Buscar

Introdução às estruturas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.Recomenda-se, em geral, que os pilares em um projeto em Concreto Armado tenham afastamento máximo em torno de 8 metros. Caso este aconselhamento não seja respeitado, poderá ocorrer no projeto de arquitetura:
(1 Ponto)
a) As vigas não conseguirão vencer o vão com segurança e romperão
b) As vigas exigirão maiores alturas e poderão prejudicar o projeto de Arquitetura.
c) Independentemente do vão a vencer,as vigas de concreto Armado são absolutamente confiáveis.
e) As vigas exigirão seções transversais muito rígidas e com grande peso próprio o que pode contribuir para a sua ruptura.
2.As forças que atuam nas estruturas são denominadas cargas. As cargas que atuam na estrutura durante toda a sua vida útil são denominadas permanentes, e as cargas que ocorrem eventualmente são denominadas acidentais. Em relação às cargas podemos AFIRMAR que:
(1 Ponto)
a) São cargas permanentes as pessoas e os materiais de revestimento, e são cargas acidentais o vento e as paredes
b) As cargas acidentais podem ser determinadas com grande precisão e as cargas permanentes são mais difíceis de serem determinadas
c) As cargas que ocorrem com muita freqüência e possuem grande intensidade são consideradas cargas excepcionais
d) Para determinar o peso dos revestimentos é somente necessário conhecer a área revestida e o peso específico do revestimento
e) São cargas permanentes o peso próprio da estrutura e as paredes, e são cargas acidentais o vento e o mobiliário
3.Os objetos encontrados na natureza têm formas e estruturas intimamente ligadas e eficientes e, por esse motivo, estudar essas formas nos ajuda a criar estruturas para edificações que funcionem de forma similar. cite diversos exemplos de relações.
(2 Pontos) 
É possível analisar como funciona a estrutura de um ser vivo e construir um projeto arquitetônico que funcione da mesma forma, pois ambos precisam ser sustentados por sistemas estruturais. Podemos citar: A fábrica Lanificio Gatti, onde o engenheiro Pier Luigi utilizou o mesmo princípio da distribuição de forças das asas de uma libélula. O terminal 3 de passageiros do aeroporto de Stuttgart, na Alemanha, utiliza o sistema estrutural baseado nas estruturas das árvores. Podemos fazer uma analogia da estrutura da folha das palmeiras com a cobertura de concreto projetada em 1956 pelo arquiteto espanhol Felix Candela na Cidade do México. O arquiteto inglês Nicholas Grimshaw projetou oito grandes domos geodésicos interligados, chamado Eden Project, baseados em bolhas de sabão. Dentre essas analogias existem muitas outras.
4.O conhecimento dos materiais construtivos é fundamental para a escolha correta que se adapte a cada sistema estrutural e a cada projeto arquitetônico. Cada material apresenta características que determinam sua resistência diante cada tipo de esforço interno que possa aparecer. Cite os principais materiais utilizados na engenharia e arquitetura
(2 Pontos)
Pedra, concreto, aço, madeira.
5.Estabeleça a diferença entre um material frágil e um material dúctil
(2 Pontos)
A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua ruptura. Um material muito dúctil se deforma muito, o que não quer dizer que se quebre com facilidade, exemplo o aço. Já o Material frágil (contrário de dúctil) se quebra repentinamente com pouca deformação, exemplo: o concreto.
6.Estabeleça a diferença entre carga distribuída e carga concentrada, citando exemplos de cada uma na arquitetura e engenharia
(2 Pontos)
Uma carga quando é aplicada exerce uma força sobre a estrutura. Esta carga pode ser concentrada ou distribuída. A diferença é: a carga concentrada aplica uma força apenas em um ponto, já a carga distribuída aplica várias forças ao longo da estrutura. Exemplo de carga distribuída é quando colocamos um piso cerâmico distribuído no piso de uma sala. Exemplo de carga concentrada é a carga de uma viga servindo de apoio para outra viga.
7.Cite a importância de se conhecer a tensão do material e estabeleça uma relação entre a zona plástica e a zona elástica de um determinado material
(2 Pontos)
É importante conhecer a tensão admissível do material para saber até que ponto esse material irá resistir à determinadas tensões impostas. Para verificar se uma estrutura é segura, ou seja, se irá resistir à tensão gerada pelas forças que estão sendo aplicadas, devemos comparar essa tensão com a tensão admissível do material. Todos os materiais se deformam quando solicitados por alguma tensão.
