços pelo mesmo empregador. Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos , sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos , cada um. (Decreto -Lei n. Lei 13.467 de 13 de Junho de 2017)
A Curvas Exclusivas entende que usufruir das férias é muito importante para os empregados, pois é o momento que o colaborador descansará da rotina, podendo neste período realizar atividades pessoais às quais se encontravam limitados a exercer por conta do trabalho na empresa. 
Concederemos as férias a todos os colaboradores conforme a lei exige , porém não realizaremos a compra de ⅓ das férias e nem será feita divisão da mesma. O colaborador gozará integralmente do seu benefício. Inserir citação, direta ou indireta, sobre como devem ser aplicadas as férias.
2.4.3.6 Décimo Terceiro Salário
Segundo Moretti Isabella (2018), todo trabalhador com registro na carteira, tem direito ao décimo terceiro salário. O pagamento desse benefício é feito em duas parcelas, contendo os descontos de INSS, FGTS e imposto de renda.
A primeira parcela deve ser paga entre fevereiro e novembro do mesmo ano. Já a segunda parcela, precisa ser paga até o dia 20 de dezembro. 
A Curvas Exclusivas entende que assim como as férias,o décimo terceiro é muito importante e ajuda a lidar com o bem-estar financeiro, físico e mental dos colaboradores. Por isso a empresa irá pagar o décimo terceiro de todos os funcionários conforme a CLT vigente no Brasil exige, respeitando as datas de liberação do valor.
2.4.3.7 Treinamento e Desenvolvimento
A Curvas Exclusivas acredita que os funcionários são o maior ativo de uma empresa, e investir em talentos é vital para o crescimento e sucesso sustentável dos negócios. Acreditamos em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento e autoconsciência como valor para nossos colaboradores.
De acordo com CHIAVENATO (2002) o treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada. Dentro do planejamento de nossa organização, esta é a primeira ação desenvolvida com todos os funcionários contratados, a fim d e que todos estejam alinhados com a cultura organizacional e com as expectativas referentes a cada função.
Investiremos em realização de cursos de treinamento para alinhar os funcionários às metas do negócio, pois esse tipo de treinamento é o que garante que todos sigam a mesma linha de raciocínio e atuação. Isso contribui para o sucesso do negócio, pois permite que todos saibam exatamente o que devem fazer para alcançar os resultados desejados.
Referência:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri, Manoele, 2014
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. São Paulo: 3ª edição, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos
CHIAVENATO, Idalberto. Os Novos Paradigmas. Atlas, 1998
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. 9ª ed, São Paulo Atlas, 2009.
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos:
como incrementar talentos na empresa. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
DESSLER, Gary. Administração de recursos humanos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall,
DONATO, Messias Pereira. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo: Saraiva. 1981.
DUTRA, J.S: Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva.
Idalberto -- Recursos Humanos 9ª Edição - 2009 - Idalberto Chiavenato 
Idalberto – Gestão de Pessoas- O novo Papel dos Recursos Humano nas Organizações /1ª Reimpressão. 4ª Edição – Editora Manole –Barueri – São Paulo, 2014
MARRAS, Jean Pierre: Administração de remuneração, 2. ed – São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.
nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsvier, 2010.
PEQUENO, Álvaro; Administração de Recursos Humanos: 2. ed. São Paulo: Pearson. 2012 São Paulo: Atlas, 2009.
Sem autor Manual de rotina trabalhista Portal de Auditoria < http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/. >11.10.2020 
Sem autor Manual de rotina trabalhista Portal de Auditoria < http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/.>11.10.2020
Sem autor: Passo a passo para cadastro do esocial, Lala bee Domésticos sem data <https://www.lalabee.com.br/blog/cadastro-esocial> 10.10.2020
Sem autor: Processo de admissão do Empregado, Rh Portal 2015 <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/processo-de-admissao-do-empregado>09.10.2020
Sem autor: Processo de admissão do Empregado, RhPortal 2015< https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/processo-de-admissao-do-empregado>09.10.2020
Trabalha Brasil – Disponível em https://www.trabalhabrasil.com.br/media-salarial-para-gerente-de-loja acesso em: 11 set 2020

Continue navegando

Outros materiais