Buscar

Metabolismo e Digestão de Proteínas

Prévia do material em texto

Fundamentos de bioquímica
Data: 21/10/2020
Prof. Taise Anunciação
Suzane Cerqueira
Conteúdo digital 2
1) Diferencie catabolismo e anabolismo. Dê exemplos de vias catabólicas e anabólicas.
Anabolismo vias envolvidas na síntese de macromoléculas, processo que ocorre com gasto de energia e um processo divergente. Geram um número enorme de macromoléculas. Glicogênese e gliconeogênese.
Catabolismo são as vias envolvidas na degradação de macromoléculas, processo convergente que libera energia para o meio na forma de ATP. Glicólise e oxidação de ácidos graxos
2) Com relação ao metabolismo, escolha Verdadeiro ou Falso:
a) O metabolismo é regulado por hormônios, e o catabolismo e anabolismo de macromoléculas como glicogênio não ocorrem simultaneamente. Verdadeiro
b) O catabolismo é um processo que gera energia durante seu processo, que é armazenada na forma de ATP. Verdadeiro
c ) O catabolismo é caracterizado por ser divergente. Falso 
d ) O anabolismo se refere à degradação de macromoléculas em moléculas simples ricas em energia. Falso
e ) Todas as vias metabólicas são lineares e possuem enzimas marcapasso. Falso
3) Explique a digestão e absorção de proteínas. Explique o porquê de a insulina não poder ser administrada por via oral em um paciente.
Proteínas são macromoléculas, ao longo do processo de digestão, várias enzimas presentes no estômago e intestino quebram a molécula em aminoácidos, que são seus precursores. Os aminoácidos são absorvidos no intestino e vão para a corrente sanguínea. Após absorção, o organismo utilizará esses aminoácidos da dieta para síntese de suas próprias proteínas. Qualquer proteína consumida por via oral será quebrada em aminoácidos.
Insulina medicamento feita por via oral, ela perderá seu efeito de sinalização, para que tenha efeito como hormônio, ela deve ser administrada por via parenteral, para que caia na corrente sanguínea de forma inalterada e possa exercer seus efeitos.

Continue navegando