Buscar

EDUCAÇÃO E TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E TRABALHO
1- Sobre o modo de produção capitalista, é correto afirmar que: A força de trabalho é uma mercadoria, que se troca por todas as mercadorias.
2- Entre as cidades abaixo, quais eram as duas mais populosas cidades na Europa no século XVIII? Assinale a alternativa correta. Londres e Paris
3- Assinale a alternativa que apresenta as características da Pedagogia Tradicional. Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo.
4- Assinale a alternativa que apresenta os três educadores que ganharam centralidade na expansão da escola: Maria Monessori, Ovide Decroly e John Dewey. 
5- Assinale a alternativa que apresenta a concepção de ser humano numa perspectiva histórico-social: O homem é visto como um ser histórico.
6- Sobre o modo de produção capitalista é correto afirmar que: A força de trabalho é uma mercadoria, que se troca por todas as mercadorias. 
7- Assinale a alternativa que apresenta uma proposta pedagógica tecnicista: A proposta é de modelar o comportamento humano e entender a necessidade de formação de mão de obra para o sistema de produtividade. 
8- Assinale a alternativa que apresenta as características da Pedagogia: Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação.
9- Assinale a alternativa que apresenta a concepção de ser humano numa perspectiva histórico-social: O homem é visto como um ser histórico.
10- Sobre o modo de produção capitalista é correto afirmar que: Atividades industriais como principal fonte de negócios e lucros, concentração de renda nas mãos da burguesia industrial. 
11- Assinale a alternativa que apresenta corretamente o modo de produção capitalista, moldado pelas relações entre o trabalho assalariado/capital na produção de bens. Produtos e mercadorias pertencem ao capitalista, que lucra com a mais-valia. 
12- Assinale a alternativa correta: Os princípios do despotismo esclarecido. 
13- Assinale a questão que apresenta corretamente o nome do autor da reforma pombalina: Marquês Pombal. 
14- Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do fundamento ideológico do Marquês de Pombal: A boa razão.
15- Como foi caracterizado o processo de transição do modo de produção feudal para o capitalista? Assinale a alternativa correta: Foi caracterizado pela passagem de trabalho artesanal para a manufatura.
16- Assinale a alternativa que apresenta características da Pedagogia Escolanovista: A Escola deve se adequar às necessidades individuais dos alunos, os conteúdos estabelecidos a partir das experiências vividas e o professor assume o papel de auxiliar a criança no processo de aprendizagem.
17- Sobre o modus parisienses, é correto afirmar que: Era uma resposta ao número maior de estudantes.
18- Sobre o trabalho do mestre artesão é correto afirmar que: o mestre era a escola, onde ele se situava virava uma escola. 
19- O que buscava a Reforma Pombalina? Assinale a alternativa correta: O nivelamento dos alunos.
20- O que defendia o diplomata portugues duarte Ribeiro… Assinale a alternativa correta: A introdução das manufaturas. 
21- Assinale a alternativa que apresenta corretamente para a atividade laboral dos monges Cristãos no século X. Os monges se dedicavam à cópia de textos antigos e aos debates teológicos. 
22- Assinale a alternativa que apresenta a definição correta da palavra tecnologia: é todo elemento inserido entre o trabalho e objeto de seu trabalho, ou seja instrumentos que transformam a natureza. 
23- Assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho. Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
24- Assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da palavra ontologia. É o estudo do ser, sendo “ser” tudo o que existe. 
25- Assinale a alternativa que define a visão essencialista do ser humano. O homem é um ser que realiza a sua essência, pois são entes que têm uma substância.
26- Assinale a assertiva que determina como o trabalho se caracterizava na antiguidade e na idade média: Base técnica artesanal. 
27- O que a Escola herdou da educação da Idade Média? Assinale a alternativa correta. Universidade e a pluralidade de objetos de estudo.
28- Assinale a alternativa que apresenta corretamente o método de ensino surgido no antigo Egito: Educação mnemônica, com escrita e transmitida de pai para filho.
29- Assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X. Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã. 
 30- O que a Escola herdou da educação da Idade Média? Universidade e a pluralidade de objetos de estudo.
31- Que instituição surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta. O Estado.
32- Assinale a alternativa que apresenta a definição da “visão naturalista” do ser humano. A visão naturalista privilegia o conhecimento adquirido na experiência, o conhecimento empírico.
33- Assinale a alternativa que apresenta a definição correta da visão histórico social do ser humano. O homem é um ser histórico, ao mesmo tempo natural e social. 
34- Assinale a alternativa que define o modo de produção denominado comunismo primitivo. Apropriação de bens, era coletiva para sua existência, assim se educavam as novas gerações. 
35- Assinale a alternativa que apresenta a finalidade da escola de palácio, criada pelos reis por volta de IX e X. Formação de funcionários para o trabalho monárquico. 
36- Assinale a alternativa que apresenta corretamente a posição de Lutero em relação à Educação: Lutero defendeu a ampliação da alfabetização e a criação de mais escolas.
37- Assinale a alternativa que mostra uma contribuição para a melhoria da vida no ocidente europeu do século XI. Arado de ferro. 
38- Onde surgiu as primeiras escolas? Egito antigo e transmitiam ensinamentos de caráter moral e político. 
39- Como se constitui o trabalho no sistema capitalista? o trabalhador vende sua força de trabalho aos donos do meio de produção.
40- Assinale a alternativa que apresenta as características da Pedagogia Histórico crítica. Os conteúdos são culturais e universais, aqueles incorporados pela humanidade ao longo da história da sua realidade social, e com os determinantes sociais da educação.
41- Assinale a alternativa que apresenta características da Pedagogia Progressista. Representada pelo educador Paulo Freire, tem por finalidade a transformação social, propõe um relacionamento democrático entre professor e aluno, aluno este que transformará o mundo.
42- Qual a definição da palavra educação? A palavra educação vem de educacione, termo latino para designar o ato de educar

Outros materiais