Logo Passei Direto
Buscar

EXERCICIOS COMUNICAÇÃO E HOMILÉTICA

User badge image
Benne Ribeiro

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Defina a comunicação a partir de sua própria experiência de vida.

Nessa teoria básica da comunicação, há 5 questões cruciais para uma comunicação eficaz: 1) quem, 2) diz o que, 3) a quem, 4) através de que meio, 5) com que finalidade? Correlacione as afirmacoes abaixo com cada uma das cinco questões cruciais indicadas e assinale a opção que indique a ordem de correlação correta:
I. É fundamental que encontremos um propósito para a mensagem e comuniquemos claramente os objetivos e razões que nos levaram a transmiti-la.
II. Qual é o nosso papel e com que função nos comunicamos? Na comunicação, devemos definir primeiramente aquele que faz a comunicação. A resposta parece óbvia (você ou eu) mas não é tão simples assim. O ser humano tem vários papeis sociais: pai ou mãe, chefe ou funcionário, vizinho ou amigo, professor ou aluno, etc.
III. A escolha do canal adequado poderá trazer um resultado muito melhor. A comunicação está cada vez mais segmentada, dirigida a um público (tribo) específico. Para alguns, jornais, televisão e rádios são os melhores canais. Para outros, as redes sociais serão mais eficazes. O que mais importa é a comunhão de ideias, histórias e emoções.
IV. Se soubermos exatamente o que estamos pensando, iremos nos comunicar com mais rapidez e eficácia. Isso quer dizer organizar melhor as ideias e escolher bem as palavras, ou seja, se comunicar com clareza e qualidade.
V. A forma da comunicação depende mais do receptor do que do emissor. Emissor e receptor precisam falar a mesma linguagem, se colocar no mesmo plano de interpretação. Se o emissor não se adaptar ao receptor, a comunicação se perderá. Para ser melhor compreendido, o emissor deve usar o mesmo vocabulário e preferir as expressões que são mais familiares ao receptor.
a. I-1, II-5, III-4, IV-2, V-3
b. I-4, II-5, III-3, IV-2, V-1
c. I-5, II-1, III-4, IV-2, V-3
d. I-1, II-5, III-2, IV-4, V-3
e. I-5, II-1, III-3, IV-4, V-2

Conforme o texto acima nos mostra, uma boa palestra é aquela que tem o poder de nos transportar, palestrante e ouvinte, pelo tema que está sendo trabalhado. Todavia, em muitas de nossas igrejas, a palavra é fria, de difícil compreensão e extremamente longa.
Aplicando os conceitos das palestras TED, assinale a alternativa que expressa uma comunicação eficaz em uma palestra:
a) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Isso, hoje, invariavelmente, isso exige o uso de imagens (slides com fotos, vídeos, gráficos etc.).
b) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquele somente guiada pelo Espírito Santo, sem qualquer esforço humano.
c) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Uma viagem por seu raciocínio e conceitos.
d) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que exige do público algo raciocínio e conhecimento para compreender as palavras do pregador (palestrante), afinal, verdades profundas exigem palavras difíceis.
e) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que prega a palavra, mesmo que as palavras do pregador não prendam a atenção do público.

Conforme se viu acima, uma teoria teológica da comunicação consiste na reflexão sobre se comunicar de maneira justa, equitativa e libertadora. Isso está diretamente relacionado ao conceito bíblico de koinonia, que significa viver em comunhão.
Seu sentido, então:
a. A koinonia tem a ver com viver em comunhão, mas comunhão só é possível entre iguais.
b. A koinonia é a qualidade daquilo que é comum a pessoas diferentes, ou seja, mesmo diferentes, as pessoas partilham algo comum a todos, no caso, o evangelho.
c. A koinonia com o diferente é tolerância, não vida em comum. Portanto, a igreja é o lugar de iguais.
d. A koinonia é o viver comunitariamente na igreja. No que tange a comunicação, estar em koinonia não influencia em nada.
e. A koinonia na igreja é uma utopia que deveria ser superada, principalmente no que tange a pregação da palavra, pois são coisas não relacionáveis.

Pensando nos obstáculos à comunicação ligados à personalidade, em quais deles você encaixaria, respectivamente, as situações de comunicadores que (1) afirmam que o uso de bíblias nos celulares provoca desapego à Palavra de Deus e (2) exemplifica o conteúdo da mensagem utilizando suas histórias e sucessos pessoais?
a. (1) Fake-news e (2) tendências à complicação
b. (1) Fake-news e (2) ensimesmamento
c. (1) Avaliações congeladas e (2) Fake-news
d. (1) Avaliações congeladas e (2) ensimesmamento
e. (1) Tendências à complicação e (2) avaliações congeladas.

Como se vê neste tópico, existem diversos obstáculos à linguagem. Um deles, a chamada polarização, vem sendo um grande problema na sociedade brasileira atual, principalmente por causa da polarização política.
Escolha dentre as alternativas abaixo a que conceitua corretamente polarização.
a. A polarização só existe no que diz respeito à política. No âmbito da igreja é uma palavra sem sentido.
b. A polarização não deve existir dentro da igreja, pois é uma comunidade de iguais.
c. Polarização é divergir em opiniões, mas isso não é um problema, pois as pessoas são diferentes mesmo.
d. A polarização consiste nos extremos opostos, ou seja, a maior distância possível na compreensão de fatos, no pensamento sobre o mundo etc., o que leva a não comunhão.
e. Polarização é o mesmo que dicotomia, que significa estar do mesmo lado.

Qual alternativa lista somente as qualidades verdadeiras do comunicador relacionado ao conteúdo estudado?
1. Dependência, do Espírito Santo e naturalidade.
2. Memória, habilidade, inspiração, voz e expressão corporal.
3. Criatividade, entusiasmos, determinação e vocabulário.
4. Observação, teatralização, síntese e conhecimento.
5. Articulação lógica de ideias e coerência com as práticas de vida.
a. Alternativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
b. Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
c. Alternativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
d. Alternativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
e. Alternativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Sobre as 5 narrativas de Timothy Keller, assinale a alternativa cuja afirmação esteja INCORRETA:
a. A narrativa da sociedade é aquela ligada à maneira com que as pessoas se relacionam entre si e as transformações históricas relacionadas às prioridades da vida em sociedade.
b. A narrativa da história é a que apresenta a ideia temporal estando nas mãos de Deus, sendo, assim, um contraponto à visão grega de uma história cíclica e sem uma finalidade.
c. A narrativa da identidade serve para caracterizar a Deus e sua relação com a humanidade. Ela ocorre através de sua revelação bíblica.
d. A narrativa da racionalidade se concentra em afirmar e explicar as questões existenciais de maneira mais completa e assertiva. Um exemplo é a afirmação cristã acerta da criação.
e. A narrativa da moralidade ou justiça procura determinar as questões morais para a sociedade, porém, sem necessariamente seguir o conteúdo expresso nas Escrituras, que é e principal referência moral para os cristãos.

