Buscar

PRATICA DE ENSINO ESCOLA X COMUNIDADSE ATIVIDADE 1

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
PRÁTICA DE ENSINO : INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC) POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE
Alexandra Eustachio Oliveira de Souza R.A: 1621082
UNIP Interativa Santo André 2019
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR CEU EMEF TATIANA BELYNK
ANÁLISE CRÍTICA DO AMBIENTE FÍSICO
A unidade escolar tem como publico a comunidade local (Jd. Sapopemba), porém atende as demais em seu entorno (Fazenda da Juta e Teotônio Vilela). Possui um grande espaço físico , dispondo de parquinho para as crianças menores, refeitório, banheiros, trocadouros, área coberta com diversos brinquedos, além de uma grande brinquedoteca, quadra de esportes e um teatro.
Na parte externa, possui piscinas de tamanhas diversificados para atender as crianças e adolescentes , estudantes da unidade.
Duas guaridas e uma equipe de seguranças internos.
Mesmo com todo este suporte, a escola ainda mantém uma estrutura um pouco fechada, tirando um pouco o aspecto de escola.
As escolas continuam com características de fábricas e até mesmo presídios, mas está unidade vem se adequando e mudando seus recursos físicos na medida do possível.
Devido aos espaços dedicados à interação, apesar da realidade que pulsa no entorno da comunidade onde a escola se localiza, é possível realizar um trabalho pedagógico que conte com a participação dos alunos, familiares e professores.
Em contrapartida, a qualidade do trabalho executado pelos educadores é afetada pelo grande contingente de alunos por sala, o que também acaba afetando a boa utilização dos espaços como, biblioteca, laboratório entre outras dependências que não acomodem bem o grande numero de alunos. Essa luta , inclusive, pela redução de estudantes por sala é travada há muito tempo pelos profissionais da educação da rede municipal, visando um melhor atendimento.
No CEU existem algumas como sala de leitura, laboratório de informática, sala de multiuso, rádio escolar, sala de recuperação paralela com professor de apoio pedagógico e sala de recursos multifuncionais com atendimento educacional especializado.
E em espaços como laboratórios, bibliotecas são desenvolvidas atividades pertencentes a grade curricular regular e também projetos de Sala de Leitura, Robótica, Teatro, rádio escolar. Ano passado era desenvolvido também projetos de iniciação ao jogo de Mancala Awele, atendendo as leis 10.639 e 11.645 (o professor continua desenvolvendo, porém em suas aulas de educação física) e iniciação as práticas urbanas radicais com foco no Parkour.
Esta entre outras atividades, são desenvolvidas na área externa da escola. Mas, no que diz respeito à comunidade interna escolar, todos os ambientes são utilizados todos os dias pelos educadores.
A exemplo das atividades exercidas no local e fazendo uso dos recursos disponíveis, há a aplicação da disciplina Mancala Awele, que tem o objetivo de promover o repertório das culturas africanas através do jogo e sua ludicidade, além de as áreas do conhecimento de forma transdisciplinar.
A escola procura desenvolver atividades e práticas pedagógicas diversificadas, atendendo a sua clientela, mas seria ideal a prefeitura, órgão maior responsável pelos diversas unidades escolares, implementarem profissionais específicos em áreas de necessidades presenciais, tais como psicólogos, médicos e especialistas em atendimento aos alunos com necessidades especiais. Por mais que a UBS local, por exemplo, tenha uma parceria, a inclusão destes profissionais no ambiente seria mais efetiva.
E falando sobre ações efetivas, um ambiente melhor conservado e estruturado contribui para a melhora na qualidade de trabalho do professores, bem como a boa evolução do aluno.
Há uma urgência na melhoria estrutural física dos ambiente escolares que não é priorizada pela Prefeitura, embora devesse.
CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO ESCOLAR
A gestão se preocupa com o espaço, sua funcionalidade, atendimento e logística. Alguns diálogos e comunicações poderiam ser melhor realizados, porém não desestruturam a ponto crítico o funcionamento da unidade.
A participação dos vários profissionais da educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar, contribuem na elucidação do PPP , que é discutido e construído coletiva e anualmente. Porém seria interessante a participação da comunidade local nesta construção.
A escola é um espaço onde o vinculo com o ensino e o núcleo familiar , ambos, compõem um grupo e como tal, precisam estar unidos para a tomada de qualquer decisão que interfira de forma positiva na vida dessa comunidade.
Com a participação dos familiares, dos educandos e educandas, mensalmente é realizado um encontro para discutir as necessidades e progressos escolares. Essa é uma forma de fazer a comunidade entender também, como se dá o processo de ensino-aprendizagem e de gestão da unidade escolar, além de
também ouvir as opiniões dos responsáveis pelas crianças inseridas no ambiente escolar.
As propostas pedagógicas necessitam sempre serem discutidas e trazer outros pontos de vista sobre o proposto. O sentimento de coletividade entre os integrantes da comunidade interna escolar, é o que propicia à todos a pesquisar e debater a melhor forma de aplicar o que é proposto.
Há um ponto interessante a se destacar, há a dificuldade em tratar de temas acerca da questão racial. Algo que é de suma importância, tendo em vista o alto índice de alunos em situação de refúgio e imigrantes de outras etnias, outras culturas, compondo este ambiente plural da escola.
ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
A estrutura organizacional da escola se faz da seguinte forma:
DIRETORIA