Quanto maior a tensão, maior a deformação. Os materiais passam por diferentes fases de deformação até a ruptura total. Enquanto a deformação é proporcional às tensões, dizemos que o material está trabalhando no regime elástico (fase elástica). É uma deformação temporária, e o material voltará ao seu tamanho original se as tensões forem anuladas. Quando as tensões são maiores e os materiais passam a apresentar uma deformação desproporcional às tensões, dizemos que o material está no regime plástico (Fase Plástica). Nesta fase, as deformações são permanentes, e o material não voltará à sua forma original se as tensões forem anuladas.
Existem materiais que se deformam mais do que outros materiais. A deformação é uma característica dos materiais determinada pelo módulo de elasticidade.
8.Os sistemas estruturais devem ser projetados para satisfazer três condições básicas, cite-os e comente cada um
(2 Pontos)
Resistencia dos materiais contra a ruptura ( Cada material apresenta uma diferente resistência aos esforços, e devemos verificar se o tipo e a quantidade de material escolhido é suficiente para resistir às cargas aplicadas)
Rigidez contra deformações excessivas ( As estruturas têm uma flexibilidade que deve ser limitada de acordo com o uso a que se destina. Podemos aceitar maiores deformações na cobertura de um galpão do que em um piso de um pavimento de uma casa ou prédio).
Estabilidade contra o colapso (Os elementos que compõem um sistema estrutural devem estar conectados entre si de maneira que o conjunto não perca a sua estabilidade e possa desabar).
9.quais são os 3 tipos de vínculos nas estruturas, citando exemplos de aplicação na prática
(2 Pontos)
A conexão entre os elementos estruturais pode ser: PONTUAL, através de pregos ou parafusos; LINEAR, através de soldas; ou PLANA, através de placas coladas, aparafusadas ou pregadas.
10.cite e comente quais os principais esforços nas estruturas
(2 Pontos)
Tração Simples (quando uma força é aplicada paralelamente ao eixo de um elemento, fazendo com que esse elemento tenha aumento do seu comprimento, sem o aparecimento de tensões de cisalhamento. )
Compressão Simples (quando uma força é aplicada paralelamente ao eixo de um elemento, no sentido de fora para dentro, fazendo com que esse elemento tenha diminuição do seu comprimento, sem o aparecimento de tensões de cisalhamento.)
Cortante ( ocorre paralelamente ao elemento e é similar ao corte por uma faca. A força cortante provoca internamente nos elementos uma tensão de cisalhamento).
Flexão (Quando aplicamos uma força perpendicularmente a um elemento estrutural, além do aparecimento do CORTANTE, há o aparecimento de um MOMENTO causado pela força multiplicada pela distância até os pontos onde a estrutura está apoiada. Este momento é chamado de MOMENTO FLETOR, o que causa deformação no elemento ao longo da barra com formato curvo).
Torção(O é um giro do elemento ao longo do seu eixo. Diferentemente da FLEXÃO, o elemento não apresenta FLECHA, e sua ruptura se deve ao esmagamento das seções do material por conjuntos de TRAÇÕES e COMPRESSÕES que aparecem internamente entre seções do elemento torcido. )
11.relate a evolução das estruturas ao decorrer dos tempos, citando a importância dessa evolução para a concepção estrutural
(2 Pontos)
Com a necessidade de desenvolver estruturas mais seguras, a evolução das técnicas construtivas na construção civil muito se expandiu, a fim de solucionar os problemas e desafios das fundações, o avanço científico e tecnológico. Na área da construção civil tem-se preocupadomuito com as estruturas e suas cargas. Conhecer as tecnologias e materiais construtivos de cada período histórico nos ajuda a relacionar as necessidades existentes com as soluções arquitetônicas e estruturais que foram desenvolvidas. As necessidades impostas pelos arquitetos para ultrapassar os limites, criar novas edificações com novas formas e conceitos, impulsionam o mercado a desenvolver novas tecnologias, novas técnicas e novos materiais construtivos.

Outros materiais