Com base nas relações entre mídia, informação e receptor, assinale a alternativa que melhor compreende as atitudes que deveriam ser tomadas por sua igreja e demais comunidades de fé:
a. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. Porém, não é necessário que as igrejas percebam e entendam os processos entre mídia e informação. Somente passem a reproduzir o que fazem presencialmente nos púlpitos, nas plataformas digitais.
b. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio e isto por conta de as redes sociais serem usadas para repassar e propagar tanto ódio e violência entre as pessoas. Sendo o amor a “bandeira” cristã, estaríamos diante de um contraste não desejado.
c. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio. As redes sociais são usadas para veicular muitas informações falsas (Fake News) e vincular as igrejas a locais que são tomados por este tipo de conteúdo, mancharia os seus nomes.
d. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização, migrando todas as formas de interação da igreja com seus fiéis para as plataformas digitais e extinguindo, assim, as interações presenciais, já que estas em breve se tornarão obsoletas.
e. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. As igrejas devem perceber e entender os processos e passar a comunicar-se mais com o público que lhe é possível por meio destas redes de contato via internet.

O desenvolvimento é o corpo da mensagem. É nele que o comunicador expõe suas argumentações, com criatividade e versatilidade para fazê-lo por meio de ilustrações, citações, refutações etc.
A este respeito, leia as assertivas abaixo, depois escolha a alternativa que contém as opções corretas para a construção de um bom desenvolvimento:
I. O desenvolvimento é o momento de apresentação das ideias, de forma lógica e clara, sem se focar em aspectos emocionais, uma vez que o importante é a racionalidade das pessoas.
II. O desenvolvimento é o momento de uso da versatilidade. Nele o comunicador deve utilizar todos os elementos possíveis para persuadir seu público: ilustrações, citações, refutações, apelo às emoções etc. Todos os elementos são importantes, pois pessoas diferentes são alcançadas de formas diferentes.
III. O desenvolvimento é o momento de comprovar, argumentar sobre o que se disse na introdução. Assim, se a introdução foi emocional, o desenvolvimento também deve ser. Se foi racional, o desenvolvimento segue da mesma forma. Assim se mantém a uniformidade.
a. Somente a opção I está correta.
b. Somente a opção II está correta.
c. Somente a opção III está correta.
d. As opções II e III estão corretas.
e. Todas as opções estão corretas.

Um dos pontos centrais de uma mensagem é a aplicação, ela consiste no trabalho de conectar o texto e a mensagem à situação e necessidade do ouvinte. É necessário que ela percorra consistentemente a totalidade de uma comunicação, alertando o ouvinte para a vida prática.
Com esta definição em mente, a mensagem NÃO obtém êxito em sua aplicabilidade, quando:
I. Depende somente do ouvinte, logo, não dependendo da mensagem ou do comunicador.
II. A palavra nunca volta vazia, logo, a mensagem sempre terá sucesso ao ser comunicada.
III. Conclama à mudança na forma de agir e pensar das pessoas com foco apenas na convivência na igreja.
IV. As palavras ficam no mundo conceitual, abstrato e fora de contexto.
a. Somente as opções I e II estão corretas.
b. Somente as opções II e III estão corretas.
c. Somente as opções I e III estão corretas.
d. Somente as opções II e IV estão corretas.
e. Somente III e IV estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Defina a comunicação a partir de sua própria experiência de vida.

Nessa teoria básica da comunicação, há 5 questões cruciais para uma comunicação eficaz: 1) quem, 2) diz o que, 3) a quem, 4) através de que meio, 5) com que finalidade? Correlacione as afirmacoes abaixo com cada uma das cinco questões cruciais indicadas e assinale a opção que indique a ordem de correlação correta:
I. É fundamental que encontremos um propósito para a mensagem e comuniquemos claramente os objetivos e razões que nos levaram a transmiti-la.
II. Qual é o nosso papel e com que função nos comunicamos? Na comunicação, devemos definir primeiramente aquele que faz a comunicação. A resposta parece óbvia (você ou eu) mas não é tão simples assim. O ser humano tem vários papeis sociais: pai ou mãe, chefe ou funcionário, vizinho ou amigo, professor ou aluno, etc.
III. A escolha do canal adequado poderá trazer um resultado muito melhor. A comunicação está cada vez mais segmentada, dirigida a um público (tribo) específico. Para alguns, jornais, televisão e rádios são os melhores canais. Para outros, as redes sociais serão mais eficazes. O que mais importa é a comunhão de ideias, histórias e emoções.
IV. Se soubermos exatamente o que estamos pensando, iremos nos comunicar com mais rapidez e eficácia. Isso quer dizer organizar melhor as ideias e escolher bem as palavras, ou seja, se comunicar com clareza e qualidade.
V. A forma da comunicação depende mais do receptor do que do emissor. Emissor e receptor precisam falar a mesma linguagem, se colocar no mesmo plano de interpretação. Se o emissor não se adaptar ao receptor, a comunicação se perderá. Para ser melhor compreendido, o emissor deve usar o mesmo vocabulário e preferir as expressões que são mais familiares ao receptor.
a. I-1, II-5, III-4, IV-2, V-3
b. I-4, II-5, III-3, IV-2, V-1
c. I-5, II-1, III-4, IV-2, V-3
d. I-1, II-5, III-2, IV-4, V-3
e. I-5, II-1, III-3, IV-4, V-2

Conforme o texto acima nos mostra, uma boa palestra é aquela que tem o poder de nos transportar, palestrante e ouvinte, pelo tema que está sendo trabalhado. Todavia, em muitas de nossas igrejas, a palavra é fria, de difícil compreensão e extremamente longa.
Aplicando os conceitos das palestras TED, assinale a alternativa que expressa uma comunicação eficaz em uma palestra:
a) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Isso, hoje, invariavelmente, isso exige o uso de imagens (slides com fotos, vídeos, gráficos etc.).
b) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquele somente guiada pelo Espírito Santo, sem qualquer esforço humano.
c) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Uma viagem por seu raciocínio e conceitos.
d) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que exige do público algo raciocínio e conhecimento para compreender as palavras do pregador (palestrante), afinal, verdades profundas exigem palavras difíceis.
e) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que prega a palavra, mesmo que as palavras do pregador não prendam a atenção do público.

Conforme se viu acima, uma teoria teológica da comunicação consiste na reflexão sobre se comunicar de maneira justa, equitativa e libertadora. Isso está diretamente relacionado ao conceito bíblico de koinonia, que significa viver em comunhão.
Seu sentido, então:
a. A koinonia tem a ver com viver em comunhão, mas comunhão só é possível entre iguais.
b. A koinonia é a qualidade daquilo que é comum a pessoas diferentes, ou seja, mesmo diferentes, as pessoas partilham algo comum a todos, no caso, o evangelho.
c. A koinonia com o diferente é tolerância, não vida em comum. Portanto, a igreja é o lugar de iguais.
d. A koinonia é o viver comunitariamente na igreja. No que tange a comunicação, estar em koinonia não influencia em nada.
e. A koinonia na igreja é uma utopia que deveria ser superada, principalmente no que tange a pregação da palavra, pois são coisas não relacionáveis.

