Buscar

EXERCICIO_SERV_PUBLICOS

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO SOBRE A LEI 8.112/1990
1-Antônio é médico do Corpo de Bombeiros Militar do Estado Beta e foi aprovado em concurso público para o cargo de médico civil junto a um determinado hospital da União, que é uma autarquia federal.
 
A partir do fato apresentado, acerca da acumulação de cargos públicos, Antônio pode trabalhar nas duas atividades? Justifique a sua resposta.
RESPOSTA:
Sim, porque o artigo 37, XVI permite três exceções na acumulação de cargos públicos, entre eles a acumulação de um cargo publico e um emprego público na área da saúde. Porém, somente na área da saúde a constituição permite ocupar um cargo militar e um cargo civil. Mas é importante que Antônio tenha compatibilidade no horário, com limite de 60 horas.
2- Catarina foi contratada, temporariamente, sem a realização de concurso público, para exercer o cargo de professora substituta em entidade autárquica federal, em decorrência do grande número de professores do quadro permanente em gozo de licença. A contratação foi objeto de prorrogação, de modo que Catarina permaneceu em exercício por mais três anos, período durante o qual recebeu muitos elogios. Em razão disso, alunos, pais e colegas de trabalho levaram à direção da autarquia o pedido de criação de um cargo em comissão de professora, para que Catarina fosse nomeada para ocupá-lo e continuasse a ali lecionar.
 
Avalie a situação hipotética apresentada e responda se é possível realizar a pretensão acima e justifique.
RESPOSTA:
Catarina não poderá ocupar um cargo de comissão, visto que a CF esclarece em seu art. 37, V, que para ser nomeado para exercer um cargo de comissão é preciso ocupar um cargo efetivo, ou seja, ter passado no concurso público e Catarina foi apenas contratada temporariamente.
 
3- Terezinha ocupava cargo efetivo na administração pública federal e, após quinze anos de serviço público, aposentou-se por invalidez. Dois anos após a aposentadoria, submeteu-se a junta médica oficial, a qual declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria, o que ocasionou o retorno de Terezinha ao serviço público.
Na situação hipotética apresentada, o instituto aplicado ao caso de Terezinha foi 
RESPOSTA:
Terezinha voltou ao serviço público por reversão, de acordo com a Lei 8112, art. 25, I por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria

Continue navegando