ASSISTENTE DE DIREÇÃO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
DOCENTES
 APOIO TÉCNICO ESCOLAR
APOIO DE VIVÊNVCIA ESCOLAR
A unidade escolar tem disciplinas regulares de seu currículo ( Artes, Ed. Física, Língua Portuguesa, Língua estrangeira – Inglês, Matemática, História, Ciências, Geografia, Sala de leitura, Informática), com ampliação dos projetos ( Rádio Escolar, Robótica, Teatro). Os projetos são lecionados das 12:00hrs às 13:30.
Possui ainda, quatro primeiros anos, quatro segundos anos, quatro terceiros anos, quatro quartos anos no período matutino entre 7:00hrs e 11:50 hrs.
Os professores e professoras tem três horas aulas semanais para planejamento de atividades, avaliação e demais atividades respectivas as práticas pedagógicas. Além disso existe duas horas aulas em 4 dias da semana, onde discutem, coletivamente, algum tema em específico, relatos de prática e casos específicos. A coordenação é responsável por esse trabalho.
Cada professor elabora o seu plano específico de sua disciplina e também coletivamente com seus pares, inclusive de áreas do conhecimento e ciclos em comum (professoras e professores de fund. I, cada qual com seu ano/ciclo).
As avaliações são diagnósticas, cumulativas e formativas, além do sistema padronizado de provas da rede municipal e federal. A recuperação visa sanar as dificuldades dos educandos e educandas, realizada tanto dentre o processo do ensino em seus bimestres quanto ao final destes e também em atendimento contra-turno pelo professor de apoio pedagógico atendendo os casos de maior necessidade.
São realizadas reuniões com os familiares durante o ano, onde geralmente são discutidas as questões de aprendizagem, porém com um repertório maior na pauta para cada situação. Além disso, a comunicação com os familiares se dá por variados meios, desde comunicação por telefone, escrita em agenda, pessoalmente no horário de entrada e saída ou agendamento feito a qualquer momento e quantidades necessárias.
As informações sobre a aprendizagem são transmitidas nas reuniões, nos boletins com considerações específicas. Ainda assim, a dificuldade em ter a presença efetiva e frequente dos pais nessas ocasiões ainda é um ponto a ser trabalhado, pois há quem repasse para a escola a responsabilidade de fazer este papel de pais também.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA
No período noturno o prédio é cedidoaos cursos da Etec Sapopemba.
A escola também possui associação de pais e mestres ,a APM, que atua na escola como um meio de manter a conexão entre a escola e os pais na questão da organização, dos projetos, o que possibilitam conhecer melhor o ambiente de aprendizagem e se sentir parte de todo o processo.
Outra organização existente é o Grêmio Estudantil, responsável por representar os interesses do estudantes, bem como mediar a relação entre o corpo educacional e os educandos.
No que diz respeitos a projetos, além de o Escola da Família, há o programa Mais Educação Municipal, onde os professores realizam projetos no contra- turno escolar, além de parcerias com a gestão do CEU.
Em pesquisa com 10 alunos, entre e 8 anos de idade, educandos do quarto ano do ensino fundamental 1, em respostas sobre o que poderia ser melhorado na escola, 8 reivindicaram atividades externas como passeios. Maior interação com ambiente externo à escola.
A resposta foi ratificada pelo professor de Educação Física , Leopoldo, que percebe a desenvoltura dos alunos em aula quando a oportunidade de conhecer outros espaços vinculados ao proposito educacional lhes são possibilitada.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
1. Localização geográfica
Sapopemba é um distrito situado na Parte Sudeste da Zona
Leste do município de São Paulo, no Brasil. Foi criado pela Lei Estadual nº 4.954, de 27/12/1985, após pedido apresentado a Assembleia Legislativa de São Paulo no mesmo ano.
Com 13,4 km² e cerca de 300 mil habitantes segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística) de 2010.
EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Próximo ao CEU Sapopemba, local escolhido para este relatório, existem aproximadamente 13 escolas, 1 Hospital , 1UBS, 3 grandes praças, 2 teatros ( um na Fábrica de Cultura e um no CEU).
No que diz respeito à densidade demográfica, se enquadra no quesito “muito populoso”, devido ao número de habitantes.
O perfil econômico da população, na maioria, é de baixa renda.
Quanto ao quesito sobre o uso predominante do solo, a maioria é de ocupação por residências.
LEVANTAMENTO DAS EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE EM RELAÇÃO AO TRABALHO DA ESCOLA
As pessoas entrevistas sobre este tema, ratificaram a importância da segurança nas ruas e nas escolas.
Muitos temem pela vida dos filhos que, por morarem em maioria próximo à rotas do tráfico de drogas, acabam por se envolver nas atividades ilegais e, gradativamente, abandonando os estudos.
A ronda da polícia não surte o efeito esperado pelos habitantes do bairro.
E temem que esta situação torne ainda mais hostil, inclusive, o espaço escolar. Onde as drogas já se fazem presentes há algum tempo, não exatamente nesta unidade, mas nos arredores.
Atrelado a essa queixa que parte da visão externa da escola, vem a preocupação também pela qualidade dos relacionamentos entre professores e alunos, alunos e alunos, no que diz respeito à intolerância religiosa e o preconceito racial e de gênero, tendo o bulling como ator na condução à violência e também à depressão.
REFERÊNCIAS
https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&ved=2ahUKEwiX- bLcluXiAhVqxFkKHcwIBu0QjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.faceb ook.com%2Fceuemeftatianabelinky%2F&psig=AOvVaw349s9wxTDZFUpfktyLY v-c&ust=1560471291461569

Continue navegando