Pensando nos obstáculos à comunicação ligados à personalidade, em quais deles você encaixaria, respectivamente, as situações de comunicadores que (1) afirmam que o uso de bíblias nos celulares provoca desapego à Palavra de Deus e (2) exemplifica o conteúdo da mensagem utilizando suas histórias e sucessos pessoais?
a. (1) Fake-news e (2) tendências à complicação
b. (1) Fake-news e (2) ensimesmamento
c. (1) Avaliações congeladas e (2) Fake-news
d. (1) Avaliações congeladas e (2) ensimesmamento
e. (1) Tendências à complicação e (2) avaliações congeladas.

Como se vê neste tópico, existem diversos obstáculos à linguagem. Um deles, a chamada polarização, vem sendo um grande problema na sociedade brasileira atual, principalmente por causa da polarização política.
Escolha dentre as alternativas abaixo a que conceitua corretamente polarização.
a. A polarização só existe no que diz respeito à política. No âmbito da igreja é uma palavra sem sentido.
b. A polarização não deve existir dentro da igreja, pois é uma comunidade de iguais.
c. Polarização é divergir em opiniões, mas isso não é um problema, pois as pessoas são diferentes mesmo.
d. A polarização consiste nos extremos opostos, ou seja, a maior distância possível na compreensão de fatos, no pensamento sobre o mundo etc., o que leva a não comunhão.
e. Polarização é o mesmo que dicotomia, que significa estar do mesmo lado.

Qual alternativa lista somente as qualidades verdadeiras do comunicador relacionado ao conteúdo estudado?
1. Dependência, do Espírito Santo e naturalidade.
2. Memória, habilidade, inspiração, voz e expressão corporal.
3. Criatividade, entusiasmos, determinação e vocabulário.
4. Observação, teatralização, síntese e conhecimento.
5. Articulação lógica de ideias e coerência com as práticas de vida.
a. Alternativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
b. Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
c. Alternativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
d. Alternativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
e. Alternativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Sobre as 5 narrativas de Timothy Keller, assinale a alternativa cuja afirmação esteja INCORRETA:
a. A narrativa da sociedade é aquela ligada à maneira com que as pessoas se relacionam entre si e as transformações históricas relacionadas às prioridades da vida em sociedade.
b. A narrativa da história é a que apresenta a ideia temporal estando nas mãos de Deus, sendo, assim, um contraponto à visão grega de uma história cíclica e sem uma finalidade.
c. A narrativa da identidade serve para caracterizar a Deus e sua relação com a humanidade. Ela ocorre através de sua revelação bíblica.
d. A narrativa da racionalidade se concentra em afirmar e explicar as questões existenciais de maneira mais completa e assertiva. Um exemplo é a afirmação cristã acerta da criação.
e. A narrativa da moralidade ou justiça procura determinar as questões morais para a sociedade, porém, sem necessariamente seguir o conteúdo expresso nas Escrituras, que é e principal referência moral para os cristãos.

Com base nas relações entre mídia, informação e receptor, assinale a alternativa que melhor compreende as atitudes que deveriam ser tomadas por sua igreja e demais comunidades de fé:
a. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. Porém, não é necessário que as igrejas percebam e entendam os processos entre mídia e informação. Somente passem a reproduzir o que fazem presencialmente nos púlpitos, nas plataformas digitais.
b. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio e isto por conta de as redes sociais serem usadas para repassar e propagar tanto ódio e violência entre as pessoas. Sendo o amor a “bandeira” cristã, estaríamos diante de um contraste não desejado.
c. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio. As redes sociais são usadas para veicular muitas informações falsas (Fake News) e vincular as igrejas a locais que são tomados por este tipo de conteúdo, mancharia os seus nomes.
d. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização, migrando todas as formas de interação da igreja com seus fiéis para as plataformas digitais e extinguindo, assim, as interações presenciais, já que estas em breve se tornarão obsoletas.
e. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. As igrejas devem perceber e entender os processos e passar a comunicar-se mais com o público que lhe é possível por meio destas redes de contato via internet.

O desenvolvimento é o corpo da mensagem. É nele que o comunicador expõe suas argumentações, com criatividade e versatilidade para fazê-lo por meio de ilustrações, citações, refutações etc.
A este respeito, leia as assertivas abaixo, depois escolha a alternativa que contém as opções corretas para a construção de um bom desenvolvimento:
I. O desenvolvimento é o momento de apresentação das ideias, de forma lógica e clara, sem se focar em aspectos emocionais, uma vez que o importante é a racionalidade das pessoas.
II. O desenvolvimento é o momento de uso da versatilidade. Nele o comunicador deve utilizar todos os elementos possíveis para persuadir seu público: ilustrações, citações, refutações, apelo às emoções etc. Todos os elementos são importantes, pois pessoas diferentes são alcançadas de formas diferentes.
III. O desenvolvimento é o momento de comprovar, argumentar sobre o que se disse na introdução. Assim, se a introdução foi emocional, o desenvolvimento também deve ser. Se foi racional, o desenvolvimento segue da mesma forma. Assim se mantém a uniformidade.
a. Somente a opção I está correta.
b. Somente a opção II está correta.
c. Somente a opção III está correta.
d. As opções II e III estão corretas.
e. Todas as opções estão corretas.

Um dos pontos centrais de uma mensagem é a aplicação, ela consiste no trabalho de conectar o texto e a mensagem à situação e necessidade do ouvinte. É necessário que ela percorra consistentemente a totalidade de uma comunicação, alertando o ouvinte para a vida prática.
Com esta definição em mente, a mensagem NÃO obtém êxito em sua aplicabilidade, quando:
I. Depende somente do ouvinte, logo, não dependendo da mensagem ou do comunicador.
II. A palavra nunca volta vazia, logo, a mensagem sempre terá sucesso ao ser comunicada.
III. Conclama à mudança na forma de agir e pensar das pessoas com foco apenas na convivência na igreja.
IV. As palavras ficam no mundo conceitual, abstrato e fora de contexto.
a. Somente as opções I e II estão corretas.
b. Somente as opções II e III estão corretas.
c. Somente as opções I e III estão corretas.
d. Somente as opções II e IV estão corretas.
e. Somente III e IV estão corretas.

Prévia do material em texto

1. Exercício de reflexão Unid.I - 01
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:22
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:24
	TEMPO EMPREGADO
	2 minutos 11 segundos
	AVALIAR
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Defina a comunicação a partir de sua própria experiência de vida.
Comunicação é a arte de comunicar-se , expressar , falar e existem varios tipos de comunicação, falada , escrita e muitas outras, através da comunicação entendemos uma mensagem transmitida e respondemos no mesmo proposito.
Feedback
REAÇÃO
Você pode perceber que definir comunicação não é uma tarefa fácil. Afinal de contas, de que comunicação estamos falando? De qual mensagem e de qual meio de comunicação estamos falando? As novas tecnologias afirmam que as oportunidades de interação e compartilhamento de ideias e emoções nunca estiveram melhores. Entretanto, será que as formas digitais de troca de informação e diálogos comprovam que a comunicação contemporânea é mais humana e eticamente eficaz do que no passado? Será que o processo de comunicação serve para fins de justiça social, redenção e libertação ou a fins de dominação, controle e poder? Em linguagem teológica: o processo de comunicação serve a fins éticos e edificantes ou aos fins pecaminosos?
comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:27
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:28
	TEMPO EMPREGADO
	31 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nessa teoria básica da comunicação, há 5 questões cruciais para uma comunicação eficaz: 1) quem, 2) diz o que, 3) a quem, 4) através de que meio, 5) com que finalidade? Correlacione as afirmações abaixo com cada uma das cinco questões cruciais indicadas e assinale a opção que indique a ordem de correlação correta:
I. É fundamental que encontremos um propósito para a mensagem e comuniquemos claramente os objetivos e razões que nos levaram a transmiti-la.
II. Qual é o nosso papel e com que função nos comunicamos? Na comunicação, devemos definir primeiramente aquele que faz a comunicação. A resposta parece óbvia (você ou eu) mas não é tão simples assim. O ser humano tem vários papeis sociais: pai ou mãe, chefe ou funcionário, vizinho ou amigo, professor ou aluno, etc.
III. A escolha do canal adequado poderá trazer um resultado muito melhor. A comunicação está cada vez mais segmentada, dirigida a um público (tribo) específico. Para alguns, jornais, televisão e rádios são os melhores canais. Para outros, as redes sociais serão mais eficazes. O que mais importa é a comunhão de ideias, histórias e emoções.
IV.  Se soubermos exatamente o que estamos pensando, iremos nos comunicar com mais rapidez e eficácia. Isso quer dizer organizar melhor as ideias e escolher bem as palavras, ou seja, se comunicar com clareza e qualidade.
V. A forma da comunicação depende mais do receptor do que do emissor. Emissor e receptor precisam falar a mesma linguagem, se colocar no mesmo plano de interpretação. Se o emissor não se adaptar ao receptor, a comunicação se perderá. Para ser melhor compreendido, o emissor deve usar o mesmo vocabulário e preferir as expressões que são mais familiares ao receptor.
Escolha uma:
a. I-1, II-5, III-4, IV-2, V-3
b. I-4, II-5, III-3, IV-2, V-1
c. I-5, II-1, III-4, IV-2, V-3 
d. I-1, II-5, III-2, IV-4, V-3
e. I-5, II-1, III-3, IV-4, V-2
Feedback
Sua resposta está correta.
REAÇÃO:
A resposta correta é a “c”. Ao observamos estes elementos básicos da comunicação, naturalmente iremos nos familiarizar melhor com o conteúdo da mensagem e com o processo da comunicação. Essas 5 perguntas nos ajudarão também a observar mais cuidadosamente os nossos pontos fracos e deficiências, bem como de outros comunicadores. Obviamente, observar os defeitos dos outros será mais fácil que observar os nossos próprios. Além disso, poderemos desenvolver novas habilidades no sentido de aperfeiçoar nossa capacidade para a comunicação.
A resposta correta é: I-5, II-1, III-4, IV-2, V-3.
Parte inferior do formulário
1. Exercício de aplicação Unid.I - 03
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:32
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:32
	TEMPO EMPREGADO
	35 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme o texto acima nos mostra, uma boa palestra é aquela que tem o poder de nos transportar, palestrante e ouvinte, pelo tema que está sendo trabalhado. Todavia, em muitas de nossas igrejas, a palavra é fria, de difícil compreensão e extremamente longa. Aplicando os conceitos das palestras TED, assinale a alternativa que expressa uma comunicação eficaz em uma palestra:
a) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Isso, hoje, invariavelmente, isso exige o uso de imagens (slides com fotos, vídeos, gráficos etc.).
b) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquele somente guiada pelo Espírito Santo, sem qualquer esforço humano.
c) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Uma viagem por seu raciocínio e conceitos.
d) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que exige do público algo raciocínio e conhecimento para compreender as palavras do pregador (palestrante), afinal, verdades profundas exigem palavras difíceis.
e) Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que prega a palavra, mesmo que as palavras do pregador não prendam a atenção do público.
Escolha uma:
a. Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Isso, hoje, invariavelmente, isso exige o uso de imagens (slides com fotos, vídeos, gráficos etc.).
b. Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquele somente guiada pelo Espírito Santo, sem qualquer esforço humano.
c. Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Uma viagem por seu raciocínio e conceitos. 
d. Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que exige do público algo raciocínio e conhecimento para compreender as palavras do pregador (palestrante), afinal, verdades profundas exigem palavras difíceis.
e. Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que exige do público algo raciocínio e conhecimento para compreender as palavras do pregador (palestrante), afinal, verdades profundas exigem palavras difíceis.
Feedback
Sua resposta está correta.
Este tópico, até aqui, falou apenas da magia de uma boa palestra, que são aquelas que levam o público em uma viagem com o palestrante. Isso, invariavelmente, exige comunhão, ou seja, as palavras do palestrante chegam aos ouvintes que reagem a elas de forma positiva. Para isso, não é primordial o uso de mídias, elas são úteis, complementares, mas não essenciais.
Trazendo para a realidade da igreja, nossos pregadores devem ter em mente que o público precisa estar com eles em suas falas. Isso não é não crer no poder do Espírito Santo, mas entender que o momento exige interação, comunhão como os ouvintes.
A resposta correta é: Uma palestra de alto nível, eficaz para a igreja, é aquela que leva as pessoas junto com o pregador. Uma viagem por seu raciocínio e conceitos..
Parte inferior do formulário
1. Exercício de fixação Unid.I - 04
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:36
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:38
	TEMPO EMPREGADO
	2 minutos 5 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme se viu acima, uma teoriateológica da comunicação consiste na reflexão sobre se comunicar de maneira justa, equitativa e libertadora. Isso está diretamente relacionado ao conceito bíblico de koinonia, que significa viver em comunhão. Seu sentido, então, é:
Escolha uma:
a. A koinonia tem a ver com viver em comunhão, mas comunhão só é possível entre iguais.
b. A koinonia é a qualidade daquilo que é comum a pessoas diferentes, ou seja, mesmo diferentes, as pessoas partilham algo comum a todos, no caso, o evangelho. 
c. A koinonia com o diferente é tolerância, não vida em comum. Portanto, a igreja é o lugar de iguais.
d. A koinonia é o viver comunitariamente na igreja. No que tange a comunicação, estar em koinonia não influencia em nada.
e. A koinonia na igreja é uma utopia que deveria ser superada, principalmente no que tange a pregação da palavra, pois são coisas não relacionáveis.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação: Como foi exposto neste tópico, uma teoria teológica da comunicação consiste na reflexão sobre se comunicar de maneira justa, equitativa e libertadora. Isso está diretamente relacionado à koinonia, a vida em comunidade. Todavia, viver em comunidade não é viver entre iguais, pois ninguém é igual a ninguém, principalmente na igreja, onde, em tese, teriam pessoas “de todas as tribos, povos e raças”. Viver em comunidade é partilhar algo em comum, algo que está além das diferenças, algo que une. A comunicação na igreja, precisa ter este objetivo.
A resposta correta é: A koinonia é a qualidade daquilo que é comum a pessoas diferentes, ou seja, mesmo diferentes, as pessoas partilham algo comum a todos, no caso, o evangelho..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de aplicação Unid. - 06
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:42
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:42
	TEMPO EMPREGADO
	18 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pensando nos obstáculos à comunicação ligados à personalidade, em quais deles você encaixaria, respectivamente, as situações de comunicadores que (1) afirmam que o uso de bíblias nos celulares provoca desapego à Palavra de Deus e (2) exemplifica o conteúdo da mensagem utilizando suas histórias e sucessos pessoais?
Escolha uma:
a. (1) Fake-news e (2) tendências à complicação
b. (1) Fake-news e (2) ensimesmamento
c. (1) Avaliações congeladas e (2) Fake-news
d. (1) Avaliações congeladas e (2) ensimesmamento 
e. (1) Tendências à complicação e (2) avaliações congeladas.
Feedback
Sua resposta está correta.
REAÇÃO:
A bíblia impressa foi uma conquista tecnológica da invenção da imprensa por Gutemberg. A partir daí a bíblia foi paulatinamente chegando ao povo com o uso da linguagem vernacular. A tecnologia digital foi capaz de oferecer o acesso à bíblia em smartphones, algo que se incorporou à rotina da grande maioria da população. Em um aparelho celular é possível uma pessoa possuir várias versões da bíblia, inclusive dicionários e outros recursos. Este é apenas um exemplo de como a tecnologia não é má em si, porém, alguns comunicadores podem fazer uma avaliação congelada no tempo, permanecendo agarrados a tradições do passado e criando um obstáculo à comunicação. Outro obstáculo é o esimesmamento ou a expressão do narcisismo, em que comunicadores consideram mais importante a promoção de si mesmos do que a mensagem. Eles se tornam o centro daquilo que querem comunicar e que, principalmente, em comunidades que possuem uma relação mais estreita com aquele que comunica, este problema se torna mais perceptível, pois conhecem as suas limitações e falhas pessoais.
A resposta correta é: (1) Avaliações congeladas e (2) ensimesmamento.
Parte inferior do formulário
1. Exercícios de fixação Unid. - 07
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:43
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:45
	TEMPO EMPREGADO
	1 minuto 19 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Como se vê neste tópico, existem diversos obstáculos à linguagem. Um deles, a chamada polarização, vem sendo um grande problema na sociedade brasileira atual, principalmente por causa da polarização política.
Escolha dentre as alternativas abaixo a que conceitua corretamente polarização.
Escolha uma:
a. A polarização só existe no que diz respeito à política. No âmbito da igreja é uma palavra sem sentido.
b. A polarização não deve existir dentro da igreja, pois é uma comunidade de iguais.
c. Polarização é divergir em opiniões, mas isso não é um problema, pois as pessoas são diferentes mesmo.
d. A polarização consiste nos extremos opostos, ou seja, a maior distância possível na compreensão de fatos, no pensamento sobre o mundo etc., o que leva a não comunhão. 
e. Polarização é o mesmo que dicotomia, que significa estar do mesmo lado.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação:
Apesar de polarização ser um conceito amplo, em sua base está a dicotomia, ou seja, lados opostos. Na política isso vem sendo muito presente nos dias de hoje, a chamada briga entre esquerda e direita.
Na igreja isso também existe e em muito se associa com as questões políticas, pois as pessoas rotulam a esquerda à flexibilidade nos costumes e a teologia liberal e a direita ao conservadorismo. Todavia, essas classificações costumam ser grandes confusões, não a realidade.
O importante é saber que nossas igrejas estão permeadas por essas discussões polarizadas, o que exige da liderança, no púlpito ou não, uma comunicação conciliatória, lembrando aquilo que é comum a todos, Jesus.
A resposta correta é: A polarização consiste nos extremos opostos, ou seja, a maior distância possível na compreensão de fatos, no pensamento sobre o mundo etc., o que leva a não comunhão..
Parte inferior do formulário
1. Exercício de aplicação Unid. - 08
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:47
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:47
	TEMPO EMPREGADO
	29 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Pensando na multiplicidade de pessoas que compõe uma igreja ou um auditório e no fato de você ter a incumbência de comunicar-lhes conteúdos que poderão transformar suas vidas, como você entende que poderia alcançá-las com conteúdo que traga crescimento para vida delas? Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Como nem sempre é possível conhecer a plateia, o comunicador precisa conhecer seu estilo e utilizar as ferramentas da boa comunicação para atingir seu público. 
b. Buscando perceber/discernir qual é o público majoritário e focando sua comunicação 100% neles.
c. Comunicar o texto é o que importa, sempre haverá pessoas que ouvirão e colocarão em prática e aquelas que ouvirão e descartarão sua fala.
d. Comunicar com amor é o que importa, isso não tem nada a ver com atrair a atenção das pessoas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação :
Comunicar é uma arte, principalmente porque você sempre se comunica com alguém. Como o público é diverso, é importante ter em mente esta diversidade e tentar alcançar o ouvinte com criatividade. Isso exige conhecimento do próprio estilo e a compreensão, pelo menos geral, do público para quem se fala.
A resposta correta é: Como nem sempre é possível conhecer a plateia, o comunicador precisa conhecer seu estilo e utilizar as ferramentas da boa comunicação para atingir seu público..
Parte inferior do formulário
1. Exercício de fixação Unid. - 09
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:50
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:50
	TEMPO EMPREGADO
	27 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximode 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nesta unidade, encontramos informações valiosas referências às qualidades que um comunicador de excelência deve possuir. Abaixo há uma lista de qualidades, verdadeiras ou não em relação ao conteúdo estudado. Leia-as e depois escolha a alternativa que corretamente lista somente as verdadeiras:
1. Dependência, do Espírito Santo e naturalidade.
2. Memória, habilidade, inspiração, voz e expressão corporal.
3. Criatividade, entusiasmos, determinação e vocabulário.
4. Observação, teatralização, síntese e conhecimento.
5. Articulação lógica de ideias e coerência com as práticas de vida.
Qual alternativa lista somente as qualidades verdadeiras do comunicador relacionado ao conteúdo estudado?
Escolha uma:
a. Alternativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
b. Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
c. Alternativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
d. Alternativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
e. Alternativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação:
Apenas a alternativa que contém as qualidades 1, 2, 3 e 4 deve ser assinalada. A qualidade número 5 certamente é verdadeira se formos pensar em comunicadores cristãos, pois mostra a autenticidade que se deve ter entre fala e prática (o que se espera de qualquer pessoa, quanto mais de um comunicador do evangelho). Entretanto todos conhecemos exemplos de ótimos comunicadores dos quais não sabemos nada sobre as práticas de vida, as quais, às vezes, não condizem com sua fala.
A resposta correta é: Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. .
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de fixação Unid. - 09
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 14:50
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 14:50
	TEMPO EMPREGADO
	27 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Nesta unidade, encontramos informações valiosas referências às qualidades que um comunicador de excelência deve possuir. Abaixo há uma lista de qualidades, verdadeiras ou não em relação ao conteúdo estudado. Leia-as e depois escolha a alternativa que corretamente lista somente as verdadeiras:
1. Dependência, do Espírito Santo e naturalidade.
2. Memória, habilidade, inspiração, voz e expressão corporal.
3. Criatividade, entusiasmos, determinação e vocabulário.
4. Observação, teatralização, síntese e conhecimento.
5. Articulação lógica de ideias e coerência com as práticas de vida.
Qual alternativa lista somente as qualidades verdadeiras do comunicador relacionado ao conteúdo estudado?
Escolha uma:
a. Alternativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
b. Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. 
c. Alternativas 1, 2, 4 e 5 são verdadeiras.
d. Alternativas 1, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
e. Alternativas 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação:
Apenas a alternativa que contém as qualidades 1, 2, 3 e 4 deve ser assinalada. A qualidade número 5 certamente é verdadeira se formos pensar em comunicadores cristãos, pois mostra a autenticidade que se deve ter entre fala e prática (o que se espera de qualquer pessoa, quanto mais de um comunicador do evangelho). Entretanto todos conhecemos exemplos de ótimos comunicadores dos quais não sabemos nada sobre as práticas de vida, as quais, às vezes, não condizem com sua fala.
A resposta correta é: Alternativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. .
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 15:26
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 15:52
	TEMPO EMPREGADO
	26 minutos 53 segundos
	AVALIAR
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Qual é sua maior referência em termos de comunicação? Com base nos conteúdos e no senso crítico referente a comunicação que você adquiriu, faça dois apontamentos, um positivo e um que pode ser melhorado na forma como a pessoa na qual você se espelha comunica.
COMO JA DISSE ANTERIORMENTE , EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE COMUNICAÇÃO PARA TRANSMITIR E RECEBER UMA MENSAGEM, MAS NEM SEMPRE ELA É ENTENDIDA , ISSO DEPENDE DO REMETENTE E DO DESTINATÁRIO, NEM SEMPRE ENTENDEMOS AQUILO QUE O EMISSOR QUER DISER, MAS COM UMA BOA HOMILÉTICA, HERMENEUTICA , PODEMOS ENTENDER MELHOR, ACREDITO QUE EXISTEM TIPOS DE RUIDOS E OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM DE UMA MENSAGEM SER ENTENDIDA, MAS SE TIVERMOS UM BOM SENSO, ASSERTIVIDADE , MATURIDADE , EMPATIA, PODEMOS ENTENDER MELHOR UMA MENSAGEM, ISSO É UMA BOA COMUNICAÇÃO.
Feedback
REAÇÃO:
O objetivo desse exercício é incentivá-lo a refletir criticamente sobre a comunicação, por vezes temos pregadores ou comunicadores de outras áreas como referências e procuramos imitá-los, o problema é que imitamos suas qualidades positivas e negativas quando comunicamos. O ideal é que você busque desenvolver sua identidade enquanto indivíduo que comunica.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de reflexão Unid.III - 11
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 15:58
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:04
	TEMPO EMPREGADO
	6 minutos 10 segundos
	AVALIAR
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Com base no vídeo sobre as fases de Steve Jobs como um comunicador e na introdução que a unidade III apresenta, reflita sobre o quão importante ao comunicador(a) é estar atualizado(a) acerca das possibilidades de comunicação e as relações entre contexto e ouvintes. Da mesma maneira relacione com o contexto eclesial, você acredita que as maneiras de comunicar a palavra de Deus necessitam de atualizações?
COM CERTEZA QUALQUER TIPO DE COMUNICAÇÃO PRECISA ESTAR ATUALIZADO, O COMUNICADOR PRECISA ESTUDAR, ESTAR ATENTO AOS ACONTECIMENTOS EM GERAL , PRECISA ESTAR ATUALIZADO EM TODO TIPO DE INFORMAÇÃO , PRECISA SABER SOBRE STATUS E ESTATISTICAS ATUALIZADAS SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS, PRECISA ESTUDAR HERMENEUTICA, HOMILÉTICA E OUTROS PARA SABER INTERPRETAR E PASSAR UMA MENSAGEM CONCRETA, VERDADEIRA, EXPLICADA, POIS NEM TODO TIPO DE PÚBLICO SÃO IGUAIS, O PUBLICO TAMBEM ATUALIZA.
Feedback
REAÇÃO:
Na primeira entrevista de Steve Jobs na TV, na década de 1970, você o verá nervoso, rígido e agarrado ao púlpito, lendo suas anotações. Com o passar dos anos, treino e prática, ele se tornou famoso pela criatividade e, por outro lado, por ensaiar várias semanas para suas apresentações. É possível ver nos comunicadores de nossas igrejas e comunidades de fé que já há um interesse maior com as técnicas de comunicação. Parece óbvia a necessidade de uma atualização, pois os contextos mudam e o público alvo é muito variado, fatores que exigem uma atenção especial ao tema.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de aplicação Unid.III - 12
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:05
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:06
	TEMPO EMPREGADO
	1 minuto 2 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A partir do conteúdo apresentado acima, assinale a alternativa que melhor reponde a pergunta: Como sua igreja e as igrejas brasileiras, poderiam se comunicar melhor com as diferentes gerações?
Escolha uma:
a. Melhorando a maneira de comunicar a palavra de Deus aos mais idosos, pois, apesar da idade, eles são muito importantes para o futuro da igreja brasileira, uma vez que é grande o desinteresse dos jovens com as questões relacionadas à religião e à fé.
b. Buscando atualizar-se em função das demandas dos jovens e suas formas de se comunicar, digital e pessoalmente. Da mesma maneira uma inclusão maior das mulheres nas lideranças e comocomunicadoras já que elas, segundo o senso de 2010, são maioria em nossas comunidades de fé. 
c. Buscando atualizar-se com foco somente nas novas tecnologias, transformando a igreja em um espaço virtual, para expandir as relações digitais. A ênfase de estar nos jovens e as outras gerações devem ser obrigadas a atualizarem-se quanto a estas novas tecnologias.
d. Buscar algum tipo de atualização é perda de tempo, pois o mundo das redes sociais e da internet é muito volátil e muda o tempo todo. Portanto, o Corpo de Cristo deve focar em fazer bem o que já faz, uma vez que as interações pelas mídias digitais não são possíveis de serem acompanhadas.
e. Atualizar-se é importante, porém, o corpo de Cristo deve evitar as interações nas redes sociais, pois, este é um ambiente perigoso e de disseminação de mentiras. A comunicação deve permanecer seguindo a tradição de cada denominação.
Feedback
Sua resposta está correta.
REAÇÃO:
A igreja Brasileira, para não dizer mundial, constantemente é exigida a se atualizar em função das mudanças e transformações históricas e sociais. Sendo assim, faz-se necessária uma atenção aos jovens e adolescentes de nossas igrejas, uma vez que a eles pertence o futuro da igreja e há um perceptível desinteresse por parte deles sobre as questões de fé. Desta maneira, dar voz e atenção a este e outros grupos, como o das mulheres, tornou-se necessário para uma maior relevância da igreja em nossa sociedade e uma comunicação mais holística e eficaz.
A resposta correta é: Buscando atualizar-se em função das demandas dos jovens e suas formas de se comunicar, digital e pessoalmente. Da mesma maneira uma inclusão maior das mulheres nas lideranças e como comunicadoras já que elas, segundo o senso de 2010, são maioria em nossas comunidades de fé..
Parte inferior do formulário
1. Exercício de fixação Unid.III - 13
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:09
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:10
	TEMPO EMPREGADO
	47 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as 5 narrativas de Timothy Keller, assinale a alternativa cuja afirmação esteja INCORRETA:
Escolha uma:
a. A narrativa da sociedade é aquela ligada à maneira com que as pessoas se relacionam entre si e as transformações históricas relacionadas às prioridades da vida em sociedade. 
b. A narrativa da história é a que apresenta a ideia temporal estando nas mãos de Deus, sendo, assim, um contraponto à visão grega de uma história cíclica e sem uma finalidade. 
c. A narrativa da identidade serve para caracterizar a Deus e sua relação com a humanidade. Ela ocorre através de sua revelação bíblica.  
d. A narrativa da racionalidade se concentra em afirmar e explicar as questões existenciais de maneira mais completa e assertiva. Um exemplo é a afirmação cristã acerta da criação.
e. A narrativa da moralidade ou justiça procura determinar as questões morais para a sociedade, porém, sem necessariamente seguir o conteúdo expresso nas Escrituras, que é e principal referência moral para os cristãos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
REAÇÃO:
A alternativa “C” é a que está INCORRETA por apresentar a narrativa da identidade como caracterização de Deus. Segundo Keller, essa narrativa se restringe a observar a ser humano por si só, como este entende sua própria identidade a partir da cultura e história. Tal observância não traz à tona as características de Deus e como ele se relaciona com a humanidade por meio da revelação bíblica.
As respostas corretas são: A narrativa da história é a que apresenta a ideia temporal estando nas mãos de Deus, sendo, assim, um contraponto à visão grega de uma história cíclica e sem uma finalidade. , A narrativa da identidade serve para caracterizar a Deus e sua relação com a humanidade. Ela ocorre através de sua revelação bíblica. 
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de aplicação Unid.III - 14
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:13
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:13
	TEMPO EMPREGADO
	29 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com base nas relações entre mídia, informação e receptor, assinale a alternativa que melhor compreende as atitudes que deveriam ser tomadas por sua igreja e demais comunidades de fé:
Escolha uma:
a. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. Porém, não é necessário que as igrejas percebam e entendam os processos entre mídia e informação. Somente passem a reproduzir o que fazem presencialmente nos púlpitos, nas plataformas digitais. 
b. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio e isto por conta de as redes sociais serem usadas para repassar e propagar tanto ódio e violência entre as pessoas. Sendo o amor a “bandeira” cristã, estaríamos diante de um contraste não desejado.
c. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de repúdio. As redes sociais são usadas para veicular muitas informações falsas (Fake News) e vincular as igrejas a locais que são tomados por este tipo de conteúdo, mancharia os seus nomes.  
d. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização, migrando todas as formas de interação da igreja com seus fiéis para as plataformas digitais e extinguindo, assim, as interações presenciais, já que estas em breve se tornarão obsoletas.
e. A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. As igrejas devem perceber e entender os processos e passar a comunicar-se mais com o público que lhe é possível por meio destas redes de contato via internet. 
Feedback
Sua resposta está correta.
REAÇÃO:
Em relações às transformações sociais que as mídias e redes sociais trouxeram à vida contemporânea, parece quase que óbvia a necessidade de uma atualização por parte de todos, não só das igrejas e comunidades de fé. Mas cabe, em especial às igrejas, o entendimento dos processos e da relação entre mídia, informação e entretenimento. Assim, podendo ela, a igreja, deve posicionar-se e comunicar de maneira eficaz e relevante a seu púbico e àqueles que deseja atingir.
A resposta correta é: A atitude diante das transformações culturais e sociais em relação as mídias deve ser a de atualização. As igrejas devem perceber e entender os processos e passar a comunicar-se mais com o público que lhe é possível por meio destas redes de contato via internet..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:16
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:16
	TEMPO EMPREGADO
	20 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Como visto, a introdução é um momento crucial para o sucesso de uma palestra, pois é nele que o comunicador deve alcançar a benevolência, docilidade e atenção do público, conforme Cícero.
Com isso em mente, escolha a alternativa correta sobre a construção de uma boa introdução:
Escolha uma:
a. Uma boa introdução nem sempre é necessária, principalmente em palestras mais longas, pois o público vai prestando atenção ao logo da mensagem.
b. Uma boa introdução deve se preocupar em apresentar o conteúdo logo de cara para a plateia, mesmo que se trate de opiniões polêmicas.
c. Uma boa introdução deve estabelecer contato entre o palestrante e o público, pois a primeira impressão é a que fica. 
d. Uma boa introdução só é essencial em paletras fora da igreja, afinal, a comunicação da palavra não exige detalhes do mundo de fora.e. Uma boa introdução requer noções artísticas do palestrante, pois ele precisa se mostrar superior, forte o suficiente para ocupar a posição de quem fala, sem necessariamente estabelecer comunhão com o público.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação
Conforme visto no texto deste tópico, uma boa introdução é fundamental para o sucesso de uma boa palestra, de um bom sermão, pois é fato que a primeira impressão é a que fica, apesar de poder ser mudada em muitos casos. Com uma introdução bem feita, o palestrante ganhará a atenção do público, podendo adentrar a assuntos mais polêmicos ou mais difíceis, já que terá estabelecido uma conexão com as pessoas que o ouvem.
A resposta correta é: Uma boa introdução deve estabelecer contato entre o palestrante e o público, pois a primeira impressão é a que fica..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:40
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:40
	TEMPO EMPREGADO
	21 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O desenvolvimento é o corpo da mensagem. É nele que o comunicador expõe suas argumentações, com criatividade e versatilidade para fazê-lo por meio de ilustrações, citações, refutações etc.
A este respeito, leia as assertivas abaixo, depois escolha a alternativa que contém as opções corretas para a construção de um bom desenvolvimento:
I. O desenvolvimento é o momento de apresentação das ideias, de forma lógica e clara, sem se focar em aspectos emocionais, uma vez que o importante é a racionalidade das pessoas.
II. O desenvolvimento é o momento de uso da versatilidade. Nele o comunicador deve utilizar todos os elementos possíveis para persuadir seu público: ilustrações, citações, refutações, apelo às emoções etc. Todos os elementos são importantes, pois pessoas diferentes são alcançadas de formas diferentes.
III. O desenvolvimento é o momento de comprovar, argumentar sobre o que se disse na introdução. Assim, se a introdução foi emocional, o desenvolvimento também deve ser. Se foi racional, o desenvolvimento segue da mesma forma. Assim se mantém a uniformidade.
Qual alternativa contém as opções corretas sobre o desenvolvimento?
Escolha uma:
a. Somente a opção I está correta.
b. Somente a opção II está correta. 
c. Somente a opção III está correta.
d. As opções II e III estão corretas
e. Todas as opções estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação
O desenvolvimento é o momento da argumentação e do convencimento. Nele, todos os recursos são possíveis, desde que sejam usados com sabedoria e de forma ética. Assim, o comunicador pode usar mídias, ilustrações diversas, apresentar exemplos pessoais, testemunhos de outras pessoas (com autorização, sem expor a comunidade), dentre outras coisas. O importante é conseguir pavimentar um caminho argumentativo eficaz, afinal, o público está ali para ouvir e, teoricamente, seguir as palavras do comunicador.
A resposta correta é: Somente a opção II está correta..
Parte inferior do formulário
1. Exercício de aplicação Unid.IV - 19
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:41
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:42
	TEMPO EMPREGADO
	28 segundos
	NOTAS
	1,00/1,00
	AVALIAR
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Um dos pontos centrais de uma mensagem é a aplicação, ela consiste no trabalho de conectar o texto e a mensagem à situação e necessidade do ouvinte. É necessário que ela percorra consistentemente a totalidade de uma comunicação, alertando o ouvinte para a vida prática.
Com esta definição em mente, a mensagem NÃO obtém êxito em sua aplicabilidade, quando:
I. Depende somente do ouvinte, logo, não dependendo da mensagem ou do comunicador.
II. A palavra nunca volta vazia, logo, a mensagem sempre terá sucesso ao ser comuincada.
III. Conclama à mudança na forma de agir e pensar das pessoas com foco apenas na convivência na igreja.
IV. As palavras ficam no mundo conceitual, abstrato e fora de contexto.
Marque a alternativa que contém as opções corretas que completam a ideia da mensagem que NÃO obtém êxito na aplicabilidade
Escolha uma:
a. Somenta as opções I e II esstão corretas.
b. Somenta as opções II e III esstão corretas.
c. Somenta as opções I e III esstão corretas.
d. Somenta as opções II e IV esstão corretas
e. Somente III e IV estão corretas. 
Feedback
Sua resposta está correta.
Reação
É complicado falar em êxito quanto o assunto é a comunicação da palavra de Deus. De certa forma, a palavra sempre é lançada, precisamos crer nisso. Todavia, olhando os aspectos técnicos, a aplicação depende da intenção do pregador na construção de sua mensagem, pois todos os tipos de comunicação devem ser aplicados de alguma forma, mesmo aqueles que parecerem apenas conceituais, afinal, nós agimos a partir daquilo que cremos e pensamos, ou seja, os conceitos e as doutrinas devem influenciar a nossa vida prática.
A resposta correta é: Somente III e IV estão corretas..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
1. Exercício de reflexão Unid.IV - 20
Comunicação e Homilética (GO1020)
	INICIADO EM
	terça, 20 Out 2020, 16:42
	ESTADO
	Finalizada
	CONCLUÍDA EM
	terça, 20 Out 2020, 16:54
	TEMPO EMPREGADO
	11 minutos 25 segundos
	AVALIAR
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A partir do exposto nesta unidade, reflita sobre as mensagens que você tem ouvido em sua igreja ou nas igrejas de maneira geral. Todavia, não reflita sobre a teologia, mas foque sua atenção no aspecto técnico da construção da mensagem. A intenção é que você observe a qualidade técnica, não para um juízo de valor condenatório, mas para aprender com os erros e acertos daqueles que, provavelmente têm mais experiência. Para guiar a sua análise, lembre-se dos elementos listados no tópico sobre a avaliação da mensagem, bem como de todo o conteúdo desta disciplina.
Linguagem é todo sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos.
Quando se fala em texto ou linguagem, normalmente se pensa em texto e linguagem verbais, ou seja, naquela capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras (verbum, em latim).
Mas, além dessa, há outras formas de linguagem, como a pintura, a mímica, a dança, a música e outras mais. Com efeito, por meio dessas atividades, o homem também representa o mundo, exprime seu pensamento, comunica-se e influencia os outros. Tanto a linguagem verbal quanto à linguagem não-verbal expressam sentidos e, para isso, utilizam-se de signos, com a diferença de que, na primeira, os signos são constituídos dos sons da língua (por exemplo, mesa, fada, árvore), ao passo que nas outras exploram-se outros signos,como as formas, a cor, os gestos, os sons musicais, etc.
Em todos os tipos de linguagem, os signos são combinados entre si, de acordo com certas leis, obedecendo a mecanismos de organização.
Feedback
Reação :
Nas igrejas brasileiras são encontrados os mais variados tipos de comunicação: expositivas, temáticas, a partir de um único versículo, às vezes usado como pretexto, dentre outros. Quanto à divisão, o famoso “sermão de três pontos” ainda é frequente, principalmente nas igrejas históricas, mas a “liberdade” na comnicação é cada dia mais comum, pois a intenção é influenciar e trazer o povo, não necessariamente seguir regras rígidas.
Aí surge um questionamento, até onde prender a atenção do público é comunicar com eficácia, pois muitos falam bem, mas a mensagem não acompanha as pessoas após a sua saída da igreja para a vida.
Olhando para a técnica, muitas mensagens parecem não ter início, meio e fim. Outros divagam, apresentando textos soltos. Outros, focam completamente a emoção,deixando a exposição, a argumentação em segundo plano. Mas algo é fato, a criatividade é vista nos mais variados lugares, apesar de que há uma uniformização no jeito de se comunicar, pois as pequenas e médias igrejas tendem a copiar as mega-igrejas, crendo que a cópia trará sucesso.
Por fim, quanto aos elementos da análise de uma mensagem expostos acima, pode-se dizer que o efeito emocional é alcançado muitas vezes, mas nem sempre há um caminho lógico na mensagem. Entretanto fica uma observação/questionamento: as pessoas querem se emocionar e ouvir o que as agrada ou refletir, pensar e praticar a Palavra de Deus?
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina